Quarta, 14 de novembro de 2018, 16:16 h - Atualizado em 14/11, 16:40 h

História & Talento: Beca Milano

O talento e criatividade da famosa chef confeiteira são-joseense

História&Talento:São José dos Pinhais
Autor: Folha da Mulher SJP
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto:

*Por Folha da Mulher SJP

Quem nunca ficou maravilhado com um bolo de casamento? Ainda mais quando ele é todo artesanal, cheio de detalhes e com elementos surpresa? Quem já assistiu ao programa Fábrica de Casamentos, com certeza reparou nos lindos bolos de casamento produzidos pela chef confeiteira Beca Milano. Muita gente não sabe, mas ela é são-joseense e iniciou suas atividades profissionais na cidade. Hoje, é especialista em confeitaria e bolos de casamento do programa do SBT e jurada do reality Bake Off Brasil.

A sua trajetória sempre esteve ligada à gastronomia. Beca formou-se em Farmácia para trabalhar no desenvolvimento de alimentos, mas viu que buscava algo a mais. Sua inquietação a levou a fazer inúmeros cursos de pâtisserie e boulangerie, especializando-se em técnicas de decoração em açúcar e chocolate. Em 2015 foi chef pâtissière de um dos mais conceituados restaurantes de Curitiba, o Manu. Sua dedicação logo chamou a atenção e abriu oportunidades na sua carreira, tornando-a referência em sua área com maravilhosos e autênticos bolos esculturais.

No dia 22 de novembro, no Castelo Berti, Beca receberá a premiação Mulher Empreendedora do Conselho da Mulher Empresária, que homenageia uma empresária de sucesso de São José dos Pinhais.

Entre as gravações e sua viagem de lua de mel, ela concedeu uma entrevista exclusiva para a Folha da Mulher e contou um pouco da sua trajetória.

 

FM: Pouca gente sabe, mas você nasceu e passou grande parte da sua vida em São José dos Pinhais. Como foi crescer aqui e começar sua carreira como confeiteira?

BM: Eu tenho muito carinho pela cidade e sempre que posso estou em São José para visitar minha família. É um lugar que sempre me abraçou e tenho muito orgulho das minhas raízes.

 

FM: O que também poucos sabem é que você é farmacêutica de formação. Como a Farmácia ajudou e ajuda na confeitaria? E como se deu essa escolha tão diferente?

BM: Eu optei por fazer Farmácia porque sempre quis trabalhar com alimentos e me graduei na intenção de desenvolver novos produtos e sabores. Na época, o curso de gastronomia não era tão forte como é hoje, quase não existiam faculdades sobre o tema. A formação em Farmácia e Bioquímica me ajuda no dia a dia, já que cozinhar está ligado diretamente à química.

 

FM: O que motivou você a entrar no mundo da confeitaria? Você tem algum(a) confeiteiro(a) famoso(a) que inspire seus trabalhos autorais?

BM: Desde minha infância sou apaixonada pela confeitaria. Umas das minhas grandes inspirações é a Peggy Porschen que tem uma trajetória que eu admiro e a sua confeitaria em Londres sempre foi uma referência em minha vida.

 

FM: Você enfrentou alguma dificuldade no início da sua carreira?

BM: O início da carreira é sempre difícil. A gastronomia é uma paixão, porque você precisa se dedicar integralmente à profissão. No início, eu tinha dois trabalhos, um que me mantinha financeiramente e o restaurante que era onde eu realmente me sentia realizada. Para conciliar os dois fiquei muito tempo dormindo menos de 4 horas por noite, até optar por me arriscar nesse universo da gastronomia. Abandonei o outro emprego, fiquei integralmente no restaurante, aproveitei para fazer diversos cursos e me especializar cada vez mais.

 

FM: Como você entrou na TV? Qual foi sua primeira oportunidade no mundo televisivo?

BM: Meu primeiro trabalho na TV foi a primeira temporada do programa Fábrica de Casamentos. O programa estava com a seleção aberta, resolvi arriscar e fui selecionada.

 

FM: Como você consegue conciliar e organizar seu tempo com tantas atividades profissionais e uma agenda tão cheia?

BM: As gravações são bem intensas, mas consigo conciliar a agenda da TV com meu atelier de bolos. Tenho uma equipe dedicada que me ajuda em tudo.

 

FM: Uma das suas especialidades é o bolo de casamento. Quais os sentimentos e as responsabilidades que envolvem a confeitaria de casamento?

BM: Casamento envolve sonhos. É uma responsabilidade muito grande você conseguir satisfazer às expectativas. Eu sempre fico apreensiva porque na minha situação nada pode dar errado. Eu sempre busco entender o que os noivos esperam e traduzir o sentimento que eles esperam por meio dos bolos. Trabalho com sonhos com minhas criações e sempre busco fazer o melhor a cada bolo.

 

FM: Qual é o seu passo a passo na confecção dos bolos?

BM: Depende muito de cada pedido, mas normalmente eu tenho que entender o que o cliente busca e o que é importante para ele. Com isso, eu consigo esboçar, fazer as adaptações necessárias e verificar a estrutura que preciso para produzir o bolo.

 

FM: A criatividade é algo que chama muita atenção no seu trabalho. Como é o processo criativo de um bolo?

BM: São alguns dias de insônia pensando no pedido que recebi até a confecção do projeto. Eu sempre busco descobrir elementos que traduzem a personalidade do casal e sua história de vida.

 

FM: Os programas Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil ajudaram na sua projeção como chef confeiteira e hoje você é uma celebridade muito admirada. Como você lida com o sucesso e com seus fãs?

BM: Não me considero uma celebridade, mas fico muito feliz pelo carinho que recebo de pessoas que acompanham meu trabalho.

 

FM: Quais seus planos para o futuro?

BM: A partir de 2019, quero conseguir conciliar minha carreira na TV com a criação de um canal no Youtube e também em ministrar cursos de confeitaria pelo Brasil.

 

 

Beca produziu seu próprio

bolo de casamento

Beca Milano oficializou sua união com o diretor artístico do SBT, Fernando Pelégio, no dia 06 de outubro. A atenção durante a festa ficou por conta do bolo, feito por ela mesmo. A noiva conseguiu surpreender os convidados e, principalmente, o noivo.

Um bolo clássico de sete andares todo decorado com arabescos e rendas de açúcar inspirados no vestido da noiva, além de mais de duas mil flores de açúcar. Um dos andares foi pintado à mão pelo cenógrafo Eron Reigota, que reproduziu a foto do casal. O bolo ainda contou com pinturas em açúcar de lugares que marcaram a vida do casal: Firenze, Pisa, Londres, Milão, Roma, Lucca, Gênova, Paris e Bruges. A grande surpresa ficou por conta do andar oculto, que tinha uma foto do casal. O bolo foi pensado em cada detalhe pela chef, que contou com a ajuda de toda sua equipe e também do atelier Nininha Sigrist.

 

Crédito foto da capa: divulgação.

Crédito fotos Bake Off: Artur Igrecias.

Crédito fotos casamento: Fernando Torres.

Agradecimentos especiais: Vani Cararo Sottomaior Maruska, Fernanda Oliveira, Conselho da Mulher Empresária de São José dos Pinhais,  Ana Carolina Aragão e Danielly Garcia.

Foto:

CONHEÇA OS DETALHES DA FESTA DE CASAMENTO DE BECA MILANO

Foto:

A chef confeiteira Beca Milano, dos programas Fábrica de Casamento e Bake Off Brasil, subiu ao altar no dia 06 de outubro na Catedral Anglicana, em São Paulo, para celebrar a união com o diretor artístico do SBT, Fernando Pelégio. Sob os cuidados dos amigos de elenco Junior Mendes e Robson Jassa, que assinaram a beleza, ela chegou deslumbrante num vestido clássico de mangas longas, com renda francesa, todo bordado a mão e um imenso véu com a mesma renda do vestido desenhado pelo estilista Lucas Anderi, que trouxe toda a riqueza do Líbano em seus bordados e arabescos.

 

A cerimônia realizada pelo reverendo Aldo Quintão foi emocionante com a participação do coral infantil do grupo Allegro, regido pelo maestro Renato Misiuk. Os cumprimentos dos noivos foram embalados pela voz do casal mais estrelado dos musicais brasileiros, Kiara Sasso e Lázaro Menezes, que entoaram Halleluja. Na hora das bênçãos todos ficaram surpresos com a entrada da atriz mirim, Larissa Manoela, cantando Aleluia.

 

Os convidados foram recepcionados na Casa Bertolazzi decorada com inúmeros lustres Baccarat e flores no tom de amarelo.  "Os noivos me pediram uma décor clássica e atemporal. Utilizamos lustres de cristal Baccarat, mobiliário de estilo e peças de antiquário por todo o salão. Gosto sempre de ter algo na festa que tenha valor emocional para o casal e escolhi o piso da pista de dança para reproduzir o teto da igreja Santa Maria Maggiore, em Roma, onde o casal ficou noivo", revela o decorador Dannilo Camargos.  A gastronomia foi assinada pelo amigo de elenco Carlos Bertolazzi.

 

A atenção durante a festa ficou por conta do bolo e a noiva conseguiu surpreender os convidados e, principalmente, o noivo. Um bolo clássico de sete andares todo decorado com arabescos e rendas de açúcar inspirados no vestido da noiva, além de mais de duas mil flores de açúcar. Um dos andares foi pintado à mão pelo cenógrafo Eron Rigota, que retratou os lugares que marcaram a vida do casal: Firenze, Pisa, Londres, Milão, Roma, Lucca, Gênova, Paris e Bruges. A grande surpresa ficou por conta do andar oculto, que a chef revelou aos convidados quando o noivo chegou. "Não existe nada mais único que nossas memórias, por isso, escolhi representar lugares especiais que fazem parte da nossa história e em meio a tantos retratos especiais, não poderia faltar o mais importante... O nosso!", disse Beca, ao mostrar o andar que estava oculto com a foto do casal.

 

Para quem já estava encantado pelo bolo, mais uma surpresa foi revelada; um dispositivo onde ao colocar duas moedas, o convidado era surpreendido por uma bola dourada, que saia do interior do bolo com um delicioso brigadeiro de cappuccino. O mimo aos convidados carrega todo um significado para o casal. A guloseima foi o primeiro presente que Beca deu para Fernando. Ela é apaixonada por doces e ele por cappuccino.  O bolo foi pensado em cada detalhe pela chef, que contou com a ajuda de toda sua equipe e também do atelier Nininha Sigrist para a confecção do bolo.

 

Durante a festa a noiva carregou um buque idêntico ao que utilizou durante a cerimônia, o que muitos não perceberam foi que ela havia trocado por um de açúcar, desenvolvido pelo Cake Artist Ramon Serpa.  O show ficou a cargo do cantor Afonso Nigro, que recebeu no palco diversos convidados como Larissa Manoela, Tom Cavalcante e Mara Maravilha. 

Foto:



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Curso de Teatro em inglês para público 50+ estimula aprendizado

Curso de Teatro em inglês para público 50+ estimula aprendizado

Na Tea Time – Escola de inglês para Maiores de 50 Anos, os alunos já apresentaram diálogos e monólogos em inglês


Curitiba recebe o primeiro Festival do Porco Preto

Curitiba recebe o primeiro Festival do Porco Preto

Com direito a cardápio especial, o festival é a grande novidade do Ernesto Ristorante para o final de 2018


 Retrô, pois e listras. Veja as promessas da moda verão 2019

Retrô, pois e listras. Veja as promessas da moda verão 2019

Confira as promessas do verão 2019 pela Dzarm


São José dos Pinhais oferece vacina gratuita contra raiva para cães e gatos

São José dos Pinhais oferece vacina gratuita contra raiva para cães e gatos

Para vacinar o seu cão ou gato é preciso agendar horário pelo telefone. Confira aqui


Curitiba recebe o primeiro Festival do Porco Preto

Curitiba recebe o primeiro Festival do Porco Preto

Com direito a cardápio especial, o festival é a grande novidade do Ernesto Ristorante para o final de 2018


O Tecido da vez - Linho

O Tecido da vez - Linho

Dica da semana




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)