Sexta, 03 de fevereiro de 2017, 00:00 h - Atualizado em 03/02, 00:00 h

Os bancos com mais reclamações em 2016

Banco Central divulga ranking das instituições mais problemáticas no segundo semestre. Segurança e desinformação sobre serviços lideram as queixas


Direito & Cidadania : De Bem com a Vida


Foto: Divulgação.

O Bradesco foi o conglomerado que mais recebeu reclamações junto ao Banco Central (BC) no segundo semestre de 2016, segundo ranking divulgado pela instituição. A empresa foi alvo de 5.443 registros feitos pelos consumidores no período.

 

Caixa Econômica Federal, com 4.139 reclamações, e Santander, com 1.661, apareceram na sequência. Queixas referentes a irregularidades em segurança e privacidade, informações referentes aos serviços ou produtos e problemas com privacidade nos cartões de crédito estão entre os principais problemas reportados.

Na análise do BC, boa parte dos problemas com o Bradesco foram resultantes da fusão entre o banco e o HSBC, realizada em outubro, o que naturalmente gera aumento nas demandas e instabilidade durante o período de transição.

 “É uma questão conjuntural e, por mais que a instituição se preparasse para esse processo, houve problemas na integração que acabaram colocando o conglomerado financeiro na primeira posição do ranking semestral”, diz o chefe adjunto no Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC, Carlos Eduardo Rodrigues.  “De acordo com dados preliminares de janeiro, o volume de reclamações contra o Bradesco já está retornando ao patamar observado antes do mês de outubro”, completou.

 O Ranking de Instituições por Índice de Reclamações é acompanhado mensalmente pelo BC com base nas reclamações referentes às instituições financeiras que chegam à entidade. O número de reclamações contabilizadas considera apenas as queixas procedentes, isto é, em que o cliente tem razão de acordo com o que prevê a regulação do setor pelo BC.

 A partir delas, o BC compõem um índice em que, quanto mais alta a pontuação, maior foi o número de reclamações recebidas pela instituição.

 

O Bradesco foi o conglomerado que mais recebeu reclamações junto ao Banco Central (BC) no segundo semestre de 2016, segundo ranking divulgado pela instituição. A empresa foi alvo de 5.443 registros feitos pelos consumidores no período.

 

Caixa Econômica Federal, com 4.139 reclamações, e Santander, com 1.661, apareceram na sequência. Queixas referentes a irregularidades em segurança e privacidade, informações referentes aos serviços ou produtos e problemas com privacidade nos cartões de crédito estão entre os principais problemas reportados.

 

Na análise do BC, boa parte dos problemas com o Bradesco foram resultantes da fusão entre o banco e o HSBC, realizada em outubro, o que naturalmente gera aumento nas demandas e instabilidade durante o período de transição.

 

“É uma questão conjuntural e, por mais que a instituição se preparasse para esse processo, houve problemas na integração que acabaram colocando o conglomerado financeiro na primeira posição do ranking semestral”, diz o chefe adjunto no Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC, Carlos Eduardo Rodrigues.  “De acordo com dados preliminares de janeiro, o volume de reclamações contra o Bradesco já está retornando ao patamar observado antes do mês de outubro”, completou.

 

O Ranking de Instituições por Índice de Reclamações é acompanhado mensalmente pelo BC com base nas reclamações referentes às instituições financeiras que chegam à entidade. O número de reclamações contabilizadas considera apenas as queixas procedentes, isto é, em que o cliente tem razão de acordo com o que prevê a regulação do setor pelo BC.

 

A partir delas, o BC compõem um índice em que, quanto mais alta a pontuação, maior foi o número de reclamações recebidas pela instituição.

 

Fonte: Consumidor Moderno




Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:


Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


São José City

São José City

Cristiano Dolinski


Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Simples como Channel

Simples como Channel

Saiba mais sobre a polêmica e inovadora estilista que revolucionou os rumos da moda feminina


Bibliotecas virtuais

Bibliotecas virtuais

Um acervo on line


 "O Manifesto da Terra do Quase" é disponibilizado para dowload gratuito

"O Manifesto da Terra do Quase" é disponibilizado para dowload gratuito

O compositor e dramaturgo Elian Woidello disponibilizou o texto na íntegra de seu ensaio "O Manifesto da Terra do Quase


Bianca Zonato comemora um ano

Bianca Zonato comemora um ano

Destaques da Semana


27ª edição do Festival de Curitiba já tem bilheteria aberta

27ª edição do Festival de Curitiba já tem bilheteria aberta

Serão mais de 400 atrações, entre espetáculos teatrais, musicais, oficinas e palestras. Ingressos estão à venda.


Temporada 2018 da Sprint Race está repleta de novidades

Temporada 2018 da Sprint Race está repleta de novidades

Com carro novo e mais rápido, campeonato ultrapassa fronteiras e terá uma das etapas em Rivera (Uruguai), além das especiais com corrida noturna, corridas com convidados e muito mais




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.