Domingo, 11 de novembro de 2018, 00:00 h - Atualizado em 11/11, 00:00 h

O que é Paralisia do Sono?

Sensação acontece quando a pessoa acorda, mas não consegue mover seu corpo.

Hospital Nossa Senhora das Graças:Empresarial
Autor: Hospital Nossa Senhora das Graças
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação.

A paralisia do sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo. "Envolve um período de inabilidade de realizar movimentos voluntários que pode ocorrer no início do sono ou durante um despertar", comenta a neurologista e especialista do sono do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dra. Patrícia Coral.

Acontece quando a pessoa acorda durante o estágio REM (rapid eye movement = movimento rápido dos olhos). A sensação de paralisia acontece porque o cérebro da pessoa despertou antes do corpo. Neste momento, o cérebro pode ainda estar envolvido com sonhos, numa espécie de confusão mental. A pessoa tem uma sensação terrível de não se mexer, além de estar vivenciando as imagens do sonho recente. "É um sintoma ligado ao cérebro porém o mecanismo pelo qual ocorre ainda não foi bem elucidado. Alguns estudos evidenciaram que pode estar relacionado ao transtorno de ansiedade, depressão, ingesta abusiva de álcool ou estresse pós-traumático. Em parte pode ter um componente genético", explica a médica.

A situação explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se veem deitadas na cama e incapazes de se mover. "Dependendo da frequência que ocorre pode requerer tratamento medicamentoso. Se ocorrer de forma isolada o paciente deve apenas tentar ficar calmo, pois o quadro reverte em poucos segundos", afirma a Dra. Hábitos do sono mais saudável - como ir para cama em horários regulares, fazer atividades mais calmas próximo de dormir e evitar bebidas alcoólicas e medicamentos que relaxam a musculatura, são bastante eficazes para combater a paralisia do sono.

Segundo a especialista, a paralisia do sono pode ocorrer de forma isolada ou quando o paciente é diagnosticado com narcolepsia – doença genética na qual apresenta sintomas de sonolência excessiva diurna e cataplexia - perda repentina do tono muscular provocada por emoção forte, às vezes associada a um irresistível desejo de dormir que é associada ao quadro.

 

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Coluna Kids

Coluna Kids

Coluna Kids


Direito & Cidadania

Direito & Cidadania

Direito & Cidadania


Kleiton Ramil

Kleiton Ramil

Canal do Kleiton




Mais lidas
Vicente Passos Colatusso e Valentin Passos Colatusso fofuras em dobro

Mondrí Spazio Gastronomia recebe o “1º EnCÃOtro de São José dos Pinhais

É cerveja ou chá de ervas?

É cerveja ou chá de ervas?

Seguindo o texto anterior, no qual mencionei alguns estilos diferentes ou pouco citados por aí, hoje vamos ver mais um destes estilos, dos quais pouco se fala, pois poucos cervejeiros e/ou cervejarias


você sabe o que é fish n’ chips?

você sabe o que é fish n’ chips?

O grande destaque da gastronomia britânica ganhou espaço no Brasil e hoje é uma febre para quem busca um preparo rápido e delicioso


Secretaria de Cultura inicia aulas de violino para crianças na Contenda

Secretaria de Cultura inicia aulas de violino para crianças na Contenda

Prefeitura inicia aulas de violino para crianças no Centro Catequético da paróquia, na Contenda.


Girls Rock Camp Curitiba oferece oficina de baixo para mulheres adulta

Girls Rock Camp Curitiba oferece oficina de baixo para mulheres adulta

Quem nunca teve nenhuma experiência com o instrumento, tem a oportunidade de dar os primeiros passos




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)