Sábado, 18 de novembro de 2017, 09:07 h - Atualizado em 18/11, 09:12 h

COP23

Reunião global sobre o clima

Autor: Redação
Foto: Divulgação.

COP23 é o nome informal da 23º Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A Convenção-Quadro foi adotada no Rio de Janeiro, durante a Rio 92, que marcou o início do primeiro esforço da comunidade global para combater os efeitos adversos da mudança do clima.

Anualmente, todas as partes que fazem parte da convenção reúnem-se para avaliar o progresso das políticas para reverter o aumento da temperatura global e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

Até 17 de novembro, negociadores de diversos países se reúnem em Bonn, na Alemanha, para a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP23) com o objetivo de discutir a implementação do Acordo de Paris e as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) para limitar o aumento da temperatura global do planeta.

Na programação, eventos paralelos mobilizarão representantes da sociedade civil e do setor privado, da academia e de organismos internacionais, para discutir políticas de desenvolvimento sustentável, com base no combate à mudança global do clima. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem da conferência, ao longo dos 12 dias de evento.

Desde 2014, o PNUD trabalha com os países para colaborar com a implementação das NDCs, que dialogam com o combate à mudança global do clima e com planos de desenvolvimento em contextos regionais específicos. Com a adoção do Acordo de Paris, a organização tem o compromisso de fortalecer a capacidade de ação de países e territórios na implementação de políticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e garantir que a temperatura global do planeta não suba mais do que 2º Celsius nos próximos anos.

Um ano depois da entrada em vigor do Acordo de Paris para o clima, a Conferência de Bonn, será uma oportunidade para os países demonstrarem sua ambição para a ação climática e sua determinação em manter suas promessas.

A conferência teve uma série de encontros e eventos, incluindo um segmento de alto nível em 15 e 16 de novembro, com a participação de chefes de Estado e de governo, ministros e do secretário-geral da ONU António Guterres.

Guterres convidou líderes a analisar seis áreas de alto impacto em uma cúpula especial do clima em 2016. Essas áreas são investimento em tecnologia limpa, consolidação da precificação de carbono, impulso à transição energética, mitigação de risco e construção de resiliência, aumentando a contribuição de atores sub-nacionais e empresariais e mobilizando o financiamento para o clima.

(https://nacoesunidas.org)

 

Para saber: o clima é nossa responsabilidade.

 

Marcos Silva colunista aos sábados -  email: Marcosgeovano@hotmail.com

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

Colunas anteriores também aqui: clique



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo




Mais lidas
Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Por isso apenas 15 a 20% dos pacientes são candidatos à cirurgia com potencial de cura.


Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical  “Um Cisco” estreia no Guairão

Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical “Um Cisco” estreia no Guairão

A trama se desenvolve numa estação de trem, onde a vida do médium é narrada desde os seus 4 anos de idade até a sua morte, aos 92 anos.


Banda Nenhum de Nós traz rock a Curitiba em pocket show gratuito

Banda Nenhum de Nós traz rock a Curitiba em pocket show gratuito

Apresentação do grupo, que tem mais de 30 anos de carreira, acontece no dia 17 de outubro, no Shopping Curitiba


3 livros que você precisa ler

3 livros que você precisa ler

Destaque da Semana


Pinhais recebe projeto de cinema gratuito  ‘Cinemóvel Carrefour’

Pinhais recebe projeto de cinema gratuito ‘Cinemóvel Carrefour’

O ‘Cinemóvel Carrefour’ exibirá, gratuitamente, filmes com a temática da alimentação para alunos de escolas municipais


Uma nova onda, muito seca!

Uma nova onda, muito seca!

Por Jorge Marcondes




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)