Sexta, 21 de dezembro de 2018, 14:49 h - Atualizado em 21/12, 14:55 h

Dados de final de ano

Veja algumas coisas importantes que aconteceram neste ano de 2018

Jorge Marcondes:De Bem com a Vida
Autor: Redação
Neipa
Neipa - Foto: Divulgação

Em ritmo de final de ano, eu gostaria de atualizar vocês quanto a algumas coisas importantes que aconteceram neste ano de 2018, que foi de muita luta para todos.

 

Com mais de 16968 mil rótulos, o setor de cerveja artesanal cresceu 23% entre janeiro e setembro e já projeta ultrapassar o marco de mil empresas em 2019, segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)*.

 

Um crescimento de aproximadamente 4 novas cervejarias por semana, ou 23% em 9 meses. E ainda, sem considerar as chamadas cervejarias ciganas, aquelas marcas que locam as instalações de outras cervejarias para a produção das suas cervejas.

 

Nos últimos cinco anos o mercado das artesanais avançou 130%, chegando a 835 negócios e aproximadamente 16968 mil produtos. Estes respondem por 1,5% do mercado nacional, sendo que em 2017 eram apenas 679 microcervejarias com um faturamento em torno de R$ 130 bilhões.

 

Já no que se refere ao número de fábricas, a região Sul lidera, com 369 plantas artesanais, seguido do Sudeste com 328. O Nordeste possui 61 unidades, a região Centro-Oeste tem 51, e no Norte são 26. Só o Rio Grande do Sul conta hoje com 179, primeiro lugar tanto em número de cervejarias quanto em densidade (63.294), que se refere à proporção de cervejarias por habitante.

 

São Paulo vem em segundo lugar com 144 cervejarias, Minas Gerais em terceiro com 112, seguido de Santa Catarina com 102, Paraná com 88, Rio de Janeiro com 56, Goiás com 25, Pernambuco com 18, Espírito Santo com 16 e o Mato Grosso com 12.

 

Este ainda é considerado um nicho do mercado, mas que já mostra um consumidor fiel. As pessoas já estão percebendo as diferenças entre as cervejas artesanais e as comerciais. Isso faz com que as pessoas procurem as experiências, os novos sabores.

 

Esta expansão deste mercado pode ser retratada através dos levantamentos de abertura de empresas, do quadro de medalhas e da multiplicação de festivais. Porém, através da análise da Mintel, uma instituição de pesquisa de negócios, o mercado das cervejas artesanais no Brasil é apontado como o segundo mais inovador do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, cujos dados, em 2017 acabou por conquistar 17% de todos os lançamentos de cervejas artesanais, enquanto o Brasil atingiu a marca de 9%.

 

Segundo Jonny Forsyth, diretor da Mintel Food & Drink, em declaração reproduzida pelo portal da Food Navigator**, assim como nos EUA nos anos 1980/90, o mercado brasileiro foi dominado por muitos anos e de maneira hegemônica, pelas grandes cervejarias, que apresentavam somente as suas American Light Lagers.

 

Este foi um dos principais motivos de hoje existir uma verdadeira obsessão pela inovação no mercado da cerveja artesanal, inclusive levando as grandes cervejarias comerciais a começam as aquisições e lançamentos de projetos diferenciados, tentando alcançar o público cada vez mais exigente e que deseja experiências.

 

Porém hoje ainda existe um grande espaço para cervejas leves e refrescantes, como os estilos ácidos, chamados de Sour Beers. As cervejarias artesanais observaram este fato, pois este ano no Festival Brasileiro da Cerveja, que é o maior evento de cerveja artesanal do país atualmente, uma grande parte dos 130 estandes de cervejarias possuía exemplares desse tipo. É também um estilo de cerveja muito criativo e marcado pela acidez, mas que pode ter a adição de frutas, madeiras, bem como apresentar maior ou menor complexidade.

 

Sem apresentar números específicos no Brasil, o estilo India Pale Ale (IPA) apresenta alto índice de amargor e muito aroma de lúpulo. Ele cresceu muito em popularidade nos últimos anos, chegando a conquistar a maior popularidade nos EUA, local no qual 28% do mercado de cervejas artesanais é deste estilo, segundo dados da associação dos cervejeiros artesanais dos EUA (da Brewers Association - BA), mercado que mais tem inovações.

 

As suas variações continuam até hoje a despontar mundo afora, sendo uma delas o estilo New England IPA, que apresenta exemplares menos amargos e mais aromáticos, que apareceram por aqui nos últimos dois anos, fazendo bastante sucesso. Em terras do Tio Sam possui um pouco mais de tempo, mas já ocupa impressionantes 1,2% do mercado de cervejas artesanais.

 

A última e mais recente novidade fica por conta do estilo Brut IPA, que apresenta baixo amargor, sendo super leve, refrescante e com um intenso aroma de lúpulo. É uma excelente pedida para o nosso verão que está se mostrando bastante quente.

 

Outro fator importante é que o consumidor está valorizando cada vez mais não só o produto, mas principalmente as ocasiões de consumo da cerveja artesanal, que também acontece em outros setores de consumo. As harmonizações da cerveja com pratos da culinária, as visitas às cervejarias, a proliferação dos festivais, o turismo cervejeiro inclusive de trem, refletem a cada dia o encantamento das pessoas por este delicioso mundo.

 

Mas, independente do que está acontecendo no mercado, o mais importante é que podemos sentir as mudanças no nosso paladar, ao provarmos inúmeros lançamentos e amostras cada vez melhores. As cervejarias melhoram a qualidade dos seus produtos e nós, consumidores, aproveitamos muito mais.

 

Cheers!!!

 

* file:///C:/Users/profj/Downloads/As%20Cervejas%20Continuam%20a%20Crescer%20(PDF).pdf;

** https://www.foodnavigator-latam.com/Article/2018/09/21/Brazil-ranked-number-2-most-innovative-craft-beer-market-Mintel

 

Este ainda é considerado um nicho do mercado, mas que já mostra um consumidor fiel. As pessoas já estão percebendo as diferenças entre as cervejas artesanais e as comerciais. Isso faz com que as pessoas procurem as experiências, os novos sabores.

 

Esta expansão deste mercado pode ser retratada através dos levantamentos de abertura de empresas, do quadro de medalhas e da multiplicação de festivais. Porém, através da análise da Mintel, uma instituição de pesquisa de negócios, o mercado das cervejas artesanais no Brasil é apontado como o segundo mais inovador do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, cujos dados, em 2017 acabou por conquistar 17% de todos os lançamentos de cervejas artesanais, enquanto o Brasil atingiu a marca de 9%.

 

Segundo Jonny Forsyth, diretor da Mintel Food & Drink, em declaração reproduzida pelo portal da Food Navigator**, assim como nos EUA nos anos 1980/90, o mercado brasileiro foi dominado por muitos anos e de maneira hegemônica, pelas grandes cervejarias, que apresentavam somente as suas American Light Lagers.

 

Este foi um dos principais motivos de hoje existir uma verdadeira obsessão pela inovação no mercado da cerveja artesanal, inclusive levando as grandes cervejarias comerciais a começam as aquisições e lançamentos de projetos diferenciados, tentando alcançar o público cada vez mais exigente e que deseja experiências.

 

Porém hoje ainda existe um grande espaço para cervejas leves e refrescantes, como os estilos ácidos, chamados de Sour Beers. As cervejarias artesanais observaram este fato, pois este ano no Festival Brasileiro da Cerveja, que é o maior evento de cerveja artesanal do país atualmente, uma grande parte dos 130 estandes de cervejarias possuía exemplares desse tipo. É também um estilo de cerveja muito criativo e marcado pela acidez, mas que pode ter a adição de frutas, madeiras, bem como apresentar maior ou menor complexidade.

 

Sem apresentar números específicos no Brasil, o estilo India Pale Ale (IPA) apresenta alto índice de amargor e muito aroma de lúpulo. Ele cresceu muito em popularidade nos últimos anos, chegando a conquistar a maior popularidade nos EUA, local no qual 28% do mercado de cervejas artesanais é deste estilo, segundo dados da associação dos cervejeiros artesanais dos EUA (da Brewers Association - BA), mercado que mais tem inovações.

 

As suas variações continuam até hoje a despontar mundo afora, sendo uma delas o estilo New England IPA, que apresenta exemplares menos amargos e mais aromáticos, que apareceram por aqui nos últimos dois anos, fazendo bastante sucesso. Em terras do Tio Sam possui um pouco mais de tempo, mas já ocupa impressionantes 1,2% do mercado de cervejas artesanais.

 

A última e mais recente novidade fica por conta do estilo Brut IPA, que apresenta baixo amargor, sendo super leve, refrescante e com um intenso aroma de lúpulo. É uma excelente pedida para o nosso verão que está se mostrando bastante quente.

 

Outro fator importante é que o consumidor está valorizando cada vez mais não só o produto, mas principalmente as ocasiões de consumo da cerveja artesanal, que também acontece em outros setores de consumo. As harmonizações da cerveja com pratos da culinária, as visitas às cervejarias, a proliferação dos festivais, o turismo cervejeiro inclusive de trem, refletem a cada dia o encantamento das pessoas por este delicioso mundo.

 

Mas, independente do que está acontecendo no mercado, o mais importante é que podemos sentir as mudanças no nosso paladar, ao provarmos inúmeros lançamentos e amostras cada vez melhores. As cervejarias melhoram a qualidade dos seus produtos e nós, consumidores, aproveitamos muito mais.

 

Cheers!!!

 

file:///C:/Users/profj/Downloads/As%20Cervejas%20Continuam%20a%20Crescer%20(PDF).pdf;

** https://www.foodnavigator-latam.com/Article/2018/09/21/Brazil-ranked-number-2-most-innovative-craft-beer-market-Mintel



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
História&Talento

História&Talento

História e Talento


Mhana Karim

Mhana Karim

Laricas da Mhana




Mais lidas
Mulheres de Sucesso: Irene Belache Umbria

Mulheres de Sucesso: Irene Belache Umbria

Destaque da Semana


Saiba quais são os alimentos que espantam a tristeza e o mau-humor

Saiba quais são os alimentos que espantam a tristeza e o mau-humor

Veja alguns alimentos importantíssimos para fazer você se sentir mais feliz:


Paranaense ganha meio milhão de Reais ao investir na poupança

Paranaense ganha meio milhão de Reais ao investir na poupança

Morador de São Mateus do Sul (PR) foi sorteado em campanha do Sicredi


Museu Selfie Day ocorre nesta quarta-feira (16)

Museu Selfie Day ocorre nesta quarta-feira (16)

Destaque da Semana


Zauri Junior em direção a  2019 com grandes expectativas

'Um Príncipe em Nova York 2' Sequência confirmada!

'Um Príncipe em Nova York 2' Sequência confirmada!

30 anos depois, o diretor da sequência, Craig Brewer, quer reunir ainda o restante do elenco original




Mais notícias desta categoria


Mulheres de Sucesso: Irene Belache Umbria

Mulheres de Sucesso: Irene Belache Umbria

Destaque da Semana

Terça, 15 de janeiro de 2019, 15:10 h


Museu Selfie Day ocorre nesta quarta-feira (16)

Museu Selfie Day ocorre nesta quarta-feira (16)

Destaque da Semana

Terça, 15 de janeiro de 2019, 00:00 h

Zauri Junior em direção a  2019 com grandes expectativas

Zauri Junior em direção a 2019 com grandes...

Destaques da semana

Segunda, 14 de janeiro de 2019, 00:00 h

Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)