Terça, 21 de novembro de 2017, 00:00 h - Atualizado em 21/11, 00:00 h

Ética e regras claras como padrão

Selma Azevedo*

Selma Azevedo*:São José dos Pinhais
Autor: Selma Azevedo*
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação.

Combater práticas irregulares e fortalecer a construção de um ambiente ético e socialmente responsável é preocupação cada vez mais presente em empresas e instituições. As organizações percebem, a cada dia, a importância de implantar programas para minimizar os riscos de exposições negativas que comprometam resultados e sua reputação.  Políticas de compliance são uma espécie de guia norteador que mostram como colaboradores devem agir e trabalhar. Elas contribuem de maneira significativa para a gestão das instituições. Uma área específica da empresa fica responsável por analisar de forma meticulosa todos os riscos operacionais, zelar pela manutenção e cumprimento dos controles internos e trabalhar no desenvolvimento de projetos de melhoria contínua. Dessa forma, quando protocolos internos são quebrados, fica mais fácil identificar os responsáveis, pois a conscientização dos colaboradores sobre a importância de tal passo para toda a empresa provoca impactos positivos na cultura organizacional.

Programas de compliance podem ser implantados em empresas de qualquer porte ou natureza, sem precisar, necessariamente, manter negócios ou relações com o setor público. O foco do compliance vai muito além das negociações governamentais. Está relacionado à criação, divulgação e manutenção de políticas para as mais diversas áreas da empresa, tais como marketing, comercial, gestão de pessoas e relacionamento com fornecedores. O que o compliance prioriza é tudo aquilo que temos o dever moral de priorizar, mas, que no cotidiano das complexas relações negociais, com frequência, necessita de regras claras para o direcionamento das ações de acordo com as boas práticas. Nesse processo, o apoio de profissionais especializados é fundamental.

A Lei Anticorrupção, aprovada no Brasil em 2013, e o cenário atual, em que grandes companhias estão sendo investigadas e julgadas pela opinião pública no mundo todo, tornam o momento propício para darmos ainda mais luz ao tema. A sociedade está cada vez mais atenta, participativa e exigente. Consumidores fazem questão de pesquisar quais os valores cultivados por empresas e marcas com as quais eles se relacionam. Investir em compliance traz benefícios que tornam-se visíveis, melhorando a imagem da organização e criando um diferencial competitivo para quem o adota.

Com um número cada vez maior de pessoas dispostas a fazer a sua parte, empresas de todos os segmentos também devem colaborar no combate à corrupção e práticas nocivas à coletividade. Inclui-se aí as escolas, que estão intimamente integradas à comunidade e têm a importante missão de contribuir diretamente na formação de cidadãos. Essas instituições estão sujeitas a uma série de normas e regulamentos, e expostas a riscos diários que precisam ser mitigados com políticas de atendimento, de uso de redes sociais, de gestão da informação, entre outras. A mentalidade de boa parte da população está mudando e as instituições de ensino podem, por meio das futuras gerações, ajudar a tornar definitiva essa nova cultura. O exemplo, como sempre, é o melhor caminho, e se queremos que o “jeitinho brasileiro” acabe, ainda há muito por fazer. Não podemos nos omitir e nem perder tempo.

 

*Selma Azevedo, gerente Jurídica e de Compliance do Grupo Positivo. 

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo




Mais lidas
Com parceria da Valesul Chevrolet, Festa do Servidor de SJP acontece sábado (27)

Com parceria da Valesul Chevrolet, Festa do Servidor de SJP acontece sábado (27)

Concessionária estará expondo os carros da marca e toda linha de produtos e serviços, com ofertas exclusivas para os servidores.


Psicodália apresenta  Cordel do Fogo Encantado

Psicodália apresenta Cordel do Fogo Encantado

.O segundo lote de ingressos para o festival Psicodália já está à venda.


Golpes Virtuais

Golpes Virtuais

Destaque da Semana


Gabi Lopes esbanja sensualidade no clipe “Não Vou Sair” de GMeyer

Gabi Lopes esbanja sensualidade no clipe “Não Vou Sair” de GMeyer

Você não vai querer sair da frente do novo clipe de GMeyer com a participação de Gabi Lopes, atriz da série televisiva Malhação


CME apresenta o prêmio Mulher Empreendedora com: Beca Milano

CME apresenta o prêmio Mulher Empreendedora com: Beca Milano

Conselho da Mulher Empresária de São José dos Pinhais promove jantar


​Gero Camilo Canta Belchior a partir desta quarta (24)

​Gero Camilo Canta Belchior a partir desta quarta (24)

Na semana em que completaria 72 anos, o cantor e compositor Belchior recebe uma linda homenagem na CAIXA Cultural Curitiba.




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)