Domingo, 26 de maio de 2019, 00:00 h - Atualizado em 26/05, 00:00 h

Dieta cetogênica aliada no tratamento para mal de Parkinson

Dados compravam a eficácia da dieta, além do Parkinson

Verônica e Helena| Toda Comunicação:Parkinson
Autor: Verônica e Helena| Toda Comunicação
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação

Nas últimas décadas a preocupação com a saúde e o bem estar tornou-se prioridade, academias lotam e por consequência diversas dietas surgem entretanto, uma em especial, além de ter origem antiga é comprovada cientificamente. A dieta cetogênica pode ser utilizada como terapia adjuvante (tratamento para o câncer) é composta por quantidade importante de lipídeos, moderada de proteínas e escassa de carboidratos. Nesse caso ocorre uma troca dos carboidratos por lipídeos que originam uma alternativa energética para o cérebro, as cetonas.

Como triste exemplo atual, a mãe da apresentadora Xuxa, dona Alda de 81 anos de idade, faleceu nesta última terça-feira (08) por mal de Parkinson, justamente a doença contra a qual a dieta é eficaz no tratamento o mecanismo de ação da melhora pelo uso das gorduras como fonte de energia ainda não está muito bem elucidado, mas um dos principais fatores é a capacidade do sistema nervoso central em metabolizar os corpos cetônicos (produtos da metabolização da gordura), como explica a Dra. Marcia Simões, médica da Eden Clinic em Curitiba PR “isto que altera a bioquímica dos neurônios inibindo o excesso de excitação neuronal e induz a um efeito protetor o que é útil em diversas doenças neurológicas como epilepsia, Alzheimer e o Parkinson.”

Os resultados das pesquisas são muito animadores, porém ainda é necessário muito estudo para desvendar todos os mecanismos envolvidos nesses desfechos. Segundo a Dra. Marcia Simões “Não inicie uma dieta restrita como essa sem orientação médica ou nutricional para qualquer paciente seja ele neurológico ou não, é muito importante a avaliação do estado nutricional e se existe deficiência de vitaminas, hormônios e minerais para que o paciente possa ter mais saúde e qualidade de vida”, ressalta.

O Parkinson é uma doença do sistema nervoso central que acontece por níveis diminuídos de dopamina, o que ocasiona vários sintomas como tremores, postura prejudicada, rigidez e dificuldade para andar e escrever. Em um estudo controlado, sete pessoas com mal de Parkinson seguiram um dieta cetogênica por um mês e após esse período cinco deles demonstraram em torno de 43% de melhora dos sintomas descritos.

O uso da dieta cetogênica como forma de tratamento é antigo existem relatos da época de Hipócrates e no novo testamento porém acabou sendo deixada de lado com o passar do tempo e agora volta a ser foco de diversos estudos da atualidade. Como forma de tratamento ele tem registros a partir da década de 20, onde foi utilizada para a epilepsia.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Tânia Jeferson

Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Aprenda inglês ouvindo música: esta é a proposta de curso no Solar do Rosario

Aprenda inglês ouvindo música: esta é a proposta de curso no Solar do Rosario

Que tal aprender um língua ouvindo música? Gramática e vocabulário da língua inglesa são ensinados de maneira simples e direta em curso do Solar do Rosário.


Celebremos Yule

Celebremos Yule

Saiba mais sobre o primeiro festival pagão a ser cristianizado


“Delírio” de Edson Bueno é celebrado em livro que será lançado dia 26

Como o empreendedor pode melhorar a comunicação?

Como o empreendedor pode melhorar a comunicação?

Confira dicas essenciais para melhorar a comunicação no ambiente dos negócios


Inovação na CASACOR Paraná: mecanismos elétricos para móveis garantem mais espaço por m²

Inovação na CASACOR Paraná: mecanismos elétricos para móveis garantem mais espaço por m²

A tecnologia dos atuadores lineares transforma espaços em ambientes multifuncionais e inteligentes


Veja 5 filmes para se divertir e aprender inglês com as crianças nessa

Veja 5 filmes para se divertir e aprender inglês com as crianças nessa

Aprender inglês e aguçar a criatividade vêm de bônus nesse momento do sofá e pipoca




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)