Quarta, 20 de março de 2019, 00:00 h - Atualizado em 20/03, 00:00 h

O premiado espetáculo “Para não morrer” ganha o palco do Sesi São José

Inspirado na obra “Mulheres”, de Eduardo Galeano, a montagem traz histórias verídicas de mulheres da resistência

Lívia Zeferino da smartcom:Teatro
Autor: Lívia Zeferino da smartcom
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação.

Após lotar as apresentações realizadas durante o Festival de Teatro de Curitiba 2018 e as sessões de temporadas e circulações por várias regiões do País, o espetáculo “Para não morrer”, em parceria com o Sesi Cultura, se apresenta no Teatro Sesi São José dos Pinhais disa 22 e 23 de março.  Em cena, chama a atenção a atuação de Nena Inoue, vencedora do Prêmio Shell 2019 de Melhor Atriz pela performance.

Inspirado na obra “Mulheres”, de Eduardo Galeano, a peça traz histórias verídicas de mulheres da resistência - célebres e anônimas - que transformaram o meio em que viviam.  Durante a apresentação, o público é convidado a refletir sobre temáticas femininas e feministas atreladas a questões histórico-políticas, especialmente da América Latina. O espetáculo, idealizado por Nena Inoue, conta com a dramaturgia do curitibano Francisco Mallmann e a parceria de criação de Babaya.

Sentada em uma poltrona, a atriz/narradora se apropria da palavra e dá voz a muitas outras ao rememorar grandes feitos de perseverança contra a opressão. Nena, em cena, apresenta uma narradora fisicamente limitada, mas que insiste em falar e que intersecciona distintas vivências e aprendizados, evocando muitas presenças e alternando força e ternura. A peça fala sobre luta, opressão e violência. Mas também trata de resistência, liberdade e afeto.

O espetáculo realizou, até o momento, 115 apresentações em várias regiões do País e, em 2017, foi indicado aos Prêmios de Melhor Espetáculo, Direção, Cenário, Figurino e Atuação. Foi premiado pelo Troféu Gralha Azul 2017 de Melhor Atriz pela atuação de Nena Inoue, que também foi indicada ao prêmio Botequim Cultural.  

 

SERVIÇO

SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA:

Espetáculo “Para não morrer”

 

Data: 22  e 23 de março

Hora: às 20h00

Duração: 90 min

Classificação: 14 anos

Valor: ingresso solidário (doação de 1kg de alimento)

Local: Teatro Sesi | São José dos Pinhais

Endereço: R. Quinze de Novembro, 1800 - Centro

Observação: espaço sujeito a lotação (trocar ingressos no local com 30 minutos de antecedência)

 

Mais informações
www.sesipr.com.br/cultura /

www.facebook.com/sesiculturapr

 

 

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Uninter promove 23 corrid­­as de rua em 2019

Uninter promove 23 corrid­­as de rua em 2019

Competições acontecem no Paraná com o objetivo de incentivar a prática esportiva


4º edição do É no choro que vou de 23 a 30 de abril

4º edição do É no choro que vou de 23 a 30 de abril

O Festival Nacional do Choro trará mais de 10 apresentações com artistas locais e de renome nacional, além de debates e workshops em vários locais da cidade.


A era da distorção amorosa!

A era da distorção amorosa!

Amor é sinônimo de paixão? Amor é sinônimo de Obsessão?O que é o amor?


Espetáculo Bita e os Animais anima a criançada neste fim de semana

Espetáculo Bita e os Animais anima a criançada neste fim de semana

Musical é apresentado no Teatro EBANX Regina Vogue


Curitiba será invadida por ações criativas

Curitiba será invadida por ações criativas

O World Creativity Day Brazil vai movimentar simultaneamente 52 cidades brasileiras com centenas de atividades gratuitas


FRESH apresenta programação musical para o feriado de Páscoa

FRESH apresenta programação musical para o feriado de Páscoa

Espaço gastronômico terá shows ao vivo para animar a noite dos curitibanos




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)