Quinta, 09 de novembro de 2017, 00:00 h - Atualizado em 09/11, 14:00 h

Dicas para adaptar a casa e deixar confortável para o seu bicho de estimação

Eles também exigem cuidado, atenção e responsabilidade.

Autor: Redação
Foto: Pixabay

Ter um animal de estimação pode fazer muito bem para uma casa e as pessoas que nela vivem. Os bichinhos são engraçados, alegres, fazem companhia e divertem o ambiente. São os principais companheiros de quem, por exemplo, mora sozinho. Mas nem tudo é festa. Eles também exigem cuidado, atenção e responsabilidade. É possível que sua casa ou apartamento precise de adaptações para deixar os moradores de quatro patas mais confortáveis e bem alojados. Elas variam de acordo com o tipo, tamanho, raça e temperamento do animal, mas algumas dicas servem para todos. Ensinamos você a como permitir a esses camaradas melhores acomodações em imóveis em Curitiba.

 

Segurança acima de tudo

Principalmente se você mora em apartamento, a primeira medida é instalar telas de proteção em sacadas e janelas, para evitar que cães e gatos (principalmente gatos) saltem para fora. É bom lembrar que a lenda de que gatos têm sete vidas é apenas isso, uma lenda, e uma queda de qualquer altura pode ser fatal, ou pelo menos machucar bastante o seu bichinho – e ninguém quer isso.

 

Se você vive em casas em Curitiba, cerque o quintal com grades, muros ou telas que impeçam os pets de sair para a rua desacompanhados. Gatos são campeões nas tentativas de dar uma “escapadinha” para ver o movimento, mas definitivamente ziguezaguear entre os carros não é seguro para eles.

 

No caso de a casa ter piscina, também é importante cercá-la, de modo a impedir que os bichos tenham acesso sem supervisão. Embora cães e gatos geralmente saibam nadar, o melhor é prevenir.

 

Existem ainda rampas específicas que podem ser instaladas nas bordas de piscinas, e que servem para que cães e gatos possam sair da água mais tranquilamente no caso de uma queda acidental.

 

Tenha a certeza de sempre deixar armários com alimentos e produtos de limpeza bem trancados. Existem raças que tem a tendência de mastigar e roer qualquer coisa que estiver pela frente. E a propósito: nunca deixe o seu par de sapatos favorito no meio da sala.

 

Eles querem o seu próprio espaço

Eleja um espaço fixo onde o seu bichinho possa descansar e ter privacidade. Lá, devem ficar sua cama e as tigelas usadas para ele se alimentar e beber água. Esse local deve ser separado de outro, aquele destinado às necessidades fisiológicas. No caso de gatos, caixas de areia resolvem o problema. Procure deixá-las em varandas ou sacadas, para evitar a disseminação de odores pelo imóvel. Tapetes descartáveis higiênicos são o mais indicado para os cães.

 

Se o imóvel permitir, o ideal é a construção de um canil para os cachorros. O abrigo deve obedecer a determinadas especificações, que dependem de características do animal como tamanho e nível de atividade física.

 

Mas isso é mais fácil para quem mora em casas que dispõem de quintal. Se você vive em apartamento, talvez possa reservar um quarto exclusivamente para o seu pet, onde ele tenha espaço e liberdade para distrair-se com seus brinquedos.

 

Gatos gostam de ver o ambiente de cima. Por isso, procure posicionar estrategicamente prateleiras ou estantes onde eles possam se instalar confortavelmente no alto, e não esqueça de providenciar degraus para que eles acessem essas “camas suspensas” mais facilmente.

 

Coloque ainda prateleiras em janelas, para que os bichanos tenham alguma maneira de ver a rua. Como os humanos, eles curtem admirar a paisagem. Mas atenção: em hipótese alguma faça isso antes de instalar as telas de proteção.

 

Cuidado com a decoração

Animais de estimação costumam ser espevitados. Mesmo gatos, que são ágeis e silenciosos, podem vez ou outra derrubar alguma coisa. No caso dos cães de grande porte, a situação piora: com um único movimento de calda eles ocasionalmente causam uma bagunça, sem falar no risco de se machucarem.

 

Por isso, evite deixar bibelôs ou qualquer objeto de louça frágil, cortante ou pontiagudo ao alcance deles. Tapetes escorregadios não são aconselháveis. Um cão muito animado com uma brincadeira pode escorregar e bater contra um móvel ou uma parede. Se quiser chamar a atenção do dono, também pode fazer xixi sobre o tapete ou carpete, o que é desagradável.

 

Nas paredes, prefira tintas com acabamento acetinado, que são mais fáceis de limpar, caso o seu bichinho decida colocar uma impressão digital nelas.

 

O ideal é que plantas não fiquem ao alcance dos pets. Mas, se você fizer mesmo questão de enfeitar a mesinha de centro, certifique-se de que a espécie não é venenosa.

 

Nos sofás e estofados, coloque capas de proteção. Isso evita que os móveis sejam arranhados ou fiquem manchados caso eventualmente os bichinhos urinem neles.

 

Os gatos, especialmente, gostam de arranhar. Por isso, compre um arranhador para eles. É importante para a saúde física e mental do pet, e pode poupar o seu sofá de estragos maiores.

 

Mude de lar sem estressar o seu bichinho

Se uma mudança de casa ou apartamento pode causar apreensão e ansiedade em humanos, a mesma coisa acontece com os animais de estimação. Em um ambiente estranho, eles podem ficar nervosos e adotar atitudes que não tinham antes, como fazer suas necessidades em lugares inapropriados ou latir em demasia, incomodando os vizinhos.

 

Faça o máximo possível para minimizar o estranhamento. Tente manter a rotina do seu animal, com os mesmos horários para alimentação, passeios, brincadeiras e sonecas. Se o novo lar tem mais luz ou barulho do que o antigo, isso também pode ter reflexos sobre o compartimento do seu companheiro. Acostume-o aos poucos. Use cortinas e no início tente diminuir o nível do barulho mantendo as janelas fechadas.

 

Em uma mudança, é importante que você mantenha à volta do animal objetos familiares. Nada de comprar novos presentes para ele, achando que vai agradar. Deixe à disposição do pet as mesmas tigelas e brinquedos de que ele dispunha no lar antigo.

 

No mais, seja paciente e amoroso, mas evite que o bichinho fique grudado em você o tempo todo. Na nova casa, ele precisa adquirir independência.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Valesul Chevrolet promove 2º Mega Feirão durante o fim de semana

Valesul Chevrolet promove 2º Mega Feirão durante o fim de semana

Os interessados em trocar de carro podem escolher entre mais de 300 veículos multimarcas e taxas a partir de 0,98% a.m.


Jack Music Bar abre suas portas à partir desta quinta (19)

Jack Music Bar abre suas portas à partir desta quinta (19)

Evento mais esperado do ano acontece com muita música, stand up e os melhores drinks da cidade


Nação Cyborg divulga ponto de venda de ingresso para lotar o Polentão

Nação Cyborg divulga ponto de venda de ingresso para lotar o Polentão

Os portões serão abertos ás 13 horas e ás 14:30 a banda Motorocker sobe ao palco para fazer um rock´n´roll de melhor qualidade


Banda Estação 41 é a nova aposta da Sony Music

Banda Estação 41 é a nova aposta da Sony Music

Uma banda com essência oitentista, solos poderosos e composições que chegam para agitar o cenário nacional


Bolo de cenoura da Mhana

Bolo de cenoura da Mhana

Receita da Semana


Tributo a Elis Regina acontece na Ópera de Arame

Tributo a Elis Regina acontece na Ópera de Arame

O musical, que presta homenagem a uma das maiores intérpretes da Música Popular Brasileira, chega a Curitiba




Mais notícias desta categoria


Idelcio Dias assume a presidência do Rotary Afonso Pena

Idelcio Dias assume a presidência do Rotary...

Destaque da Semana

Terça, 17 de julho de 2018, 00:00 h

Regenerador labial anti-idade!

Regenerador labial anti-idade!

Destaque da Semana

Domingo, 15 de julho de 2018, 14:00 h

Ana Paula Savaris Mayer assume presidencia do Rotary Club Murici

Ana Paula Savaris Mayer assume presidencia do...

Destaque da Semana

Terça, 10 de julho de 2018, 17:17 h


Nelson Rocha comemora 70 anos

Nelson Rocha comemora 70 anos

Destaque da Semana

Sexta, 29 de junho de 2018, 16:24 h

SESSÃO NETFLIX – 5 filmes fantásticos para assistir em um sábado a tarde

SESSÃO NETFLIX – 5 filmes fantásticos para...

Confira a lista!

Quarta, 27 de junho de 2018, 11:02 h

Bodas de Prata de Solange Leal Gibrim e Claudemir Gibrim

Bodas de Prata de Solange Leal Gibrim e...

Destaque da Semana

Domingo, 24 de junho de 2018, 01:00 h


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)