Sexta, 06 de abril de 2018, 00:00 h - Atualizado em 06/04, 00:00 h

O Mito do Colágeno

Precisamos esclarecer a verdade sobre o colágeno!

Aninha Pazinatto:De Bem com a Vida
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Sabemos que o consumo de colágeno vem sendo tratado com certo modismo e cá entre nós, sempre escutamos alguém falar ‘’ estou tomando colágeno, acho incrível, já experimentou?’’

 Pois é, a indústria vendo todo esse boom, logo tratou de colocou no mercado inúmeros produtos com colágeno, como suplementos, cápsulas, bebidas e balas "beauty" e garanto... se você for na farmácia vai encontrar o pacotinho de balinhas fini de colágeno para comprar.

Foto: Divulgação.

Acontece que precisamos esclarecer a verdade sobre o colágeno!

O colágeno é uma proteína que nosso organismo produz naturalmente, que está presente em diferentes quantidades em quase todos os órgãos e a sua função principal é dar sustentação e elasticidade a pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos. 

Foto: Divulgação.

Nos mulheres costumamos a relacionar o colágeno com a pele do rosto e o envelhecimento. O que é um fato, pois com a idade nosso corpo produz cada vez menos dessa proteína e lá por volta de nossos 30 anos ela começa a decair 1% a cada ano que se passa. (Ficou em choque também? Porque eu fiquei!)

E nesse nosso ‘’medo’’ de envelhecer acabamos suplementando e usando cosméticos que tenham colágeno para tentar retardar o processo. E é ai que mora o MITO do colágeno, mas para compreender, precisamos relembrar um pouquinho de bioquímica!

Todas as proteínas do nosso organismo são feitas de aminoácidos. Diferentes sequencias de aminoácidos juntos formam uma proteína e quem regula essa produção é nosso próprio organismo através de uma série de fatores endógenos, tais como secreção de hormônios, testosterona, estrogênio e etc...

O que acontece é que quando tomamos um suplemento de colágeno nosso organismo vai fazer o que naturalmente faz no processo de digestão: DIGERIR. O colágeno chega até o estomago e vai ser digerido em aminoácidos que serão absorvidos pelas células no intestino delgado.  Prestou atenção? O colágeno –proteína- que você consumiu, vai ‘’retornar’’ a ser aminoácido, e assim o SEU CORPO VAI DECIDIR QUAL PROTEINA PRODUZIR!

Se for necessidade e estimulo do seu organismo ele vai produzir colágeno, se não for... ele simplesmente não vai produzir, ou seja, não importa o QUAAAAANTO você ingira de colágeno, porque o seu corpo só vai produzir o necessário! Entenda que no final de tudo isso o que vale de verdade é o estimulo e sua necessidade, não o que de fato você quer que aconteça!

O endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento, tem uma frase que é bem lúcida em relação a isso: "É como comer um bife. Um bife é constituído em sua parte por proteína, quando você se alimenta dele, ele será digerido em aminoácidos e assim o seu corpo vai utilizar esses aminoácidos para fazer o colágeno ou não".

Resumindo, precisamos na verdade ter uma dieta balanceada em proteínas de boa qualidade, equilibrando junto com carboidratos e gorduras e sempre ter uma alimentação saudável, pois existem algumas vitaminas e minerais que ajudam a manter nossa pele saudável, como zinco, silício, vitamina A, vitamina C e vitamina E, que podemos retirar dos alimentos. 

Mas se você quer algum tratamento contra a flacidez e para ter uma melhora no aspecto da pele, existem no mercado peelings químicos e a laser, além de o uso crônico de aparelhos de alta frequência. Entre as técnicas mais modernas, tem o Ulthera, que é um ultrassom fracionado, não invasivo, para combater a flacidez facial e corporal.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Air France: Novo menu à la carte

Air France: Novo menu à la carte

Air France anuncia mais uma nova opção de menu à la carte para as cabines Economy e Premium Economy em voos de longa-distância


FALSO SEQUESTRO – CINEMA

FALSO SEQUESTRO – CINEMA

Destaque da Semana


Carnês do IPTU de 2019 serão distribuídos em fevereiro

Carnês do IPTU de 2019 serão distribuídos em fevereiro

Valores para 2019, o IPTU deste ano teve seus valores corrigidos em 4,44%


Colônia Marcelino: no próximo domingo (27) tem Festa do Trigo em SJP

Colônia Marcelino: no próximo domingo (27) tem Festa do Trigo em SJP

Festa acontece na Igreja Ucraniana Santíssima Trindade da Colônia Marcelino


Torneio Brasileiro WMC

Torneio Brasileiro WMC

Destaque da Semana


O Bazar Grená que todos amamos.

O Bazar Grená que todos amamos.

Destaque da Semana




Mais notícias desta categoria


6 TRUQUES STYLING DE FASHIONISTAS

6 TRUQUES STYLING DE FASHIONISTAS

Destaques da semana

Sexta, 18 de janeiro de 2019, 10:08 h

Christiane Delfrate e Guilherme Ebbers renovam votos

Christiane Delfrate e Guilherme Ebbers renovam...

Destaques da semana

Sexta, 18 de janeiro de 2019, 10:03 h

Sommerfest e Festa Pomerana na rota do turismo catarinense em janeiro

Sommerfest e Festa Pomerana na rota do turismo...

Destaques da semana

Sexta, 18 de janeiro de 2019, 00:00 h


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)