Segunda, 27 de maio de 2019, 00:00 h - Atualizado em 27/05, 00:00 h

Churrasco suíno

conheça os cinco melhores cortes

Central Press:Churrasco suíno
Autor: Central Press
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação

Ao contrário do que muitos imaginam, a carne suína é saudável e ainda conta com sabor único. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, a carne suína é a proteína mais consumida em todo o mundo, sendo o Brasil o quarto maior produtor e exportador do alimento: são produzidas aproximadamente 3,76 milhões de toneladas anualmente.

Esse tipo de carne, assim como as outras, pode ser grelhada, cozida e assada, com uma diferença: é mais saudável. Dependendo do corte, a carne suína chega a ter menos colesterol e gordura que o frango, por exemplo.

Uma das forma de degustar uma boa carne de suíno é no churrasco. Popular desde a década de 70, a prática é unanimemente uma paixão nacional, que reúne familiares e amigos em qualquer lugar. O churrasco com a carne de suíno ainda é menos comum entre os brasileiros, mas aos poucos está se tornando mais popular. A proteína é rica em fósforo, potássio, vitaminas B6 e B12, entre outros nutrientes. Pode-se afirmar que o aproveitamento da carne suína é de 100%. O segredo é escolher uma que seja certificada e que dê a garantia de que é de procedência, para não ter problemas.

Foto: Divulgação

Confira cinco cortes principais:

  1. Filé Mignon: macia e saborosa, essa parte é derivada do lombo suíno e pode ser encontrada em cortes como bife, medalhão e escalope - pedaço desossado. É possível encontrar a peça já preparada, como o Filé Mignon Suíno Temperado Alegra, feito com alho, cebola, alecrim, pimenta branca, páprica, salsa e cebolinha, pronto para o churrasco.
  2. Costela: quem resiste a uma saborosa costela? Essa peça é a que faz o maior sucesso entre os consumidores e é também a que contém mais gordura. O preparo exige atenção (e tempo) para manter a suculência, podendo ser marinada ou feita com diferentes temperos e assada em fogo lento.
  3. Lombo: também chamado de lombinho, esta peça é equivalente ao contra-filé bovino e é considerado um corte leve. Ele completa os pratos das refeições do dia a dia e, claro, é um corte que não pode faltar no churrasco do fim de semana. O preparado dessa parte da carne suína merece atenção: por ser mais delicado, é preciso ter cuidado para que não fique ressecado.
  4. Picanha: pode ser temperada de várias formas, conforme preferência. É uma das peças mais saborosas, chamada de sub-corte da alcatra. Também temperada com especiarias naturais, a Picanha Suína Temperada Alegra é uma opção prática para grelhar na churrasqueira.
  1. Maminha: retirada do pernil suíno, a maminha combina com vários pratos e acompanhamentos. Pode ser preparada como bife e grelhada na churrasqueira. Assim como a costela, contém grande quantidade de gordura, por isso, é suculenta, saborosa e macia. A dica é cortar em fatias sempre contra as fibras da carne.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Taís Cristina Araújo Nascimento

Obra prima

Obra prima

Itens de coleção são os grandes destaques de projeto com releitura de visual clássico


Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Espetáculos de gêneros variados acontecem no Guairão e Memorial de Curitiba recebe o projeto Palco Alternativo


Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Um dos maiores festivais de criatividade do Brasil será realizado entre os dias 03 e 10 de agosto, com dezenas de atividades e convidados de


Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Artista pernambucano é atração do projeto Brasis no Paiol no dia 11 de julho.


Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)