Quarta, 08 de maio de 2019, 00:00 h - Atualizado em 08/05, 00:00 h

Inscrições abertas para o evento “Saúde Mental – Três Décadas de Desafios”

O Comitê Municipal de Saúde Mental de São José dos Pinhais, com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) promove no próximo dia 17, o evento “Saúde Mental – Três Décadas de Desafios”.

Prefeitura de São José dos Pinhais:Três Décadas de Desafios
Autor: Prefeitura de São José dos Pinhais
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação.

O Comitê Municipal de Saúde Mental de São José dos Pinhais, com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) promove no próximo dia 17, o evento Saúde Mental – Três Décadas de Desafios”.

O evento será realizado na Câmara Municipal das 8h às 12h e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discussão das políticas públicas em saúde mental. Neste evento estão pautadas as políticas públicas dos 30 anos da reforma antimanicomial.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas, e podem ser feitas por meio do Portal da Prefeitura e/ou link: http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/cursos/controller/inscricao/?q=saude-mental-tres-decadas-de-desafios-manha

A ação contará com palestrantes como Karen Martins Pinheiro – mestre em Psicologia Social e Comunitária; especialista em Saúde Mental e coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. Além de Wanderli Machado que é pós-graduada em Saúde Mental Comunitária, graduada em Serviço Social; professora das faculdades ITCNE e é assistente social do CAPSi Centro Vida desde 2001.

Outro convidado para palestrar é o doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UFPR) e mestre em Enfermagem – Marcio Roberto Paes, que também é professor adjunto do Departamento de Enfermagem da UFPR; Membro da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem do Hospital de Clínicas da UFPR; e conselheiro titular do COREN PR (2018-2020). Membro da Comissão Mista ABEn/PR e Coren/PR de Sistematização da Prática de Enfermagem, e coordenador da Comissão de Saúde Mental do Coren PR.

O Comitê Municipal de Saúde Mental do município contextualiza o evento, uma vez que a Luta Antimanicomial no Brasil nasce marcada pela defesa dos Direitos Humanos e do resgate da cidadania dos que carregam transtornos mentais. Muito mais que denunciar manicômios como instituições de violências, propõe a construção de uma rede de serviços e estratégias territoriais e comunitárias, profundamente solidárias e inclusivas.

Em 1990, o Brasil torna-se signatário da Declaração de Caracas, a qual propõe a reestruturação da assistência psiquiátrica, e em 2001, é aprovada a Lei Federal nº. 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em Saúde Mental.

Dessa lei se originou a Política de Saúde Mental que basicamente visa garantir o cuidado ao paciente com transtorno mental em serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos, superando assim a lógica das internações de longa permanência.

Nestas três décadas houve a necessidade de equacionar estas ações de promoção e atenção ao indivíduo e suas famílias.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Tânia Jeferson

Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso SJP:  Juliana Duarte

Bodas de Prata de Roselaine e Márcio Barbosa

Eclipse lunar traz pra você oportunidades de transformação

Eclipse lunar traz pra você oportunidades de transformação

Autoconhecimento e cura interior são possíveis a partir deste olhar


Ritmos brasileiros marcaram o show "Pinhão, Pimenta e Mel" de Amanda Lyra e Garça Stival

Ritmos brasileiros marcaram o show "Pinhão, Pimenta e Mel" de Amanda Lyra e Garça Stival

O show que aconteceu no Teatro SESI em São José dos Pinhais trouxe surpresas, convidados especiais e canções inéditas


Confira a lista dos participantes da 7ª edição do Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão

Confira a lista dos participantes da 7ª edição do Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão

O evento que acontece na Grande Curitiba apresenta pratos deliciosos elaborados com o tradicional pinhão, além de estimular o turismo gastronômico na Região Metropolitana de Curitiba.


Golpe do boa noite cinderela



Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)