Sexta, 22 de fevereiro de 2019, 00:00 h - Atualizado em 22/02, 00:00 h

Bonna Beer, uma nova opção para apreciar!

Bonna Beer, um novo sabor para você.

Jorge Marcondes:Cerveja
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Olá pessoal, hoje estou aqui para falar um pouco da mais nova opção de cerveja que está chegando às lojas especializadas. Trata-se da Bonna Beer do meu amigo Lucas Bonancin.

 

Neste mês de fevereiro a cervejaria Bonna Beer lançou a sua primeira cerveja no mercado, sendo ela do estilo Best Bitter, uma cerveja com sabor amadeirado devido aos lúpulos ingleses Challenger e East Kent Goldings e um aroma de caramelo, amêndoas e toffe.

 

A Bonna Bitter é uma cerveja de baixa carbonatação, com 36 IBUs de amargor e com teor alcoólico de 4,3% que fazem do estilo uma cerveja saborosa e fácil de beber, ou seja, com altíssima drinkability!

 

O lançamento oficial foi dia 08 no Monde Hop no bairro Pinheirinho e a partir do dia 9 foi engatada em diversos bares de bares de Curitiba e Região, como:

Foto: Divulgação

A Bonna Beer já tem algumas medalhas para mostrar que não veio para brincar, mas que a preocupação com a qualidade dos seus produtos é questão primordial.

 

Em 2017,

Mais uma medalha , agora com a Rauchbier .... 1º Lugar no VI Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa organizado pela Acerva-Pr - Categoria Amadeiradas e Defumadas - Bonna Beer em parceria com a Covil. Em 2018 a Bonna Altbier foi premiada com medalha de ouro no VII Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa, no agrupamento dos estilos Amber e Brow Ales.

 

Vamos abordar um pouco as questões técnicas para vocês entenderem melhor o estilo:

A família das British Bitter (categoria 11. British Bitter no Guia BJCP) surgiu das English Pale Ales como um produto do barril no final dos anos 1800. O uso de malte Cristal Bitters tornou-se maciça após a Primeira Guerra Mundial. Tradicionalmente servida mais fresca e com baixa pressão (gravidade ou bomba manual) e a temperaturas de adega.

 

A maioria das versões em garrafa ou em kegs (barril de plástico), no Reino Unido, são produzidas para exportação, e na maioria das vezes são mais alcoólicas e mais carbonatadas que as versões de cask (barril de madeira) servidas nos pubs ingleses.

 

Existem diversas variações regionais de Bitters, que vão das mais escuras e doces, servidas quase sem espuma, até as mais claras, lupuladas e com espuma abundante.

 

 

 

O estilo 11B. Best Bitter no Guia BJCP apresenta as seguintes características para o estilo:

Impressão Geral: Uma cerveja Session (menos de 5% de teor alcoólico) cheia de sabor, e muito refrescante. Alguns exemplares comerciais podem estar mais balanceados para o malte (caramelo), mas isso não deve obscurecer a sensação geral de amargor.

 

Aroma: de baixo a moderado aroma de malte, muitas vezes (mas nem sempre) de baixo para médio-baixo perfil de caramelo. É comum uma complexidade de malte de pão, biscoito ou suave tostado. De leve a moderado aroma frutado. O aroma do lúpulo varia de moderado a nenhum, sendo ele tipicamente com caráter floral, terroso, resinoso e/ou frutado.

 

Aparência: de cor âmbar claro a cobre médio, com uma limpidez boa para brilhante. Espuma de baixa a moderada formação, com a cor indo do branco ao bege claro. Esta espuma pode ser baixa devido à sua baixa carbonatação.

 

Sabor: com amargor indo de médio a moderadamente alto, apresenta ésteres frutados de moderadamente baixos a moderadamente altos. Apresenta ainda, de moderado a baixo sabor de lúpulo, que normalmente se apresenta com caráter terroso, resinoso, frutado e/ou floral. O maltado vai de baixo a médio, apresentando um final seco. O perfil do malte é tipicamente de pão, biscoito ou um leve tostado. Já o sabor de toffee vai de baixo a moderado, mas ele é opcional. No balanço é muitas das vezes decididamente amargo, embora este amargor não deva sobrepor-se completamente aos sabores dos maltes, ésteres e lúpulos.

 

Sensação de Boca: o corpo vai de médio-baixo a médio, com baixa carbonatação, apesar de os exemplares engarrafados poderem ter uma carbonatação moderada.

 

Estatísticas Vitais:

OG:       1.040 – 1.048

FG:        1.008 – 1.012

IBUs:           25 – 40

SRM:            8 – 16

ABV:        3.8 – 4.6%

 

Exemplos Comerciais: Adnams SSB, Coniston Bluebird Bitter, Fuller's London Pride, Harvey’s Sussex Best Bitter, Shepherd Neame Master Brew Kentish Ale, Timothy Taylor Landlord, Young’s Special.

 

Para maioress informações, bonnabeer@gmail.com ou acessem as redes sociais da Bonna Beer: www.facebook.com/BonnaBeer/ e www.instagram.com/bonnabeer.

 

 

...



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Jorge Marcondes

Jorge Marcondes

Coluna Papo de Piá


Sabrina Matos

Sabrina Matos

Sabrina Matos




Mais lidas
Algumas novidades!

Algumas novidades!

Novidades da semana


Guitarrista Torcuato Mariano lança "Escola Brasileira"

Guitarrista Torcuato Mariano lança "Escola Brasileira"

Sexto álbum solo do instrumentista vai do samba-jazz à bossa nova e reúne convidados


DJ inglês Adam Shelton em Curitiba neste sábado (20)

DJ inglês Adam Shelton em Curitiba neste sábado (20)

Ingressos à venda para o show do DJ que é figura carimbada nas maiores festas do planeta


Arraiá no MON reúne grupos de forró, atividades gratuitas para as crianças,  gastronomia típica e 50 torneiras de chope

Arraiá no MON reúne grupos de forró, atividades gratuitas para as crianças, gastronomia típica e 50 torneiras de chope

O evento, que é considerado a maior festa julina da cidade, reunirá gastronomia para toda a família.


Janine Mathias abre show do Baco Exu do Blues em Curitiba

Janine Mathias abre show do Baco Exu do Blues em Curitiba

A cantora vai apresentar o show do álbum “Dendê”, lançado em 2018


Escola de idiomas de Pinhais promove minicurso de inglês.

Escola de idiomas de Pinhais promove minicurso de inglês.

O minicurso gratuito tera a duração de três dias, tendo dinamicas e varias atividades para divertir os alunos.




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)