Segunda, 14 de maio de 2018, 09:41 h - Atualizado em 14/05, 09:45 h

Comunidade Católica Shalom completa 18 anos na Arquidiocese de Curitiba

Missa presidida por Dom Francisco Cota no centro de evangelização da Comunidade marcará a celebração de aniversário nesta terça-feira às 19h




Foto: Divulgação.

Grande Jubileu do Ano 2000. Na inauguração, o Papa João Paulo II abria a Porta Santa da Basílica de São Pedro. Nesse contexto, outra porta, além daquela no Vaticano, foi aberta: a da Arquidiocese de Curitiba, para acolher os primeiros missionários da Comunidade Católica Shalom em solo paranaense. Na terça-feira, 15 de maio, será celebrada Missa em ação de graças por esses 18 anos, presidida pelo bispo-auxiliar Dom Francisco Cota.

 

Nascida em Fortaleza em 9 de julho de 1982 aos pés de João Paulo II, que naquela ocasião inaugurava o X Congresso Eucarístico Nacional, a Comunidade chegou a Curitiba em 15 de maio de 2000. Veio a convite do arcebispo, à época, Dom Pedro Fedalto, com o desejo e a missão de dar a resposta que o homem do Terceiro Milênio tanto procura, mesmo inconscientemente: Deus é a felicidade.

 

Shalom significa paz. Foi essa a palavra que Cristo dirigiu aos seus discípulos, como está narrado no Evangelho. “Ao encontrar os discípulos no Cenáculo, Jesus Ressuscitado lhes diz: Paz a vós (Jo. 20,19), ou seja, Shalom! Em Jesus, esta saudação é uma real comunicação da Paz, isto é, de toda sorte de bênçãos espirituais e materiais, a felicidade perfeita que o Messias nos traz.” (Preâmbulo dos Estatutos da Comunidade).

 

Por meio de uma vocação firmada na profunda vida de oração, unidade e evangelização, a Comunidade testemunha essa verdade a serviço da Igreja. Cada um de seus membros é chamado a ser discípulo e ministro da Paz onde quer que esteja.

 

A Shalom é uma grande família de irmãos sacerdotes, solteiros, celibatários e casais, que vivem como Comunidade de Vida (partem de suas casas, renunciam à posse de bens e vivem inteiramente dedicados à missão) ou como Comunidade de Aliança (vivem o chamado à missão em meio às suas atividades familiares e profissionais). Está presentes em mais de 80 cidades no Brasil e em mais de 20 países. Com a aprovação definitiva de seus Estatutos em 2012 pelo Vaticano, recebeu da Santa Sé a confirmação de que sua vida e ação são um dom de Deus para a Igreja e o mundo.

 

Em Curitiba, mantém um Centro de Evangelização, onde funcionam livraria e café, realiza grupos de oração, retiros, atendimentos de oração e aconselhamento, e são celebradas Missas. A primazia da evangelização da Comunidade são os jovens, os mais atingidos pela cultura de morte e relativismo disseminada no mundo de hoje.

 

O trabalho de promoção humana da Shalom alcança pessoas em situação de vulnerabilidade social, menores infratores, pessoas enfermas, moradoras de rua e dependentes químicas. Realizamos também evangelização porta a porta e visitas a hospitais, como no Pequeno Príncipe e Erasto Gaerner.. Com o teatro, o canto e a dança, a Comunidade entra nos meios seculares e leva até as ruas essa expressão do amor de Deus.

 

A Comunidade Católica Shalom está de portas abertas para receber o povo de Curitiba e região. A visita, sem dúvida, será um presente no mês em que completa 18 anos.

 

Serviço

18 anos da Comunidade Católica Shalom em Curitiba

Missa em ação de graças celebrada por Dom Fancisco Cota

15.05.2018 às 19h30

Rua José Rietmeyer 366, Guabirotuba

41 3527-6670 | www.comshalom.org/curitiba

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.




Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:


Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Espetáculo faz homenagem à vida de Carmen Miranda

Espetáculo faz homenagem à vida de Carmen Miranda

“O que é que a Maria tem?” será apresentado nos dias 18 e 19 de maio, às 16h, no Teatro Sesi Portão, com ingressos a partir de R$ 10


Deixa o povo amar como e quem quiser

Deixa o povo amar como e quem quiser

Uma carta contra o preconceito


CASACOR Paraná promove festa de lançamento do Anuário 2018

CASACOR Paraná promove festa de lançamento do Anuário 2018

A edição de 2018 da CASACOR Paraná aborda o tema “Casa Viva”.


Com a chegada do frio, Agência do Trabalhador de SJP abre mais cedo

Com a chegada do frio, Agência do Trabalhador de SJP abre mais cedo

A medida, segundo do diretor da Agência do Trabalhador Vilson Marques, será adotada até o fim do inverno




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.