Sexta, 17 de maio de 2019, 16:32 h - Atualizado em 17/05, 16:44 h

Matemática é essencial para abrir um negócio! Veja como aprender

E por que aprender sobre estatísticas e probabilidades?

Redação:Empresarial
Autor: Redação
Foto: pexels.com


Ter um negócio próprio e bem-sucedido é o sonho de muita gente, mulheres e homens. Alcançá-lo, contudo, envolve riscos, esforço e, principalmente, muito estudo. De acordo com uma pesquisa de 2016 do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quase 24% das empresas no Brasil constituídas em 2012 fecharam antes de completar dois anos. Dentre os motivos do fracasso, encontram-se a falta de experiência e capacitação do empresário e o mau planejamento do negócio.

Ainda segundo o Sebrae, a falta de cálculos também contribui fortemente para o fim de um negócio nos seus primeiros cinco anos de vida. Como afirma o professor universitário Mario Mello, em um artigo para o portal Administradores.com, “não existe negócio empresarial sem matemática”, e tomadas de decisões precisam se basear em resultados quantitativos bem interpretados, em prol de acertos mais rápidos e precisos.

No entanto, alguns empresários parecem se esquecer da matemática depois do ensino médio. Mas é possível retomar o aprendizado dessa disciplina essencial – muitas vezes, de forma divertida. Veja como, a seguir.

Estatística e probabilidade

É possível aprender sobre estatística e probabilidade, duas noções vitais para os negócios, do conforto da sua própria casa. A plataforma educativa Learncafe, por exemplo, oferece um curso com carga horária de 10 horas sobre o tema, enquanto o portal de videoaulas da Universidade de São Paulo conta com vídeos de ensino sobre estatística.

Além disso, é possível aprender sobre o assunto enquanto se diverte. Há muitos jogos que exigem estratégias que envolvem o cálculo de probabilidades. Ler sobre eles e colocar a teoria em prática é uma forma estimulante de aprender.

Entre esses jogos está a famosa roleta, presente em cassinos do mundo inteiro e, desde o surgimento da Internet, em diversos sites. Como é possível ver na página da Betway de roleta, uma das maiores plataformas para apostar nesse jogo online, há diferentes versões de roletas virtuais disponíveis, com chances distintas de vencer o crupiê. Em todas elas, contudo, a tomada de decisões com base em probabilidades é uma estratégia indispensável para jogadores que querem ganhar.

Foto: pexels.com

Para os amantes de futebol, o esporte também pode ser um espaço interessante de aprendizado. Um grupo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais criou um site dedicado ao cálculo de probabilidades de diferentes clubes de futebol vencerem determinada competição. O famoso jogo eletrônico Cartola FC, criado pela Globo.com, também une estatísticas, probabilidades, futebol e diversão.

E por que aprender sobre estatísticas e probabilidades? No livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar (2011), o vencedor do Nobel de Economia Daniel Kahneman afirma que os seres humanos são frequentemente enganados por suas próprias intuições, ignorando estatísticas e intuindo probabilidades falsas, que os levam a tomar más decisões. Para que um negócio seja bem-sucedido, é necessário acionar outra forma de pensamento, mais lenta e árdua, mas também mais lógica e complexa. Um pensamento que se baseia, especialmente, em raciocínio, estatísticas e análise de probabilidades.

Noções básicas e cálculos imprescindíveis

Do total de 1.829 entrevistas realizadas pelo Sebrae em sua pesquisa sobre o fim de empresas brasileiras nos seus primeiros cinco anos, 39% dos empresários não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio, 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido e 50% não definiram estratégia para evitar desperdícios. De acordo com um artigo da revista Exame, é imprescindível que um empresário calcule:

  • investimento inicial necessário;
  • capital de giro;
  • fluxo de caixa;
  • precificação;
  • resultados de cada mês.

 

Foto: pexels.com

É possível aprender sobre isso em cursos e livros, bem como em artigos on-line, desde que publicados por fontes confiáveis, claro. Porém, para conseguir fazer tais cálculos, assim como aprender sobre estatística e probabilidade, são necessárias noções básicas de matemática, que muitas vezes vão se perdendo após anos sem prática.

Para relembrar elementos essenciais da disciplina, como frações, porcentagens, conversões, noções de equações e funções matemáticas, é recomendado ler, reler, fazer exercícios e aulas, o que, mais uma vez, é um processo facilitado pela Internet. Há uma série de aplicativos que também podem ajudar nesse percurso, como o Jogos de Matemática” e o “Photomath”. Para alguns, porém, a melhor solução pode ser buscar aulas presenciais com um professor particular.

O importante é se dedicar, estudar e praticar. Com as facilidades oferecidas pela Internet e pelos smartphones e as muitas opções divertidas para colocar a matemática no seu dia a dia, os empresários de hoje têm tudo para investir de forma mais segura e eficiente.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Tânia Jeferson

Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Aprenda inglês ouvindo música: esta é a proposta de curso no Solar do Rosario

Aprenda inglês ouvindo música: esta é a proposta de curso no Solar do Rosario

Que tal aprender um língua ouvindo música? Gramática e vocabulário da língua inglesa são ensinados de maneira simples e direta em curso do Solar do Rosário.


Celebremos Yule

Celebremos Yule

Saiba mais sobre o primeiro festival pagão a ser cristianizado


“Delírio” de Edson Bueno é celebrado em livro que será lançado dia 26

Como o empreendedor pode melhorar a comunicação?

Como o empreendedor pode melhorar a comunicação?

Confira dicas essenciais para melhorar a comunicação no ambiente dos negócios


Inovação na CASACOR Paraná: mecanismos elétricos para móveis garantem mais espaço por m²

Inovação na CASACOR Paraná: mecanismos elétricos para móveis garantem mais espaço por m²

A tecnologia dos atuadores lineares transforma espaços em ambientes multifuncionais e inteligentes


Veja 5 filmes para se divertir e aprender inglês com as crianças nessa

Veja 5 filmes para se divertir e aprender inglês com as crianças nessa

Aprender inglês e aguçar a criatividade vêm de bônus nesse momento do sofá e pipoca




Mais notícias desta categoria


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda Suelem Scorteganha

Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda...

Destaque da Semana

Terça, 18 de junho de 2019, 00:00 h

Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Luiza Fernanda Pereira da Silva

Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Luiza...

Destaque da Semana

Segunda, 17 de junho de 2019, 00:00 h

 Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Arlete Sofia Chincoviaki

Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Arlete...

Destaque da Semana

Domingo, 16 de junho de 2019, 00:00 h

Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Graciele Galize Figuel

Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Graciele...

Destaque da Semana

Sábado, 15 de junho de 2019, 00:00 h

Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)