Segunda, 10 de junho de 2019, 00:00 h - Atualizado em 10/06, 00:00 h

Cinco dicas do que NÃO fazer no exame da OAB

Especialista dá dicas do que deve ser evitado durante o exame nacional da ordem dos advogados

Erika Lemes P+G Comunicação Integrada :OAB
Autor: Erika Lemes P+G Comunicação Integrada
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto:

empre vemos materiais com dicas do que fazer para passar em concursos, o que levar, como preencher o gabarito, como estudar, entre outros. Pensando em facilitar a vida dos candidatos, a professora Andressa Federizzi, da startup Kultivi (www.kultivi.com), maior plataforma brasileira de cursos online gratuitos, preparou uma lista com cinco dicas do que NÃO fazer durante a prova da OAB.

 

Além disso, para quem tem interesse em fazer o concurso, ou quem está procurando uma ajuda adicional, gratuita, e de livre acesso a qualquer hora do dia, a plataforma está preparada com um curso completo de 300 aulas para a primeira fase da OAB. Há ainda 50 aulas para a segunda fase de prática penal, e 80 para a prática cível.

 

Confira a seguir as dicas da professora Andressa Federizzi:

 

Estudar sem planejamento

 

Depois de publicado o edital, é importante ler com atenção, buscar saber o que é ou não permitido. Uma boa dica é buscar provas antigas e analisar os conteúdos cobrados, assim como a maneira em que foram abordados nas questões. É bom aproveitar esse momento para revisar os materiais que estudou durante a graduação, e fazer uma avaliação de seus conhecimentos sobre cada disciplina. “Um erro clássico de muitos candidatos é estudar sem conhecer a prova, é preciso ler e entender como funciona a avaliação para então começar os estudos”, explica Andressa Federizzi.

 

Priorizar os conceitos

 

Não basta somente saber os conceitos sem saber aplica-los na prática, porque na prova são apresentados casos, ou seja, é fundamental que o candidato saiba como se aplica a lei em diferentes situações. “Eu sempre falo isso, mas é essencial que o candidato estude os exames anteriores para entender como os temas jurídicos são cobrados”, ressalta a professora.

 

Estudar na véspera da prova

 

Passar a madrugada da véspera do exame pode ser fatal. A falta de repouso pode aumentar a ansiedade, e a capacidade de concentração durante a prova pode diminuir, então não ajuda em nada. “Uma revisão de tópicos importantes é sempre bem-vinda, mas reserve sua noite de sábado para descansar, porque o domingo será longo. Por mais importante que seja passar no concurso, não adianta estudar até o último minuto”, comenta Andressa Federizzi.

 

Não calcular o tempo para preencher o gabarito

 

A primeira fase da OAB tem a extensão de 5 horas, mas o que muitos candidatos esquecem de calcular é um tempo hábil para responder as 80 mais o preenchimento do gabarito. Não é incomum marcarem alternativas erradas por falta de atenção, porque restou pouco tempo ao final da prova. Caso haja confusão em alguma questão, deixe para o final, às vezes ao ler outras questões é possível achar a resposta para essa.

 

Não identificar a peça da 2ª fase corretamente

 

É muito importante prestar atenção ao nomear a peça processual. Em algumas situações, a identificação da peça pode ser feita de duas formas, e nesse caso a banca avaliará a sua peça. “Mas, não se engane, apresentar uma peça inadequada ou fundamentação jurídica incorreta como resposta ao caso relatado, pode zerar a nota. De novo, praticar o conteúdo baseado em exames anteriores faz a diferença na hora da prova”, completa a especialista.

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Tânia Jeferson

Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Aprenda inglês ouvindo música: esta é a proposta de curso no Solar do Rosario

Aprenda inglês ouvindo música: esta é a proposta de curso no Solar do Rosario

Que tal aprender um língua ouvindo música? Gramática e vocabulário da língua inglesa são ensinados de maneira simples e direta em curso do Solar do Rosário.


Celebremos Yule

Celebremos Yule

Saiba mais sobre o primeiro festival pagão a ser cristianizado


“Delírio” de Edson Bueno é celebrado em livro que será lançado dia 26

Como o empreendedor pode melhorar a comunicação?

Como o empreendedor pode melhorar a comunicação?

Confira dicas essenciais para melhorar a comunicação no ambiente dos negócios


Inovação na CASACOR Paraná: mecanismos elétricos para móveis garantem mais espaço por m²

Inovação na CASACOR Paraná: mecanismos elétricos para móveis garantem mais espaço por m²

A tecnologia dos atuadores lineares transforma espaços em ambientes multifuncionais e inteligentes


Veja 5 filmes para se divertir e aprender inglês com as crianças nessa

Veja 5 filmes para se divertir e aprender inglês com as crianças nessa

Aprender inglês e aguçar a criatividade vêm de bônus nesse momento do sofá e pipoca




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)