Sábado, 08 de dezembro de 2018, 21:30 h - Atualizado em 08/12, 21:42 h

Novos cursos online permitem aprender de tudo

Grande parte deles foi desenvolvida em parceria com universidades, empresas e especialistas nas suas respectivas áreas.

Redação:Variedades
Autor: Redação
Foto: Divulgação

Um dos melhores benefícios da internet foi permitir que pessoas aprendessem todo tipo de assunto no seu próprio tempo e sem precisar sair de casa. No início, havia poucas plataformas disponíveis para escolher, mas hoje em dia a oferta de cursos online é enorme.
Grande parte deles foi desenvolvida em parceria com universidades, empresas e especialistas nas suas respectivas áreas. Com um pouco de disciplina, é possível aprender desde os conceitos básicos da cozinha até uma nova especialização profissional.

 

Foto: Divulgação

A gastronomia é uma das áreas mais bem exploradas na internet. É possível aprender dicas interessantes como a maneira correta de preparar uma picanha ou até mesmo realizar cursos inteiros de gastronomia criados por profissionais respeitados.
Para quem está começando, a dica é o “Gourmet a Dois”. Esse canal do YouTube ensina a fazer diversos pratos tradicionais de uma forma simples e muito prática. Além disso, ele também conta com uma ótima seção de conhecimentos básicos na cozinha.

Os entusiastas mais avançados também podem encontrar diversos cursos gratuitos excelentes. Um dos grandes destaques é o “Ciência e Cozinha” criado e disponibilizado pela Universidade de Harvard.
Disponível no YouTube, essa série de palestras públicas discute conceitos das ciências físicas que sustentam a culinária cotidiana e a haute cuisine, conhecida por seus pratos chiques e elaborados.

Cada aula começa com um chef internacionalmente famoso, como Ferran Adrià e Joan Roca, que apresenta o aluno a uma das suas invenções. Depois essas criações servem como inspiração para explicar de uma maneira científica como funcionam diversas técnicas e receitas de culinária.

O poker é outro assunto que pode ser melhorado ou aprendido pela internet. O esporte das cartas tem uma ótima presença online e existem vários cursos disponíveis para todos os níveis de entusiasta.

A principal recomendação são os cursos oferecidos pela Inagame. Essa plataforma de ensino digital é voltada para o desenvolvimento de esportes da mente e conta com a curadoria de André Akkari, competidor profissional que já foi campeão mundial da World Series of Poker (WSOP).

Akkari ensina novos praticantes a melhorarem suas habilidades há mais de uma década. Sua parceria recente com a Pokertars para disponibilizar mais cursos na plataforma vai auxiliar muito quem se interessa pelo esporte.

 

Foto: Divulgação

Também existem diversos cursos disponíveis para os interessados por música. As aulas vão desde teorias acadêmicas sobre a música até como aprender a tocar instrumentos específicos ou cantar.

Para quem tem interesse no estudo da música em si, o curso “Inside Music” da The Open University é um dos mais conceituados. Ele ensina desde o básico sobre componentes e estrutura até melodia, ritmo e polifonia.

Uma parte interessante é que ao final do curso o aluno será capaz de compor uma canção inteira, com letra e parte instrumental. Devido à forte natureza acadêmica das aulas, a universidade recomenda que antes de se inscrever o interessado faça um rápido curso introdutório de teoria musical, que também é oferecido por ela.

Os interessados apenas na parte prática também contam com ótimas ferramentas online. O Cifra Club, conhecido canal brasileiro de música, oferece muitos vídeos com conteúdo musical e ensina os alunos através de playlists gratuitas.

As aulas são divididas em partes e mostram quase todos os aspectos da música na prática. Por exemplo, as aulas de canto ensinam a aquecer a voz e se manter no tom, enquanto as de bateria mostram diversos rudimentos, viradas e como tocar músicas famosas.

Além de cursos e sites específicos para determinadas habilidades, também existem plataformas inteiras dedicadas ao ensino online, com destaque especial para a Coursera, a Udemy e a Udacity.

A Coursera é uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para educação online gratuita e inclui cursos de várias universidades, museus e think tanks. Isso faz com que ela conte com uma ampla variedade de cursos e seja muito útil para quem quiser estudar vários tópicos distintos no mesmo local.

Ela oferece cursos em todos os tipos de áreas, desde o desenvolvimento profissional à psicologia, história e literatura e todos eles contam com professores das melhores instituições do mundo, como Stanford, Princeton e Johns Hopkins.

Os cursos da Udemy são semelhantes aos da Coursera, mas essa plataforma é muito mais aberta e menos acadêmica, já que permite que os próprios usuários criem e ofereçam cursos personalizados.

A variedade de cursos é bem ampla e a Udemy oferece desde aulas de tecnologia, negócios e marketing até produtividade, saúde, hobbies e estilo de vida. A qualidade das aulas pode variar bastante, então é bom se atentar a classificação do curso.

A Udacity se concentra nas áreas de tecnologia e desenvolvimento de software. E essa plataforma oferece principalmente cursos em programação, ciência de dados e desenvolvimento web.

Além de cursos online tradicionais, ela também oferece programas de nanodegree. Que são uma espécie de curso de curta duração para pessoas que querem dominar um conjunto de habilidades ou seguir uma carreira em tempo integral em alguma área tecnológica.

Hoje em dia, a distância deixou de ser uma barreira para o aprendizado. Não importa a habilidade que se queira aprender ou aprimorar, a chance de que exista um curso disponível agora mesmo para ela é enorme. Só é necessário pesquisar e se inscrever para começar.

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Cultura realizará Sábado Animado de abril no dia 27

Cultura realizará Sábado Animado de abril no dia 27

O próximo Sábado Animado, que será realizado no dia 27 de abril


Curitiba ganha festival de jazz

Curitiba ganha festival de jazz

O Curitiba Jazz Sessions terá sua primeira edição no mês de maio, na Ópera de Arame, e trará para capital paranaense os consagrados músicos Hamilton de Holanda e Joshua Redman


Mostra de videodança no Sesi Portão transforma a linguagem audiovisual

Mostra de videodança no Sesi Portão transforma a linguagem audiovisual

Sessão promovida pela Cia Margaridas revela inovação artística


 Shopping em Curitiba recebe concurso de cosplay

Shopping em Curitiba recebe concurso de cosplay

Evento acontece neste sábado (27) e tem como premiação seis meses de cinema grátis


 E no Japão, se tem arroz é cerveja ou saquê?

E no Japão, se tem arroz é cerveja ou saquê?

Hoje vamos falar mais um pouco de cervejas diferentes, buscando até mostrar que alguns ingredientes bastante criticados também podem ser apreciados por muitas pessoas.


Música e teatro de bonecos comandam o último fim de semana de abril

Música e teatro de bonecos comandam o último fim de semana de abril

Espaço Faz de Conta, Teatro de Bonecos Dr. Botica e Teatro EBANX Regina Vogue estão com programações para toda a família




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)