Segunda, 18 de fevereiro de 2019, 00:00 h - Atualizado em 18/02, 00:00 h

O coração do seu negócio não pode parar - Dicas de como vender mais

Como vender mais é o principal desafio das pequenas empresas brasileiras

Lívia Zeferino - Prime Comunicação:Empreendedorismo
Autor: Lívia Zeferino - Prime Comunicação
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação (Google Imagem)

O mercado de 2019 espera por muitas mudanças. A economia promete uma melhora significativa diante dos cenários encontrados nos últimos anos. Desde o pequeno empreendedor até o grande, alguns desafios são incomuns, e um deles é fazer com que o negócio cresça e consiga alcançar uma posição no mercado com força e solidez.

E para que isso aconteça setor comercial precisa se profissionalizar e rodar a todo vapor. A área de vendas é o coração de qualquer negócio, e precisa ser vista com muita atenção, onde qualquer detalhe pode fazer toda a diferença no resultado final.

Segundo uma pesquisa de mercado, realizada pela GGV Consultoria Empresarial, o setor de vendas das pequenas empresas brasileiras é o principal gargalo entre os departamentos das empresas. Mais de 41% dos empreendimentos aponta a área comercial como insatisfatória, 21% não sabe avaliar, e outros 38% dizem que estão contentes com o setor.

A Importância da Área de Vendas

Para o consultor de negócios Leonardo Beling, a área de vendas é como o combustível de um carro. “É que faz o negócio andar, ou seja, sem vendas, as empresas fecham as portas. Ela é responsável pela prospecção, relacionamento e fechamento de novos clientes”, relata.

Leonardo sinaliza que o principal desafio do setor é a previsibilidade e gestão por indicadores. Vendas é uma ciência, por isso a importância de estudá-la, estabelecer métricas de sucesso, ou simplesmente estabelecer as metas que precisam ser alcançadas. “Outro gargalo na área de vendas, se trata da habilidade de identificar e se adaptar a diferentes perfis comportamentais. Pessoas compram de outras pessoas. Por mais que a tecnologia faça parte de todo processo comercial, é fundamental entender sobre comportamento humano, e principalmente dos padrões de comportamento para tomada de decisão. Profissionais que tem essa habilidade, certamente possuem resultados mais significativos”, reflete. 

Todo empresário quer vender mais e normalmente priorizam o setor comercial. Porém, a grande maioria não entende que para atingir esse resultado, precisam primeiro se qualificar e treinar a sua equipe.  Outro ponto essencial é investir em tecnologia, e depois quebrar paradigmas de gestão e implementar uma gestão voltada para resultados. “Vendas se trata do uso de processos, metodologias, ferramentas e capital humano. Utilizando cada um destes recursos com inteligência, o retorno é inevitável” comenta o consultor.

Inovação No Setor

O Marketing é o principal responsável por trazer novas oportunidades, novos interessados na marca, e o setor de vendas por apresentar a empresa, os detalhes do produto/serviço e transformar esta oportunidade em cliente efetivo. O alinhamento dessas duas áreas pode ser considerado um fator de inovação, considerando o modelo atual das empresas hoje.

Especialmente para área de prestação de serviço, a implementação de um CRM é essencial. CRM significa Customer Relationship Management, na tradução, Gestão de Relacionamento com Cliente. “Por meio deste software, é possível ter o registro de toda sua base de contatos, acompanhar o processo de compra do cliente, analisar indicadores, controlar atividades, entre outros”, explica.

Um departamento da área de vendas que é bastante comum no ambiente das start-ups é o Custumer Sucess.  É um departamento exclusividade focado em trazer sucesso para o cliente, antecipando suas necessidades, avaliando sua experiência como consumidor e realizando o suporte para qualquer eventualidade. A Nubank, por exemplo, é um grande exemplo de um Custumer Sucess de grande qualidade.

 

Mudanças Da Economia

Na nova economia, é fundamental que o vendedor tenha um olhar mais humano. Realmente se importar em ajudar o cliente de alguma forma com a sua solução, e não empurrar a venda de qualquer maneira.

Segundo dados de pesquisa realizada pela IBM, 79% da decisão de compra do cliente é realizada antes de entrar em contato com a empresa. O papel do vendedor é muito mais de um facilitador, de uma ponta e um suporte para ajudar o consumidor na tomada de decisão.

Quem se destaca hoje, não é mais aquele vendedor papudo, que tem grande nível de habilidade interpessoal e monstra muito convincente. “O melhor vendedor da nova economia é aquele que sabe se colocar no lugar do cliente, exercendo a empatia com maestria e analisa dados e indicadores para atingir as suas metas”, relata.

 

O Comportamento do Vendedor

Para Leonardo não existe um milagre para o sucesso de vendas. É um conjunto de ações que se executadas corretamente, irão trazer melhores resultados. Os três pontos relevantes para começar a obter resultados são: implementar um CRM, mapear o processo de vendas e desenvolver o script comercial.

“O primeiro irá trazer clareza sobre quem são os prospects e em que estágio do ciclo de compra cada um está. O segundo vai fazer você entender qual é o passo a passo que precisa ser dado, para aumentar as chances do seu cliente comprar de você. E o terceiro desenvolve qual o padrão de comunicação será apresentado, quais são os melhores argumentos para persuadir o seu cliente a tomar a decisão de comprar seu produto/serviço”, enfatiza.

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Startup oferece aulas online de inglês completamente grátis

Startup oferece aulas online de inglês completamente grátis

A plataforma curitibana Kultivi trabalha com dezenas de cursos gratuitos oferecidos por meio de economia compartilhada


Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba é confirmado de 18

Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba é confirmado de 18

Julho é historicamente o mês mais frio de Curitiba.


Passeio Ciclístico será realizado neste domingo (26)

Passeio Ciclístico será realizado neste domingo (26)

Neste domingo, dia 26 de maio, acontecerá o passeio ciclístico em São José dos Pinhais


Cantor mineiro comanda pocket show na Livraria Cultura

Cantor mineiro comanda pocket show na Livraria Cultura

Tuca Oliveira apresenta nesta sexta-feira (24) canções do álbum “As Flores do Começo”


Teatro de sombras conta história do cientista Albert Einstein no Museu Paranaense

Teatro de sombras conta história do cientista Albert Einstein no Museu Paranaense

Atração voltada ao público infantil inicia nesta terça-feira, dia 21 de maio, até 2 de junho. Entrada gratuita


Curitiba terá dia especial de atendimento  aos microempreendedores individuais

Curitiba terá dia especial de atendimento aos microempreendedores individuais

Mutirão do MEI, nesta quinta-feira, contará com várias entidades para auxiliar os MEIs com orientações para melhorar negócios




Mais notícias desta categoria


Mulheres de Sucesso Araucária: Adriana Cecere Vaz

Mulheres de Sucesso Araucária: Adriana Cecere...

Destaque da Semana

Quinta, 16 de maio de 2019, 10:31 h


Clube Mulheres de Sucesso Paraná comemora 01 ano

Clube Mulheres de Sucesso Paraná comemora 01 ano

Destaque da Semana

Domingo, 05 de maio de 2019, 12:19 h

Clube Mulheres de Sucesso é lançado em Araucária

Clube Mulheres de Sucesso é lançado em Araucária

Destaque da Semana

Sexta, 19 de abril de 2019, 08:57 h

Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)