Domingo, 07 de janeiro de 2018, 09:43 h - Atualizado em 07/01, 09:44 h

O Poeta da Paixão

Um pouco sobre a vida de um dos mais românticos poetas do Brasil

Tacy de Campos:Cultura
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Também conhecido como Poetinha, Marcus Vinícius de Moraes foi jornalista, dramaturgo e diplomata. Mas sua fama veio como poeta e letrista nas parcerias com grandes nomes da Música Popular Brasileira . Era também um mestre do soneto, entre eles o Soneto de Despedida, Soneto do Amor Total e o mais famoso Soneto de Fidelidade. 

Carioca da gema, do bairro da Gávea, Vinícius foi um apaixonado pela vida e pelo amor e seu legado é estudado e admirado até os dias de hoje. Ao longo de 50 anos de carreira foram 13 livros, mais de 420 poesias, 300 canções e 120 textos em prosa. Mas tanto sua obra literária como o seu nome, só se tornariam populares com a ascensão da bossa nova no final da década de 1950. Sua parceria com Tom Jobim se tornou a cara do movimento vanguardista e juntos, compuseram muitos clássicos como Chega de Saudade, Eu sei que vou te amar, A Felicidade, Insensatez e a mundialmente conhecida, Garota de Ipanema.

Vinícius era formado em Letras e Direito e começou cantando no coro da escola. Estudou cinema com Orson Welles. Tinha amizade com nomes de peso da cultura do país e do mundo, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond, Pablo Neruda, Di Cavalcanti. Compôs com gigantes, como Pixinguinha (Lamento / Mundo melhor), Baden Powell (Canto de Ossanha / Samba da Benção / Paz), Adoniran Barbosa ( Bom Dia, Tristeza), Edu Lobo (Arrastão / Canção do Amanhecer), Carlos Lyra (Você e Eu/ Minha Namorada), Paulo Tapajós (Canção da Noite), Francis Hime (Anoiteceu), Tom Jobim e Toquinho, com quem escreveu mais de 100 canções e fez mais de mil shows no Brasil e no exterior.

Ganhou notabilidade ao levar fama de conquistador com as mulheres. Casou-se por nove vezes ao longo da vida. Era um boêmio inveterado, fumante compulsivo e grande apreciador de uísque. Seu último trabalho musical foi A Arca de Noé, lançado em 1980. Morreu nesse mesmo ano, após passar mal na banheira da casa onde morava, na Gávea, Rio de Janeiro.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Air France: Novo menu à la carte

Air France: Novo menu à la carte

Air France anuncia mais uma nova opção de menu à la carte para as cabines Economy e Premium Economy em voos de longa-distância


FALSO SEQUESTRO – CINEMA

FALSO SEQUESTRO – CINEMA

Destaque da Semana


Carnês do IPTU de 2019 serão distribuídos em fevereiro

Carnês do IPTU de 2019 serão distribuídos em fevereiro

Valores para 2019, o IPTU deste ano teve seus valores corrigidos em 4,44%


Colônia Marcelino: no próximo domingo (27) tem Festa do Trigo em SJP

Colônia Marcelino: no próximo domingo (27) tem Festa do Trigo em SJP

Festa acontece na Igreja Ucraniana Santíssima Trindade da Colônia Marcelino


Torneio Brasileiro WMC

Torneio Brasileiro WMC

Destaque da Semana


O Bazar Grená que todos amamos.

O Bazar Grená que todos amamos.

Destaque da Semana




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)