Quinta, 01 de março de 2018, 00:00 h - Atualizado em 06/04, 22:49 h

Livros, uma boa ajuda

Em se tratando de vinhos a teoria pode em muito ajudar a prática

Vale a Pena Ler de Novo:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Um pouco de teoria pode ajudar no conhecimento e pràtica de se degustar.  Separamos três boas sugestões para iniciar sua biblioteca.

Foto: Divulgação.

Grande Larousse do vinho

Um clássico do  mundo do vinho.  Ajuda, de forma prática, a você a ler e entender um rótulo, organizar uma adega, combinações  entre vinhos e pratos, termos básicos do mundo do vinho, princípios da vinificação, tipos de uva e noções de degustação, e os principais países e produtores.É fundamental e quase obrigatório para quem se inicia nos conhecimentos do vinho.

Foto: Divulgação.

Atlas Mundial do Vinho

Hugh Johnson é um autor britânico e considerado um dos mais importantes escritores de vinho do mundo.  Johnson tem escrito sobre o vinho desde 1960, e já e publicou uma grande variedade de livros, em particular  desde 1971 o The World Atlas of Wine que é considerada a primeira tentativa séria para mapear regiões vinícolas do mundo.

Jancis Robinson Mary nasceu em 22 de abril, 1950  e é uma jornalista britânica especializada em vinhos.  Escreve  uma coluna semanal para o Financial Time e também fornece consultoria para a adega da Rainha Elizabeth II.

Hugh Johnson e Jancis Robinson fazem deste livro o resultado de uma análise das particularidades geográficas, climáticas e agrícolas dos lugares onde cada vinho é produzido. Como sabemos um bom vinho esta diretamente ligado as qualidades do terreno onde suas uvas foram produzidas, portanto este é o objetivo de se desenvolver um atlas das principais regiões produtoras. O mapa é completo e qualificado por produtor, áreas de produção especificas, uvas produzidas, principais rótulos, clima, características geográficas, e explica  a importância básica e histórica daquela região   Além dos produtores tradicionais da bebida, como França e Itália, o Atlas Mundial do Vinho também aborda países como a Grécia, Canadá e até mesmo o Brasil. 

Foto: Divulgação.

A Bíblia do Vinho

Para quem busca uma enciclopédia e que tenha certa predileção pelos vinhos americanos, este livro é recheado de informações e escrito numa linguagem muito agradável, tem uma leitura fluente, com destaques e quadros que resumem os pontos principais de cada tema. França, Itália e Estados Unidos merecem mais atenção da autora, que é americana. Países como Argentina e Chile não têm o merecido destaque.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Coluna Kids

Coluna Kids

Coluna Kids


Direito & Cidadania

Direito & Cidadania

Direito & Cidadania


Kleiton Ramil

Kleiton Ramil

Canal do Kleiton




Mais lidas
Vicente Passos Colatusso e Valentin Passos Colatusso fofuras em dobro

Mondrí Spazio Gastronomia recebe o “1º EnCÃOtro de São José dos Pinhais

É cerveja ou chá de ervas?

É cerveja ou chá de ervas?

Seguindo o texto anterior, no qual mencionei alguns estilos diferentes ou pouco citados por aí, hoje vamos ver mais um destes estilos, dos quais pouco se fala, pois poucos cervejeiros e/ou cervejarias


você sabe o que é fish n’ chips?

você sabe o que é fish n’ chips?

O grande destaque da gastronomia britânica ganhou espaço no Brasil e hoje é uma febre para quem busca um preparo rápido e delicioso


Secretaria de Cultura inicia aulas de violino para crianças na Contenda

Secretaria de Cultura inicia aulas de violino para crianças na Contenda

Prefeitura inicia aulas de violino para crianças no Centro Catequético da paróquia, na Contenda.


Girls Rock Camp Curitiba oferece oficina de baixo para mulheres adulta

Girls Rock Camp Curitiba oferece oficina de baixo para mulheres adulta

Quem nunca teve nenhuma experiência com o instrumento, tem a oportunidade de dar os primeiros passos




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)