Quinta, 27 de junho de 2019, 00:00 h - Atualizado em 27/06, 00:13 h

Mercado de luxo pode ser a resposta ao empreendedorismo em tempos de crise

Destaque da Semana

Redação:Variedades
Autor: Redação
Foto: Unsplash

Embora exista uma situação de crise na qual o mundo todo se insere, ainda que de forma genérica, existem alguns nichos que movimentam quantias relevantes de dinheiro. O mercado de luxo sobrevive em contradição ao andar da economia em muitos países em que a crise bateu na porta e não parece que irá embora tão cedo.

Em 2017, o mercado de luxo apresentou o índice de crescimento global de 4%, e há impulsionamento das nações emergentes neste setor. Em 2018, o aumento foi de 7,8% no Brasil, e esse crescimento não se restringe à minúscula parcela de milionários que acumulam artigos de marcas renomadas em seus armários e garagens. Há sinais evidentes de que as coisas estão mudando.

Os consumos, propriamente ditos, estão tomando uma forma mais modernizada. A experiência tem ganhado o território que, até então, era dominado pela ostentação. Essa observação vai de encontro com os conceitos da geração millennial, que demonstra uma clara preferência por experiências quando adquire algum produto.

 

 

 

 

Foto: Unsplash

Ao invés de gastar uma pequena fortuna com um artigo de luxo, como uma peça de vestuário, os clientes deste segmento preferem gastar o mesmo valor, ou um pouco a mais, em aquisições que lhes trarão experiências e sensações positivas, como tardes em spas, alta gastronomia, ou viagens que propiciem experiências emocionantes.

Aliás, esse é um cenário espetacular para o mercado de viagens de alto padrão, como Las Vegas, nos Estados Unidos, onde come-se bem e gasta-se muito bem também com os espetáculos e cassinos espalhados pela cidade. É claro que, já que estamos falando de millenials, muitos deles podem não se interessar pela versãomum da emoção em apostas em Vegas e optar por trazer sua marca de autenticidade em um cassino online, por exemplo. Este é um dos insights para ascensão o cno mercado

Foto: Unsplash

Atendimento é diferencial

Saber trabalhar um produto direcionado aos novos hábitos de consumo demanda não só estar atento às tendências, mas também redirecionar o atendimento para que as diretrizes não fiquem desalinhadas neste processo.

Considerados mimados, os consumidores de luxo brasileiros prezam por uma tratativa diferenciada que é determinante para o fechamento do negócio, chegando a se sobressair quanto à qualidade do produto. O cliente brasileiro deixará de consumir quando não se sentir bem tratado no estabelecimento, da mesma forma que passará a frequentar mais os locais nos quais é bem atendido, mesmo que o produto não seja top de linha.

Fazendo o uso da felicidade como impulsionador de giro de capital, quem souber moldar seus produtos para atender às exigências do novo mercado consumidor estará em evidência. Conforme aponta o site Ideia de Marketing, o crescimento de sectores ligados a experiências impulsionou um crescimento de 2,5% no ano passado, e há indícios de que este índice chegará aos 10% em 2022.

O mercado de luxo vivencia as crises de forma diferenciada. A mescla entre a oferta de produtos que sejam compatíveis com os novos hábitos de consumo e a construção de um relacionamento com os clientes potenciais destes nichos é um caminho promissor aos que desejam se aventurar nestes negócios. Lojas físicas e e-commerce­ devem ser guiados pela excelência no atendimento para que a clientela seja fidelizada, viabilizando o crescimento contínuo.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco




Mais lidas
Guitarrista Torcuato Mariano lança "Escola Brasileira", homenagem pelo

Guitarrista Torcuato Mariano lança "Escola Brasileira", homenagem pelo

Sexto álbum solo do instrumentista vai do samba-jazz à bossa nova e reúne convidados


Gabriel Louchard comanda “Ilusões - Festival Internacional de Mágicas”

Gabriel Louchard comanda “Ilusões - Festival Internacional de Mágicas”

O festival traz pela primeira vez ao Brasil grandes artistas do ilusionismo


Motor Blues Festival acontece de 2 a 4 de agosto com 19 shows

Motor Blues Festival acontece de 2 a 4 de agosto com 19 shows

Ao longo dos três dias, três palcos revezam as melhores bandas de blues da cidade tocando as várias vertentes do estilo musical


Marcio Karpinski é empossado presidente do Rotary Afonso Pena

Brasileiros embarcam para Mundial de Muaythai

Brasileiros embarcam para Mundial de Muaythai

Nessa semana embarcam para Bangkok,Tailândia os atletas classificados para o maior campeonato mundial de Muaythai pela IFMA.


Peita lança campanha “Rime como uma garota”

Peita lança campanha “Rime como uma garota”

O intuito da marca-protesto Peita é oferecer ferramentas de enfrentamento para mulheres lutarem contra as opressões diárias




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)