Quarta, 20 de junho de 2018, 18:33 h - Atualizado em 20/06, 20:05 h

Prefeito assina Decreto que autoriza cota de pagamento de passagem de ônibus em dinheiro

A partir desta quinta-feira até 5% dos usuários poderão pagar a passagem em dinheiro

PMSJP:São José dos Pinhais
Autor: PMSJP
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Paulo Szostak

O prefeito Toninho Fenelon assinou na manhã desta quarta-feira (20) o Decreto que autoriza que uma cota mensal do número total de passagens de ônibus das linhas municipais possa ser paga em dinheiro a partir desta quinta-feira 21 de junho.

“Este decreto representa uma proposta de campanha que estamos cumprindo, e representa também  o anseio da população que nos pediu essa segunda opção”, declarou o prefeito Toninho Fenelon, que acrescentou.  “O cartão trouxe modernidade, mas não deixou opção para o usuário que precisa utilizar o transporte coletivo em uma situação eventual ou de emergência, e é para esse público que a cota do Decreto é destinada”.

O secretário de Transportes e Trânsito, Miguel de Paula,  ressaltou que o uso do bilhete eletrônico não tem como retroceder e é uma tendência que as cidades estão buscando. “O transporte público é importante para a mobilidade da cidade e para o cidadão, por isso precisamos incentivar o seu uso. Hoje está descartado a volta de cobradores, pois implicaria no aumento da passagem. Esse decreto devolve o direito de ir e vir no transporte público”.

O vereador Luiz Paulo, autor da lei que permite que motoristas possam fazer a cobrança de passagem, ressaltou que esse resultado é fruto de um trabalho conjunto. “Quero agradecer aos vereadores da Comissão de Constituição e Justiça pelo esforço e entendimento na busca de uma solução conjunta”.

O decreto permite que até 5% das passagens de ônibus das linhas municipais possam ser pagas em dinheiro ao motorista da linha, ou seja para casos de emergência ou para passageiros eventuais. O valor, de R$ 5,00, é diferente do valor do bilhete eletrônico, pois o custo operacional da passagem eletrônica é menor.

De acordo com as empresas de ônibus, por mês cerca de 300 pessoas tem utilizado o bilhete eventual, um número pequeno considerando que diariamente cerca de 56 mil passageiros utilizam o transporte público municipal. O decreto não afeta o uso do cartão eventual, que pode ser adquirido nos locais que carregam passagens, e cujo bilhete custa R$ 3,90 – nessa modalidade o usuário pode usar a passagem e devolver o cartão e ter esse custo do plástico ressarcido.

 

Presenças

Durante o ato da assinatura estiveram presentes os vereadores Fátima de Paula, Abilio Alves, Tico Setnarski, Tadeu Camargo e Edson Dangui, além do secretário de Comunicação Claudio Alves e representantes das empresas de transporte municipal de São José dos Pinhais Sanjotur e Auto Viação São José dos Pinhais.

 

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Assista o vídeo de Shining Moon na voz da incrível Meg Queen

Assista o vídeo de Shining Moon na voz da incrível Meg Queen

Apresento também meu violino com arte da genial CARLOTA FLIEG, artista plástica que vive em Lisboa e que transformou-o em uma linda obra


História & Talento: Beca Milano

História & Talento: Beca Milano

O talento e criatividade da famosa chef confeiteira são-joseense


Uma Fina Camada de Gelo  entra em cartaz na Cinemateca

Uma Fina Camada de Gelo entra em cartaz na Cinemateca

Documentário sobre a cena musical curitibana, que será exibido a partir do dia 15, traz entrevistas com músicos, jornalistas e produtores


Shopping São José tem horário especial no feriado da Proclamação da República

Shopping São José tem horário especial no feriado da Proclamação da República

O Shopping São José altera seu horário de funcionamento no dia 15 de novembro


SEQUESTRO RELÂMPAGO

SEQUESTRO RELÂMPAGO

Destaque da Semana


Pasta Alfredo com rúcula e camarão

Pasta Alfredo com rúcula e camarão

Receita da semana




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)