Terça, 13 de agosto de 2019, 00:00 h - Atualizado em 13/08, 00:00 h

Oficina de cinema Super 8 está com inscrições abertas

As inscrições para a oficina “Tomada Única” estão abertas até 31 de agosto

Antonio Carlos Domingues:Curitiba
Autor: Antonio Carlos Domingues
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação

O “CURTA 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba” promove, nos dias 7 e 8 de setembro de 2019, a sua oficina “Tomada Única”. Nela, além de tomarem conhecimento das técnicas de filmagem em super 8 – e da operação dos equipamentos –, os participantes receberão um cartucho de película e uma filmadora. Depois disso, terão duas semanas para produzir seus filmes, que devem ser totalmente captados e montados na câmera, para serem exibidos na mostra competitiva do Festival.

 

A oficina segue a proposta de captação em tomada única, a exemplo de eventos de super 8 que vêm conquistando o público em países da Europa, tais como França, Espanha, Suíça e Alemanha. Nesses festivais, são exibidos apenas filmes montados diretamente na câmera. Ao realizador é permitido utilizar qualquer efeito de manipulação fotográfica durante a exposição para criar as transições nos cortes. Contudo, é proibida qualquer edição posterior nas imagens captadas, o que exige planejamento prévio e conhecimento básico de fotografia de cinema.

 

O resultado é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os produtores, que assistirão aos filmes pela primeira vez somente durante o festival. A sonorização também fica a critério dos próprios realizadores, que podem optar pela execução de um CD com trilha sonora ou realizar performances, dublagens, ou mesmo a execução ao vivo do som a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.

 

As inscrições para a Oficina Tomada Única estão abertas até o dia 31 de agosto, devendo ser feitas exclusivamente pelo sitewww.curta8.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00, apenas para cobrir os custos de revelação dos filmes. Ao longo dos últimos 14 anos, a oficina já produziu mais de 150 filmes em super 8. Várias deles participaram de festivais internacionais de cinema, e muitos foram inclusive premiados.

 

O CURTA 8, é uma realização da PERFIL comunicação e cultura e da Processo MultiArtes. Este ano o Festival, que acontecerá de 8 a 10 de novembro, no Cine Passeio, em Curitiba, conta com os apoios do próprio cinema, do ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e da rádio Uni FM. Mais informações sobre o festival, estão disponíveis no site www.curta8.com.br.

 

 

SERVIÇO

Oficina Tomada Única do CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

Data: 7 e 8 de setembro de 2019

Horário: sábado e domingo, das 10h às 17h.

Local: Cine Passeio – Rua Riachuelo, 410, Centro – Curitiba/PR.

Inscrições: Pelo site www.curta8.com.br até 31 de agosto. Será cobrada taxa de R$ 30,00 por participante, para cobrir os custos de revelação. O resultado será divulgado até o dia 4 de setembro.

Vagas: 40

Classificação etária: Maiores de 16 anos



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

O Sesc São José dos Pinhais está oferecendo uma programação cultural gratuita durante o mês de agosto. Confira as próximas atrações:


Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Clássicos do rock e do blues são destaque no repertório de João Avelino, músico que anima o domingo (18/8) da Mercadoteca.


Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Show acontece na Live Curitiba, no sábado, dia 24 de agosto. Os ingressos estão à venda


Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Apresentação acontece no dia 23 de agosto, sexta, na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda


Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Atração conta com escorregadores, circuito de atividades e house slide


Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)