Terça, 20 de junho de 2017, 00:00 h - Atualizado em 06/04, 21:40 h

Ovos na alimentação infantil

Destaque da Semana




Foto: Divulgação.

Um novo estudo de um especialista líder em nutrição infantil na Brown School, na Universidade de Washington, em St. Louis, demonstrou que ovos aumentaram significativamente o crescimento em 47% em crianças pequenas estudadas, em um resultado muito mais significativo do que o de estudos anteriores.

Os ovos, além de acessíveis e de baixo custo, permitem inúmeras formas de preparo e o paladar costuma agradar à criançada, o que já é outro ponto a favor da inclusão do alimento nas refeiçõe dos baixinhos. Além disso, ovos são um alimento completo, embalado com segurança e possivelmente mais acessível em populações pobres em recursos do que outros alimentos complementares, especificamente alimentos enriquecidos. Por este motivo, o ponto principal da pesquisa é a demonstração de que os ovos têm o potencial de contribuir para reduzir  deficiências de crescimento em todo o mundo. O estudo, "Ovos em alimentação complementar e crescimento infantil", foi publicado on-line em junho deste ano na revista Pediatrics.

Os autores realizaram um estudo comparativo e controlado no Equador em 2015. Crianças de 6 a 9 meses receberam aleatoriamente um ovo por dia durante 6 meses, contra um grupo controle, que não recebeu ovos.

Os ovos mostraram aumentar o padrão de crescimento destas crianças.  Além disso, as crianças no grupo de tratamento apresentaram maior ingestão dietética de ovos e menor consumo de alimentos açucarados em comparação ao controle, o que também é muito benéfico.

O estudo também monitorou cuidadosamente as reações alérgicas aos ovos, mas nenhum incidente foi observado ou relatado pelos cuidadores durante as visitas domiciliares semanais.

Enfim, são excelentes notícias para o universo da Nutrição. Depois de décadas tratados como os vilões do colesterol, estudos sérios começam a mostrar o enorme potencial deste alimento delicioso.

Que tal ovos cozidos para o jantar de hoje?

 

Fonte do estudo: Lora L. Iannotti, et cols. Eggs in Early Complementary Feeding and Child Growth: A Randomized Controlled TrialPediatrics, 2017.


Autor:

5948577f3d11676281614aa9 profile original

Adriana Zadrozny

Nutricionista com ênfase em Nutrição e Qualidade de Vida. Trabalha com Nutrição Anticâncer. Mestre em Fisiologia Humana e professora universitária, é também a autora do livro SOBRE VIVER – assim aprendi com um câncer de mama (Editora Máquina de Escrever).



Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:


Colunista do dia
Aninha Pazinatto

Coluna Papo de Piá

Coluna Papo de Piá

Coluna Papo de Piá




Mais lidas
Precisamos falar sobre Fake News

Precisamos falar sobre Fake News

A irresponsabilidade de disseminar boatos pela internet pode nos custar caro


Ser Só

Ser Só

Poesia de Tacy de Campos




Mais notícias desta categoria


Ser Só

Ser Só

Poesia de Tacy de Campos

Quinta, 24 de maio de 2018, 16:27 h



Deixa o povo amar como e quem quiser

Deixa o povo amar como e quem quiser

Uma carta contra o preconceito

Domingo, 20 de maio de 2018, 00:29 h

Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.