Quarta, 01 de agosto de 2018, 21:37 h - Atualizado em 01/08, 21:42 h

OAB nas Escolas: palestras gratuitas vão esclarecer população sobre Seguridade Social

Qualquer cidadão interessado pode participar, basta verificar no calendário o dia e local mais próximo de sua casa

Prefeitura de São José dos Pinhais:São José dos Pinhais
Autor: Prefeitura de São José dos Pinhais
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto:

Com o objetivo de prestar esclarecimentos à comunidade sobre Seguridade Social, principalmente como ela se constitui e funciona juridicamente como Previdência, Assistência e Saúde, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, está mais uma vez promovendo o Projeto OAB nas Escolas. O círculo de palestras é aberto à toda população e terá início no dia 20 de agosto e contará com 14 encontros pela cidade, sempre com início as 19 horas.

O presidente da OAB-SJP, Jaiderson Rivarola, esteve esta semana na Secretaria de Educação em reunião com a secretária Ema Karam e a coordenação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) para acertar as datas e assim como divulgar e promover a realização das palestras que são gratuitas e tem importante função de informar sobre um tema que é de interesse de todo cidadão.

A proposta da OAB é dar esclarecimentos sobre o Direto de uma forma geral, iniciando com o Direito Previdenciário, especialmente no que se trata sobre a Previdência Social que é um direito que é sempre buscado quando o cidadão está em necessidade e também abordando Direito da Família, Eleitoral, da Mulher, entre outros.

Confira o Cronograma:

Foto:

O que é Seguridade Social

Seguridade ou segurança social são políticas públicas a  nível nacional voltadas para o amparo e assistência do cidadão em situações como velhice, doença e desemprego. Ela é contemplada na Constituição, dos artigos 194 a 204, e é composta em Previdência Social, Assistência Social e Saúde Pública. Ao contrário do que é vulgarmente entendido, os três seguimentos são coisas diferentes e cada um tem a sua característica e sua fonte de custeio, gerando também direitos diferentes.

A Assistência Social atende a todos os cidadãos de baixa renda dentro de um critério de miserabilidade, instituído por lei. A Previdência Social atende a todos os cidadãos que contribuem para o sistema, oferecendo a eles proteção  nos momentos de riscos sociais (momentos em que o indivíduo está incapaz de se manter sozinho). Ex.: velhice, doença, maternidade, prisão, etc. As formas de contribuição para a Previdência são: empregado, empregado doméstico, contribuição individual, trabalhador avulso, segurado especial ou ainda como segurado facultativo. A Previdência presta assistência ao cidadão na forma de aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, por idade rural e segurados especiais, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, auxílio maternidade, salário família, pensão por morte e auxílio reclusão.

Maiores informações, o cidadão pode consultar o INSS, por meio do número telefônico 135 ou pelos endereços eletrônicos www.previdencia.gov.br ou www.mps.gov.br. A Agência da Previdência Social em São José dos Pinhais fica na Rua Joinville, nº 2643, bairro São Pedro.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
História&Talento

História&Talento

História e Talento


Mhana Karim

Mhana Karim

Laricas da Mhana


Tânia Jeferson



Mais lidas
41 arcos de lua na caminhada da minha existência

41 arcos de lua na caminhada da minha existência

Quando o sol passa no céu na mesma posição do dia em que nascemos, renascemos


Pier Petruzziello participa de conferência sobre mão biônica, na Itália

Pier Petruzziello participa de conferência sobre mão biônica, na Itália

Em 2008, o curitibano Pier Petruzziello foi o primeiro homem do mundo a mexer uma mão biônica através de impulsos cerebrais. A convenção apresentará resultados de pesquisas e o futuro da mão biônica


Banda Feversense lança novo Single e Vídeo

Banda Feversense lança novo Single e Vídeo

A banda curitibana Feversense lança seu mais novo single Urucubaca Não Dá Em Caboclo, acompanhado de um belíssimo Music Video.


Rumo Certo nos Bairros será realizado no sábado (23) no Ipê

Rumo Certo nos Bairros será realizado no sábado (23) no Ipê

Prefeitura de São José dos Pinhais realiza com serviços gratuitos


Torta de chocolate mais saudável do Mundo

Filmes lançados na segunda quinzena de fevereiro

Filmes lançados na segunda quinzena de fevereiro

Pra quem quer ficar bem informado sobre cinema, eis uma lista com os melhores filmes que serão lançados ainda em fevereiro




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)