Terça, 06 de fevereiro de 2018, 18:29 h - Atualizado em 06/02, 18:34 h

Os riscos do bronzeamento artificial

Você já fez algum destes?




Foto: Divulgação.

Olá meninas, como vocês estão? Ainda nessa pegada de verão, lembrei da enorme quantidade de pessoas que me perguntaram pelo instagram sobre locais aqui em Curitiba que fazem o famoso Bronzeamento artificial...

O bronzeamento artificial é aquele feito em cabine, onde a pessoa fica exposta a luz UV por cerca de 20 minutos sonhando emalcançar a perfeita marquinha. Acontece que esse tipo de técnica é TOTALMENTE IRREGULAR pois não é permitido pela ANVISA! E sim existem diversos lugares que fazem esse procedimento IRREGULAR em clinicas.


 

Foto: Divulgação.

Acontece que as pessoas ignoram os riscos e pensam exclusivamente nos benefícios do bronze e da marquinha! Apesar da sessão na câmara ser rápida a pele não sair vermelha ou com ardência, os raios UVA e UVB podem desencadear principalmente o câncer de pele e o envelhecimento precoce, além de problemas de visão e queimaduras. Todo cuidado é pouco, muitas vezes levam-se anos para os primeiros sinais de alguma alteração na pele.

Pesquisadores analisaram cerca de 27 estudos entre 1981 e 2012, para o instituto Europeu de oncologia, na Itália, com o tema sobre câncer de pele associado ao uso de câmaras de bronzeamento. Eles concluíram que o bronzeamento implicou num aumento de 20% do risco de ter um melanoma (um tipo de câncer de pele) e tem mais... quando o usuário tem menos de 25 anos esse risco dobra! Da um medo ne?

Foto: Divulgação.

A coisa é tão seria que já aconteceram inúmeros relatos de mulheres que sofreram graves queimaduras com essa técnica, isso acontece porque como é um equipamento não aprovado pela anvisa, o órgão não faz fiscalização (já que na teoria NINGUEM deveria ter e faz mal a saúde), então cabe a clínica e ao profissional responsável a organização para manutenção e calibração, pois as câmaras não seguem um padrão de fabricação.

Com tudo isso criaram as lajes para bronzear, onde tem os horários determinados (com menor índice de radiação), aplicação de cremes bronzeadores e mix de óleos. Outra solução é o bronzeamento a jato! Eu nunca realizei nenhuma dessas duas técnicas. A do bronzeamento artificial nunca passou na minha mente em tentar, pois eu jamais arriscaria minha saúde em prol da estética! Sempre temos que pensar muito bem quais caminhos tomar ao longo da nossa juventude, pois tem coisas que não tem volta! E o bronzeamento artificial é um desses!

Foto: Divulgação.

Agora me conta, você já fez algum desses procedimentos?




Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:


Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Espetáculo faz homenagem à vida de Carmen Miranda

Espetáculo faz homenagem à vida de Carmen Miranda

“O que é que a Maria tem?” será apresentado nos dias 18 e 19 de maio, às 16h, no Teatro Sesi Portão, com ingressos a partir de R$ 10


Deixa o povo amar como e quem quiser

Deixa o povo amar como e quem quiser

Uma carta contra o preconceito


CASACOR Paraná promove festa de lançamento do Anuário 2018

CASACOR Paraná promove festa de lançamento do Anuário 2018

A edição de 2018 da CASACOR Paraná aborda o tema “Casa Viva”.


Com a chegada do frio, Agência do Trabalhador de SJP abre mais cedo

Com a chegada do frio, Agência do Trabalhador de SJP abre mais cedo

A medida, segundo do diretor da Agência do Trabalhador Vilson Marques, será adotada até o fim do inverno




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.