Segunda, 16 de abril de 2018, 19:12 h - Atualizado em 17/04, 06:30 h

Dez dicas para organização do tempo

Um dos primeiros pontos para gerenciar melhor seu tempo é definir metas e estabelecer uma linha do tempo

Redação:Variedades
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Um dos principais desafios é saber como gerenciar a nossa mente e, o primeiro passo para que isso aconteça, é entender que há uma diferença entre expectativa e meta.

Costumo dizer que uma meta é uma" expectativa com pernas", ou seja, ela impulsiona e te leva para onde você quiser, porém, essa caminhada deve ter passos específicos. Só assim, atingimos o objetivo esperado.

Um dos primeiros pontos para gerenciar melhor seu tempo é definir metas e estabelecer uma linha do tempo, ou seja, estipular o que deve acontecer em cada mês até o final do ano.

Dica 1: Toda meta deve responder as seguintes perguntas:

É possível no período de tempo determinado?

É relevante para você?

É específica? ( O que e como fazer? )

É mensurável? ( Quanto)

Tem ação imediata? ( Qual o primeiro passo?).

Dica 2: O estado desejado desta meta deve ser algo grandioso. Imagine como se tivesse atingido esta meta. Quem estará com você? Quais imagens, sons e sensações você percebe neste exercício mental?

Dica 3: Aproveite cada momento do seu tempo. Se por exemplo, ocorrer um atraso na reunião com sua equipe, limpe sua caixa de e-mails ou coloque em dia alguma leitura que você precise fazer. Maximize a utilização do seu tempo.

Dica 4: Tudo na vida tem início, meio e fim. Existe algo na sua vida que você precisa" matar" antes que a vida determine o fim? Muitas pessoas perdem tempo com situações que não valem mais a pena. Fica a dica

Dica 5: Tentar fazer tudo e ser tudo vai te exaurir! Faça bloqueios de tempo para seu descanso. Muitas vezes, bloquear dez minutos do seu tempo pode te dar mais impulso e até ideias novas.

Dica 6: Existe alguma coisa que você está fazendo que outra pessoa poderia fazer para te liberar tempo? Delegue sempre que possível.

Dica 7: A preocupação é um desperdício de tempo. Viva o momento presente. Quando estiver cansado, feche os olhos. Quanto tiver fome, coma pão. A questão é: Com o que você se ocupa ao invés de preocupar-se?

Dica 8: Desista de reclamar das coisas e das pessoas. Gaste seu tempo produzindo coisas novas. Use lista de prioridades, organize sua mesa de trabalho e faça coisas pela sua ordem de importância.

Dica 9: Tome nota por escrito e responda as seguintes perguntas:

Qual o problema?

Quais são as causas do problema?

Quais são as possíveis soluções?

Qual a melhor solução?

Dica 10: Tenha uma conversa de cada vez. O trabalho, relacionamentos e vida são bem-sucedidos ou fracassam dependendo das nossas conversas.

Pense sempre no seguinte: "Como passamos nossos dias é como passamos as nossas vidas".

Sobre Marco Tulio

É professor da Fundação Getúlio Vargas nas áreas de Empreendedorismo, Programação Neurolinguística, Gestão de pessoas, Liderança, Comunicação, Negociação e Estratégia de Empresas. Atualmente, também é coach, professor e palestrante, prestando serviços de consultoria e treinamentos em todo o território nacional nas áreas de liderança, comunicação, negociação, gestão e vendas. Para mais informações, acesse http://www.inemp.com.br/ ou ligue 31 98382-2152 atendimento@inemp.com.br .



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Coluna Kids

Coluna Kids

Coluna Kids


Direito & Cidadania

Direito & Cidadania

Direito & Cidadania


Kleiton Ramil

Kleiton Ramil

Canal do Kleiton




Mais lidas
Vicente Passos Colatusso e Valentin Passos Colatusso fofuras em dobro

É cerveja ou chá de ervas?

É cerveja ou chá de ervas?

Seguindo o texto anterior, no qual mencionei alguns estilos diferentes ou pouco citados por aí, hoje vamos ver mais um destes estilos, dos quais pouco se fala, pois poucos cervejeiros e/ou cervejarias


Mondrí Spazio Gastronomia recebe o “1º EnCÃOtro de São José dos Pinhais

você sabe o que é fish n’ chips?

você sabe o que é fish n’ chips?

O grande destaque da gastronomia britânica ganhou espaço no Brasil e hoje é uma febre para quem busca um preparo rápido e delicioso


Secretaria de Cultura inicia aulas de violino para crianças na Contenda

Secretaria de Cultura inicia aulas de violino para crianças na Contenda

Prefeitura inicia aulas de violino para crianças no Centro Catequético da paróquia, na Contenda.


Girls Rock Camp Curitiba oferece oficina de baixo para mulheres adulta

Girls Rock Camp Curitiba oferece oficina de baixo para mulheres adulta

Quem nunca teve nenhuma experiência com o instrumento, tem a oportunidade de dar os primeiros passos




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)