Domingo, 19 de maio de 2019, 00:00 h - Atualizado em 19/05, 00:00 h

Protagonista, marcenaria guia projeto

Em Curitiba (PR), projeto do Studio Boscardin.Corsi chama atenção pela personalidade e reformulação da planta

Dayane Saleh - Prime Comunicação:Decoração
Autor: Dayane Saleh - Prime Comunicação
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação

Uma tela em branco foi o que os arquitetos do Studio Boscardin.Corsi, Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi, encontraram ao vislumbrar o apartamento de 70 m² pela primeira vez. Sem limitações e com inúmeras possibilidades em mente, os profissionais começaram resolvendo uma série de limitantes funcionais da planta original, resultando num projeto minimalista, repleto de personalidade. A busca pela integração espacial guiou o trabalho do Studio em Curitiba (PR), que lançou mão de móveis multifuncionais, com desenhos puros, monolíticos e linhas retas, disposto ao lado do mobiliário solto, com apelo ao design assinado.

Foto: Divulgação

  “Gostamos de nos deparar com os ambientes crus dessa forma, pois assim podemos encontrar as melhores soluções, oferecendo uma morada em seu máximo potencial ao morador”, detalham os arquitetos. A planta do apartamento foi completamente reformulada para atender as necessidades funcionais e estéticas concebidas pelos dois. A proposta para integração do apartamento incluiu a retirada da parede que delimitava a cozinha, e a abertura de outras que definiam a sacada e separavam a lavanderia da cozinha.

Foto: Divulgação

Logo que se depararam com o apartamento, os profissionais identificaram que o espaço para a sala de estar era restrito e que a circulação para os quartos deixava a porta do banheiro exposta à sala. Para resolverem ambos os problemas, as paredes que definiam o quarto de hóspedes e escritório foram retiradas, dando lugar a um painel amadeirado, executado em marcenaria.

 

Foto: Divulgação

Assim foi criado um hall de acesso aos quartos, protegendo a porta do banheiro social, remodelando o ambiente do escritório e estendendo a parede da sala de estar, que deu lugar a um sofá de maior comprimento. A solução, além de funcional, foi estética, sendo o painel amadeirado a menina dos olhos do projeto. O elemento oferece dinâmica ao ambiente: com as portas abertas, a sala se abre ao hall interno e, quando fechada, garante privacidade. O hall interno, escritório, e churrasqueira também foram revestidos com o painel.

            A linguagem do apartamento é suave, de personalidade atemporal, características expressas na escolha de cores em contraste, e base neutra: o frio do branco, e o quente da madeira, complementados pelo cinza, preto e o caramelo que quebram a monotonia monocromática. O porcelanato em padrão cimento queimado foi escolhido para revestir todo o apartamento. Na parede, apenas pintura branca, somente a cozinha recebeu uma lateral em drywall e o frontão em porcelanato padrão marmorizado.

 

Foto: Divulgação

 O lado humano do projeto se intensifica pela mesa de jantar Botânica, do Estúdio In Loco, que reflete a exuberância da natureza com suas formas sutilmente desordenadas num ritmo imperfeito. Em composição, as cadeiras da mesa de jantar, Doca, do Estudiobola, que deram leveza e suavidade ao conjunto da área de jantar, com seu desenho sutil. Para fechar, as obras de arte de Adelio Sarro, com temática de trabalhadores rurais, Carlos Bracher e Rogério Dias. Na iluminação, pontos de luz no forro, por meio de peças “no-frame”, sem moldura e recuadas e o rasgo de luz reforçando a planta longitudinal da sala.

 

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Tânia Jeferson

Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Aprenda inglês ouvindo música: esta é a proposta de curso no Solar do Rosario

Aprenda inglês ouvindo música: esta é a proposta de curso no Solar do Rosario

Que tal aprender um língua ouvindo música? Gramática e vocabulário da língua inglesa são ensinados de maneira simples e direta em curso do Solar do Rosário.


Celebremos Yule

Celebremos Yule

Saiba mais sobre o primeiro festival pagão a ser cristianizado


“Delírio” de Edson Bueno é celebrado em livro que será lançado dia 26

Como o empreendedor pode melhorar a comunicação?

Como o empreendedor pode melhorar a comunicação?

Confira dicas essenciais para melhorar a comunicação no ambiente dos negócios


Inovação na CASACOR Paraná: mecanismos elétricos para móveis garantem mais espaço por m²

Inovação na CASACOR Paraná: mecanismos elétricos para móveis garantem mais espaço por m²

A tecnologia dos atuadores lineares transforma espaços em ambientes multifuncionais e inteligentes


Veja 5 filmes para se divertir e aprender inglês com as crianças nessa

Veja 5 filmes para se divertir e aprender inglês com as crianças nessa

Aprender inglês e aguçar a criatividade vêm de bônus nesse momento do sofá e pipoca




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)