Os aromas da sua deusa

Receba a as energias das plantas na cura das emoções e pensamentos - Foto: Patrine Alves - Paluart

Por Tânia Jeferson 

Hoje trago um tema muito perfumado para a nossa coluna: os aromas da sua deusa interior. Mas não é aroma por si só, trata-se da cura do feminino pelos aromas. A palavra “aromaterapia” vem dos termos gregos “aroma” = odor agradável + “therapeia” = tratamento. Significa, literalmente, “tratamento através de odores agradáveis”.

Na história, as ervas aromáticas já eram utilizadas para fins religiosos, curativos ou estéticos no Egito, China, Índia, Grécia e Roma. A destilação de óleos essenciais de forma mais refinada e eficiente ocorreu em 1000 d.c., através de Avicena, um médico e filósofo árabe. Os alquimistas, no século 16, acreditavam que o óleo essencial era a parte da planta responsável pela cura.

A aromaterapia leva em consideração diversos aspectos individuais de cada ser e pode ser combinada com vários tipos de tratamentos convencionais ou alternativos.

OS AROMAS E O FEMININO
Os círculos de mulheres, mandalas de cura, proporcionam o despertar do Sagrado Feminino. É amar-se acima de tudo e exatamente do jeito que se é. É realmente se enxergar como parte da Deusa criadora de tudo, sentir-se especial só pelo fato de ser mulher.

Esse despertar permite a conexão  com as forças da Mãe Natureza, a aceitação dos seus ciclos, e a libertaração das emoções reprimidas, medos e apegos. E uma das ferramentas usadas neste despertar é a aromaterapia com óleos essências.

 

OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais são extratos altamente concentrados, extraídos de diversas partes de plantas aromáticas (diferente das essências oleosas feitas com maceração de óleos vegetais nas ervas secas). Foram considerados pelos alquimistas como a quinta essência, a alma da planta.

Existem muitos óleos essenciais que podem auxiliar a mulher na caminhada de resgate da sua essência, e dentro da aromaterapia os óleos essenciais das mulheres têm muitas ações, dentre elas as calmantes, harmonizantes e também agem sobre a psiquê feminina e sobre a produção hormonal.

Trago uma lista com alguns óleos considerados essenciais para o despertar da sacralidade do seu feminino.

OS ÓLEOS FEMININOS
Gerânio 
Este óleo essencial de aroma marcante, floral mentolado é considerado o melhor amigo das mulheres, pois auxilia na aprendizagem do amar a si mesma e permite que os fragmentos da alma se reúnam com a essência divina de si mesma, resolvendo os conflitos internos. Energeticamente, este óleo nutre a criatividade feminina permitindo o resgate da imaginação, intuição e vivência de todas as experiências sensoriais e extra-sensoriais. 

Sálvia Esclarea 
Óleo essencial com aroma almiscarado, herbal e doce.
Do latim salvare = salvar, curar, clarus = claro.  Também é conhecido como “Salvia moscatel” (pois é utilizada para dar sabor e aroma ao vinho Rhenish produzindo assim o vinho Moscatel), e por “Olhos Claros” (pois a erva é utilizada para limpar os olhos).

Simbolicamente a Sálvia permite enxergar claramente as situações tanto externas quanto internas. É como “olhar para dentro de si mesma” e enxergar sua verdade interior. Ajuda a equilibrar os aspectos emocionais extremos de ódio, depressão, vitimização. É um óleo que traz o equilíbrio mental e emocional principalmente nos momentos de estresse intenso.

Lavanda 
É um óleo de aroma doce, floral, quente e fresco.
Faz relaxar e traz paz e harmonia interior. Este óleo diminui a intensidade emocional das memórias permitindo uma sensação de segurança. Clareia a comunicação entre a mente e o corpo restaurando a verdade interior.

Proporciona vitalidade, autoestima, auto-confiança, determinação e coragem. Ela vai no fundo do inconsciente, e trabalha aquelas dores mais profundas geradas pelos desequilíbrios emocionais provenientes de traumas recentes ou antigos.

É um bom auxiliar para a depressão feminina pois trabalha questões internas mal resolvidas e padrões emocionais mal assimilados.

Camomila Romana 
O aroma do óleo de camomila lembra maçã quente e doce.

Este óleo introduz a “janela da paz”. Acalma a mente consciente superando a necessidade de estar no controle o tempo todo, permitindo uma maior receptividade das mensagens intuitivas.

Aumenta o canal de transe e a comunicação com o Eu superior, a Deusa interior. Permite à mulher o alinhamento da mente com o Divino e com a força daquela que tudo cria.

Rosa (Rosa damascena)
Este óleo é extraído da destilação das pétalas da rosa que tem exatamente 30 pétalas – é um híbrido resultante do cruzamento da rosa gállica com a rosa moschata. O óleo tem aroma floral adocicado com um toque suave cítrico.

Na Aromaterapia, o Jasmim é considerado o pai dos óleos essenciais, enquanto a Rosa é a Mãe.

Este óleo ajuda as mulheres que, por distanciamento de sua Deusa interior, tornaram-se reféns emocionais, vítimas de suas próprias emoções e sentimentos.

São mulheres que estão sempre se sentindo amedrontadas, infelizes, magoadas e incapazes de realizar suas vontades e seus sonhos. Por medo de sofrerem rejeições se isolam e se fecham, não permitindo vivenciar um contato mais íntimo com seu parceiro e com qualquer pessoa.

O óleo de rosas ajuda a compreender a individualidade unitária permitindo vivenciar a experiência do verdadeiro amor incondicional. Infundir a personalidade com ternura instila a paz interior e leva a criatividade da Alma brilhar através da personalidade.

Ylang Ylang 
Com aroma sensual doce, floral e verde ele acalma os nervos e integra as emoções. O relaxamento da mente promove mudanças nas perspectivas.

As flores do Ylang ylang são muito utilizadas na Indonésia para aromatizar e enfeitar a cama do casal na noite de núpcias. Eles acreditam que o Ylang ylang tem o poder de aumentar a libido. Na verdade este óleo é muito relaxante, calmante e levemente sedativo.

Ele não age diretamente sobre a libido feminina, mas por seu aroma exótico e sua função relaxante ele permite um momento de entrega, onde a mente tranquila colabora para que o corpo possa desfrutar de todos os momentos de prazer sem preocupações.

UM AROMA PARA CADA FASE DA MULHER 

TPM:
Óleos essenciais recomendados:
 gerânio, sálvia esclareia, lavanda, camomila romana.

Orientações: utilizar em colares aromáticos (de 2 a 3 gotas), difusor ambiental (de 8 a 12 gotas), escalda-pés (diluir 15 gotas do OE escolhido em uma colher de sopa de óleo vegetal e adicionar na água quente em uma bacia ou ofurô de pés) e fricção na sola dos pés (de 2 a 3 gotas).

Cólica menstrual:
Óleos essenciais recomendados: lavanda, gerânio, sálvia esclareia, hortelã-pimenta.

Orientações: utilizar em massagens (diluir 10 gotas de OE em cada 5 colheres de sopa de óleo vegetal e massagear) e compressas locais (pingar de 5 a 10 gotas na água quente, utilizando uma toalha para aplicar a compressa).

Menopausa:
Óleos essenciais recomendados: gerânio, sálvia esclareia.

Orientações: utilizar em colares aromáticos (de 2 a 3 gotas), difusor ambiental (de 8 a 12 gotas), escalda-pés (diluir 15 gotas de OE em 1 colher de sopa de óleo vegetal e adicionar na água quente em uma bacia ou ofurô de pés) e fricção na sola dos pés (de 2 a 3 gotas).

Fontes: 
AMARAL, F. Técnicas de aplicação de óleos essenciais. Terapias de saúde e beleza. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
https://quintaldebruxa.blogspot.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui