Sexta, 12 de julho de 2019, 18:18 h - Atualizado em 16/07, 19:15 h

Lançamento da semana, Sinfonie!

Sinfonie!

Jorge Marcondes:Cervejas
Autor: Redação

Depois de alguns dias bem complicados em função do ritmo de trabalho, esta semana vamos falar de uma cerveja interessante. Fui convidado para conhecer a nova cerveja dos irmãos Hespanha, o Pedro e o João Paulo.

 

 

Foto: Divulgação.

Eu já comentei com vocês sobre eles, quando lançaram a cerveja com pétalas de rosas, a deliciosa Berliner Weiss Berries N’Roses. Naquela ocasião falei para vocês ficarem de olhos e ouvidos atentos a esta cervejaria.

 

Então, na quinta-feira 11/07, lá no Old Car Brewpub eles lançaram uma German Helles Exportbier, estilo da escola Alemã. Para proporcionar uma nova experiência, de novo eles buscaram a harmonização do lançamento com um prato da culinária. Desta vez haverá um exclusivo Pit Smoker do Gas American Food servindo defumados com molho barbecue produzido com a Sinfonie, a cerveja do lançamento!

 

Mas para vocês entenderem um pouco melhor o que isso significa, vamos àquela parte mais técnica da coisa.

 

O lançamento está categorizado dentro do Guia de Estilos BJCP como 5C. German Helles Exportbier.

 

Isso quer dizer que esta é uma Lager alemã clara, normalmente bem equilibrada e ligeiramente mais forte do que a média das cervejas em geral. Deve apresentar um corpo moderado e um caráter aromático médio, de lúpulos e de malte.

 

Deve apresentar ainda, um perfil aromático de lúpulo que vai de baixo a médio, possuindo normalmente um caráter mais floral, condimentado ou herbal. Já o aroma de malte deve ser moderado, granulado e doce.

 

O perfil da fermentação deve ser limpo, com uma nota sulfurosa inicial bem baixa, que deve desaparecer logo. Isso não corresponde a um defeito, assim como uma nota baixa de DMS (vegetais cozidos)no fundo também não é.

 

Em termos de coloração, apresenta normalmente um dourado suave a profundo, devendo ser límpida e com espuma branca persistente.

Foto:

Já no sabor, não devem dominar nem o granulado doce do malte nem o lúpulo floral, condimentado ou herbal, pois ambos devem estar em equilíbrio, apresentando um toque maltado doce que proporciona uma cerveja suave, todavia espumante e refrescante.

 

O equilíbrio deve continuar até o fim e o amargor de lúpulo deve permanecer no retrogosto, embora alguns exemplares possam terminar de maneira ligeiramente doce. Algum caráter mineral pode apresentar-se, sendo proveniente da água, que geralmente não deve transferir um sabor mineral destacado.

 

Como sensações de boca, este estilo normalmente se apresenta como um corpo médio, assim como sua carbonatação. Deve ser suave, porém brilhante.

 

Pode ser chamada como Dortmunder ou Dortmunder Export, pois o estilo foi desenvolvido na região industrial de Dortmund lá pelos idos de 1870, em resposta às cervejas Pilsner claras, vindo a se tornar muito popular após a Segunda Guerra Mundia.

 

Já o termo "Export", apresenta-se como um descritor de intensidade na tradição cervejeira alemã.

 

Suas estatísticas Vitais são as seguintes:

Densidade inicial de 1.048 a 1.056.

Densidade final de 1.010 a 1.015.

Amargor entre 20 e 30 IBUs.

Coloração entre 4 e 7 SRM

Teor alcoólico entre 4.8 e 6.0% ABV.

 

Normalmente é uma cerveja muito bacana para se beber bastante, possuindo um drinkability muito bom. Refrescante e saborosa. Provei e aprovei!!!

 

Cheers!!!

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

O Sesc São José dos Pinhais está oferecendo uma programação cultural gratuita durante o mês de agosto. Confira as próximas atrações:


Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Clássicos do rock e do blues são destaque no repertório de João Avelino, músico que anima o domingo (18/8) da Mercadoteca.


Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Show acontece na Live Curitiba, no sábado, dia 24 de agosto. Os ingressos estão à venda


Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Apresentação acontece no dia 23 de agosto, sexta, na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda


Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Atração conta com escorregadores, circuito de atividades e house slide


Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)