Terça, 31 de outubro de 2017, 00:00 h - Atualizado em 06/04, 20:58 h

BRÓCOLIS E SAÚDE INTESTINAL

Os benefícios do vegetal se tornam cada dia mais conhecidos




Foto: Divulgação.

Para quem já  adotou o brócolis com frequência em suas refeições, mais uma boa notícia: o vegetal também pode ajudar a promover um intestino saudável.

 

As propriedades benéficas já são conhecidas de longa data: é um poderoso agente anticâncer, além de um fornecedor excelente de fibras, vitaminas e minerais, como o ferro. No entanto, os benefícios não param por aí. Em um recente estudo observou-se que, quando os ratos comiam brócolis em sua dieta regular, tornavam-se  mais capazes de tolerar problemas digestivos semelhantes aos sintomas de intestino irritável e colite, em comparação aos ratos que não eram colocados em uma dieta suplementada com brócolis. Os autores da pesquisa acrescentam ainda que outros vegetais, como couve de bruxelas e couve-flor, também podem ter propriedades de saúde intestinal semelhantes.

 

A saúde intestinal não se baseia apenas na adequada ingestão de nutrientes. Um intestino saudável é praticamente um ingresso para a saúde de muitos outros sistemas, incluindo o imunológico e o cardiovascular. Portanto, cuidar da saúde do intestino faz parte de um estilo de vida saudável e de caráter preventivo. Aparentemente, vegetais como o brócolis conseguem ativar um receptor intestinal envolvido no controle das toxinas ambientais. O brócolis, assim como as demais brássicas (couve, couve flor, couve de bruxelas e repolho, por exemplo) contém elementos que podem ajudar a regular esta função, mantendo o revestimento intestinal saudável, além de promover o crescimento adequado da flora bacteriana e prevenir doenças inflamatórias intestinais.

 

E o mais interessante é que drogas similares podem causar efeitos tóxicos, enquanto que os produtos da digestão e da absorção do brócolis e seus semelhantes não promovem este risco.

 

Em relação à quantidade experimentada, equivaleria ao consumo de três xícaras de brócolis ao dia. No caso da couve de bruxelas, ainda mais concentrada na substância protetora, cerca de uma xícara ao dia já seria suficiente para  os mesmos efeitos. Não se trata de uma quantidade pequena, mas também não é um consumo impossível, certo?

 

Sobretudo pelos ganhos, inestimáveis, em saúde.

 

 

Fonte: Troy D. Hubbard, Iain A. Murray, Robert G. Nichols, Kaitlyn Cassel, Michael Podolsky, Guray Kuzu, Yuan Tian, Phillip Smith, Mary J. Kennett, Andrew D. Patterson, Gary H. Perdew. Dietary broccoli impacts microbial community structure and attenuates chemically induced colitis in mice in an Ah receptor dependent mannerJournal of Functional Foods, 2017.

 

 


Autor:

59f794e23d11677010a828b0 profile original

Adriana Zadrozny

Nutricionista com ênfase em Nutrição e Qualidade de Vida. Trabalha com Nutrição Anticâncer. Mestre em Fisiologia Humana e professora universitária, é também a autora do livro SOBRE VIVER – assim aprendi com um câncer de mama (Editora Máquina de Escrever).



Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:


Colunista do dia
História&Talento

História&Talento

História e Talento


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Para o friozinho, bolo de Pinhão, com apenas 3 ingredientes

Para o friozinho, bolo de Pinhão, com apenas 3 ingredientes

Receita deliciosa e fácil de fazer. Experimente


"Han Solo – Uma História Star Wars" chega à Cinesystem com promoção especial

"Han Solo – Uma História Star Wars" chega à Cinesystem com promoção especial

Na compra do Combo Max Super ou o Max Duplo + R$9,90, cinéfilo pode levar para casa um copo exclusivo com a temática do filme


Artistas voluntários do Projeto Solyra ganham festa de 1 ano

Artistas voluntários do Projeto Solyra ganham festa de 1 ano

Com o apoio de diversos empresários, o Projeto Solyra ganhou uma festa em comemoração ao seu primeiro ano


Paralisação nacional dos caminhoneiros afeta coleta de lixo em SJP

Paralisação nacional dos caminhoneiros afeta coleta de lixo em SJP

Caminhões de coleta estão parados pois os caminhões caçamba não conseguem descarregar no aterro de Fazenda rio Grande


Inscrições abertas para o 1º Concurso de Quadrilhas Juninas de Pinhais

Inscrições abertas para o 1º Concurso de Quadrilhas Juninas de Pinhais

Interessados podem se inscrever até o dia 8 de junho. As coreografias podem apresentar características urbanas e atuais de dança desde que m


4 bandas, dois seletores e um novo festival

4 bandas, dois seletores e um novo festival

1º Panapaná promove shows de bandas de Teresina, Londrina e Curitiba a preço popular




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.