Sexta, 22 de fevereiro de 2019, 00:00 h - Atualizado em 22/02, 00:00 h

Crescimento orgânico e inorgânico – qual é o mais seguro para sua empresa

Especialista esclarece sobre o tema apresentando as principais vantagens dos dois modelos de crescimento

Daiana Barasa:Empreendedorismo
Autor: Daiana Barasa
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação (Google Imagem)

Ao abrir um negócio todo empreendedor almeja o sucesso e crescimento da empresa no mercado. O crescimento orgânico é o modelo de avanço mais comum, podemos dizer que é o formato tradicional de expandir a empresa por meio de estratégias internas e de um bom plano de negócios.

Para esclarecer algumas dúvidas o consultor de negócios, Adriano Nodari, fala sobre as vantagens do crescimento orgânico de uma empresa, como ele ocorre. Saiba também o que é o crescimento inorgânico, exemplos de empresas que seguem esse formato e como analisá-lo no mercado.

Vantagens do crescimento orgânico

O crescimento orgânico ocorre de forma gradativa e vai exigir habilidade do gestor e um planejamento alinhado aos objetivos do negócio. Esse modelo inicia-se através de práticas internas, não há necessidade de investimentos externos arriscados, como aquisições e dívidas.

O seu crescimento se dá de forma lenta ao compararmos com as empresas inorgânicas, porém é um avanço sólido e seguro. Um exemplo de negócio com crescimento orgânico é o Walmart.

O consultor empresarial ressalta que não existe um modelo mais adequado do que o outro. O ideal é que ambos os tipos de crescimento possam estar abertos como uma oportunidade de negócio.

“Tanto o modelo orgânico, como o inorgânico apresentam as suas vantagens no mercado. Temos de levar em conta o plano de negócios da empresa, objetivos e a partir disso avaliar se é vantagem permanecer num formato tradicional ou partir para disrupção”, pontua.

As principais vantagens do crescimento orgânico são:
1.      Diante dos bons resultados, ou seja, crescimento das operações, receitas e lucros, sinaliza que a empresa está com crescimento sólido e com foco no plano de negócios;

2.      Do ponto de vista de interesse por parte dos investidores, as empresas com crescimento orgânico sugerem maior segurança e estabilidade, pois permanece em crescimento, porém sem a necessidade de dívidas ou investimentos arriscados;

3.      O empresário que opta pelo crescimento orgânico e alcança bons resultados, não necessariamente vai realizar fusões ou se endividar comprando outras empresas, mas pode vender o seu negócio no futuro, se assim preferir;

De acordo com Nodari embora exista vantagens e desvantagens de ambos os lados é inevitável descartar a necessidade do crescimento orgânico em toda empresa.

“A partir do crescimento orgânico é que torna viável ou não partir para modelos mais disruptivos. O inorgânico, embora não seja centralizado numa única gestão, também vai exigir experiência e um plano de negócios flexível ao formato”, diz.

Desvantagens do crescimento orgânico para as empresas

Partimos do ponto em que todo crescimento é válido e positivo. No entanto, o crescimento orgânico pode apresentar algumas desvantagens, principalmente se o empresário quiser expandir sem barreiras além da concorrência e das limitações do fluxo de caixa da empresa.

Um dos maiores dilemas do ambiente empresarial é manter o fluxo de caixa positivo a ponto de arcar com todos os pagamentos e ainda utilizar de recursos para inovação – muitos deles vão exigir investimento financeiro.

“O crescimento orgânico é mais lento e possui algumas limitações que podem divergir se o objetivo do empresário for crescimento a curto ou médio, prazo, por exemplo”, explica o consultor.

O que é o crescimento inorgânico nas empresas?

Maiores chances de responder às expectativas do mercado e do consumidor, é uma frase que resume a ação das empresas que seguem o crescimento inorgânico, um bom exemplo é a Coca-Cola.

O objetivo das empresas que adotam o crescimento inorgânico é adquirir novas empresas através de aquisições com intuito de expandir os seus produtos e serviços a atender a um mercado maior.

Embora pareça muito interessante um formato que traz liberdade ao empresário, vai exigir um trabalho árduo dos gestores e controle máximo sobre as despesas ao integrar uma empresa à outra.

“O modelo de crescimento inorgânico requer muita experiência do empresário sobre novos investimentos. Não podemos esquecer de que o mercado é muito volátil. Altos investimentos no momento focados no interesse do público, pode em pouco tempo mudar totalmente”, alerta.

Vantagens do crescimento inorgânico:

1.      Maior possibilidade de expansão e adquirir novos mercados com foco no interesse do consumidor;

2.      Crescimento a curto ou médio prazo e linha de crédito fortalecida por unir duas empresas;

3.      A tendência acompanha as transformações geradas pela tecnologia no ambiente dos negócios e novos modelos de gestão disruptivos.

Mantenha o crescimento orgânico e inorgânico – Entenda a razão

O consultor empresarial explica que cada modelo de expansão se faz necessário para o negócio, a grande sacada é acioná-lo no momento oportuno e jamais abrir mão de um planejamento consolidado e análise de mercado.

“Não é vantagem, por exemplo, para o investidor apostar numa empresa que investiu em crescimento inorgânico e expansão de mercado se o crescimento interno e orgânico está em declínio, o que mascara problemas”, sinaliza.

Nodari reforça que o ideal é que ambos os formatos estejam muito bem estabelecidos para que tanto o crescimento orgânico como inorgânico possam ser representados positivamente frente ao mercado e aos possíveis investidores.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
História&Talento

História&Talento

História e Talento


Mhana Karim

Mhana Karim

Laricas da Mhana


Tânia Jeferson



Mais lidas
Curitiba terá dia especial de atendimento  aos microempreendedores individuais

Curitiba terá dia especial de atendimento aos microempreendedores individuais

Mutirão do MEI, nesta quinta-feira, contará com várias entidades para auxiliar os MEIs com orientações para melhorar negócios


Teatro de sombras conta história do cientista Albert Einstein no Museu Paranaense

Teatro de sombras conta história do cientista Albert Einstein no Museu Paranaense

Atração voltada ao público infantil inicia nesta terça-feira, dia 21 de maio, até 2 de junho. Entrada gratuita


Trio Paranaense traz acordes em violino, violoncelo e piano de obras clássicas no Guairinha

Trio Paranaense traz acordes em violino, violoncelo e piano de obras clássicas no Guairinha

Concerto camerístico dos músicos Winston Ramalho, Adriane Savytzky e Luiz Guilherme Pozzi apresenta composições de Rachmaninoff, Strauss e Brahms


Vitor Soltau apresenta o show Mundo da Lua

Vitor Soltau apresenta o show Mundo da Lua

Em parceria com o Sesi Cultura Paraná, o cantor conquista o palco do Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França


1ª Corrida e Caminhada do Independente São Joseense acontecerá em junho

1ª Corrida e Caminhada do Independente São Joseense acontecerá em junho

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoverá no mês de junho a 1ª Corrida e Caminhada do Independente São Joseense


Caminhada Internacional na Natureza contou com mais de 3000 caminhante

Caminhada Internacional na Natureza contou com mais de 3000 caminhante

Na manhã deste domingo (19), a 12ª edição da Caminhada na Natureza Circuito Caminho do Vinho, reuniu aproximadamente 3000 participantes.




Mais notícias desta categoria


Mulheres de Sucesso Araucária: Adriana Cecere Vaz

Mulheres de Sucesso Araucária: Adriana Cecere...

Destaque da Semana

Quinta, 16 de maio de 2019, 10:31 h


Clube Mulheres de Sucesso Paraná comemora 01 ano

Clube Mulheres de Sucesso Paraná comemora 01 ano

Destaque da Semana

Domingo, 05 de maio de 2019, 12:19 h

Clube Mulheres de Sucesso é lançado em Araucária

Clube Mulheres de Sucesso é lançado em Araucária

Destaque da Semana

Sexta, 19 de abril de 2019, 08:57 h

Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)