Quinta, 21 de março de 2019, 00:00 h - Atualizado em 21/03, 00:00 h

“Peça Para Adultos Feita Por Crianças”: montagem trata de temas adulto

Tendo “Hamlet” como ponto de partida, espetáculo é encenado por crianças, mas voltado para plateia de adultos

Festival de Curitiba 2019:Teatro
Autor: Festival de Curitiba 2019
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação.

Uma peça provocativa, inspirada em um denso personagem shakespeariano, mas que tem a participação das crianças na produção de roteiro e textos, além de um elenco infantil. Em “Peça Para Adultos Feita Por Crianças”, a dramaturga Elisa Ohtake cria, junto com cinco crianças, uma versão de Hamlet, partindo do entendimento singular de cada uma delas sobre a obra. A reflexão sobre a humanidade é apresentada nas particularidades do universo infantil e então, ressignificada.

O espetáculo de teatro contemporâneo inverte papéis. O texto foi escrito com a participação das crianças. “Elas pensam, dançam, atuam Hamlet a partir das próprias experiências de vida, a partir da condição singular de cada uma. Mergulham em Hamlet, ou seja, na apoteose da consciência humana, na entidade do mundo ocidental em crise, para aí sim poderem fazer estudos do transumano em cena, para ampliar nossa noção de humanidade”, diz a dramaturga e diretora Elisa Ohtake.

Foto: Divulgação

O espetáculo não é um teatro infantil apropriado também para o público adulto, mas um teatro feito por crianças para adultos. O elenco conta suas próprias tragédias hamletianas e inventa jogos e brincadeiras para que os adultos possam combater a chatice.  “A peça vasculha como o mundo infantil pode potencializar o mundo adulto e vice-versa, passando longe de banalizações como ‘infantilização do adulto’ ou ‘adultização das crianças’. A pesquisa está em dar espaço para o devir adulto e o devir criança acontecerem“, diz a diretora.


O espetáculo tem a participação de Paulo Cesar Pereio, que sobe ao palco para uma performance emocionante nos últimos 15 minutos da peça. “A escolha de Pereio, grande ator aparentemente oposto ao mundo infantil, é crucial. Ele é deslocado de seu ambiente habitual para outras complexidades poderem acontecer”, explica.

 

Foto: Divulgação

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores

O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter e GRASP.  

Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, MishMash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.

O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash,  evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo.

O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker.  O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui.

O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento.

As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos

A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

FICHA TÉCNICA

concepção e direção: Elisa Ohtake

dramaturgia: Elisa Ohtake + elenco

elenco: Davi Hamer, Felipe Bisetto, Joana Arantes, Michel Felberg, Vitória Reich

performance especial: Paulo Cesar Pereio

assistente de direção: Camila Urbano

cenário: Elisa Ohtake + elenco

figurinos: Elisa Ohtake + Cesar Rezende

objetos de cena: Elisa Ohtake

sonoplastia: Elisa Ohtake + Cella Azevedo

luz: Padu Palmário e Vini Hideki

som: Luisa Jaffé

contra regra performático: Jonas Lumazini, Victor Abrahão, Luisa Jaffé

cenotecnia: Cesar Rezende

fotos: João Caldas

projeto gráfico: Mariana Fix

assessoria de imprensa: Adriana Monteiro

produção executiva: Stella Marini, Elisa Ohtake

direção de produção: Stella Marini

 

PEÇA PARA ADULTOS FEITA POR CRIANÇAS | 29 E 30 DE MARÇO ÀS 19H NO SESC DA ESQUINA.

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Kleiton Ramil

Kleiton Ramil

Canal do Kleiton


Mhana Karim

Mhana Karim

Laricas da Mhana




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Graciele Galize Figuel

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais promove a partir desta sexta-feira (14) a exposição “BABUSHKIM”, do artista plástico Eloir Jr., no Museu Municipal Atílio Rocco, com entrada gratuita.


Curitiba vai receber a 3ª edição da incrível Parada Pet

Curitiba vai receber a 3ª edição da incrível Parada Pet

Com atrações inéditas, brindes, mostra de produtos, concursos e, até mesmo, desfiles, o maior evento pet do Sul do Brasil acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, no ParCão


Cervejarias do The 12Beers

Cervejarias do The 12Beers

The 12Beers


Streaming cresce no país com a chegada de novos serviços e ajuda dos e-Sports

Streaming cresce no país com a chegada de novos serviços e ajuda dos e-Sports

“Cada vez mais lares brasileiros substituem TVs por assinatura por serviços de streaming”


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Mayumi Endo



Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)