Quinta, 21 de março de 2019, 00:00 h - Atualizado em 21/03, 14:56 h

Psicomotricidade Relacional é tema de reunião na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais

Presidente da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais se reúne para conhecer novo projeto que pretende revolucionar a educação no município

Eva Gonçalves :Psicomotricidade relacional
Autor: Eva Gonçalves
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação.

Foi realizado, na sexta-feira, 08/03/19, reunião na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, no Gabinete do Presidente Prof. Assis Manoel Pereira, onde estavam presentes a empresária Cris Baldi, proprietária da Escola de Negócios, voltada para educação de jovens estudantes, empresários, gestores e profissionais liberais, o Consultor Jean Cordeiro, da empresa Aceite o Desafio, Eva Gonçalves - Gerente Administrativo da Empresa, o professor José Leopoldo Vieira, Pedagogo, Doutor Honoris Causa em Psicomotricidade Relacional e Análise Corporal da Relação e a Coordenadora do CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional, Simone Martini.

O objetivo desta reunião foi apresentar ao Presidente do Legislativo, Professor Assis, um Projeto sobre Psicomotricidade Relacional para o Município de São José dos Pinhais. Com este projeto, o município poderá fazer uma verdadeira revolução na educação, a exemplo das cidades de Fortaleza no Ceará e outros municípios do Brasil em que a lei foi aprovada. Um Projeto de Lei será apresentado a CMSJP pelo Presidente Prof. Assis, o qual falou da importância desse projeto A grande transformação do mundo e do nosso Município se dará por duas áreas principais: Educação a geração de Trabalho e Renda. Como professor, esta é a minha maior missão: transformar a vida das pessoas através da educação. Pela magnitude desse Projeto, o Professor Assis, sugeriu o envolvimento do Executivo e as Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social, para estarem discutindo a implantação deste projeto e os seus benefícios para educação de São José dos Pinhais.

Um dos primeiros passos para implementação deste projeto, será a realização do I Fórum de Psicomotricidade Relacional de São José dos Pinhais: Ação de Cidadania e Transformação Social, envolvendo os Professores da Rede Municipal, Diretores e Pedagogos, profissionais da Saúde e Ação Social.

O Consultor Jean Cordeiro estará encarregado de fazer a “ponte” entre a Escola de Negócios que está trazendo o projeto para São José dos Pinhais, o Dr. Leopoldo Vieira e o Gabinete do Professor Assis, responsáveis pela elaboração do Projeto de Lei. No cenário do mundo atual com as mudanças da lógica contemporânea exige se do professor e do aluno, atitudes que valorizam a cooperação, participação ativa e autonomia sem perder de vista a individualidade e afetividade que deve estar inserida em qualquer proposta educacional, seja na família, na escola ou na comunidade. Pois só assim pode se vislumbrar o cotidiano social que é o caminho real da transformação que tanto se deseja.

O Ministério da Educação (MEC) tem tentado elevar o padrão educacional das nossas escolas e torná-las um lugar onde o conhecimento circule de forma harmônica e prazerosa. Essa tentativa gera todo um investimento na área de ensino por parte de órgãos oficiais, e chega a causar certo impacto social. No entanto, não observamos um resultado significativo na aprendizagem por parte das nossas crianças. Assim, concluímos que todo esse investimento não chega a atingir ou repercutir efetivamente, pois são projetos descentralizados do que é primordial para o processo de aprendizagem do indivíduo: o investimento no desenvolvimento pessoal.

Segundo José Leopoldo. “No cenário do mundo atual, com as mudanças da lógica contemporânia, exige-se do professor e do aluno, atitudes que valorizam a cooperação, participação ativa e autonomia sem perder de vista a individualidade e afetividade, que deve estar inserida em qualquer proposta educacional, seja na família, na escola ou na comunidade, pois só assim pode se vislumbrar o cotidiano social que é o caminho real da transformação que tanto se deseja”.

Segundo José Leopoldo Vieira, o corpo e a aprendizagem caminham juntos! É por meio do corpo que o indivíduo entra em contato com o conhecimento. Do nascimento à idade adulta, o corpo registra experiências e sentimentos, automatiza e domina movimentos, amplia sua capacidade de ação e produz padrões culturais de comportamentos. Psicomotricidade Relacional é uma das abordagens da ciência da Psicomotricidade. Se norteia por uma teoria de desenvolvimento própria e uma metodologia singular que permite acessar motivações inconscientes que modulam o comportamento humano, possibilitando ao sujeito potencializar a capacidade de desenvolver globalmente sua personalidade.

A Psicomotricidade Relacional do Ciar, tem comprovado sua eficácia em termos de:

Comportamento: ajuste positivo de sua agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância à frustração, hiperatividade etc.

Aprendizagem: desperta o desejo para aprender; eleva seu rendimento escolar; minimiza suas dificuldades de expressão motora, verbal ou gráfica; melhora sua orientação, espaço-temporal, apesar de a criança apresentar um desenvolvimento cognitivo normal, aumenta sua capacidade de assimilar novos conteúdos; reduz distúrbios de atenção; desenvolve o potencial criativo, dentre outros.

Socialização: facilita a integração em grupos sociais, potencializa o desejo de participar de atividades grupais, eleva a capacidade para enfrentar situações novas, etc.

Curitiba é a Pioneira no país em Projeto de Lei 12.205/2007 que autoriza o poder Público a instituir na rede pública municipal atividade de Psicomotricidade Relacional.

A Psicomotricidade Relacional justifica a sua ação nesse processo quando proporciona um espaço na escola para a expressão corporal do aluno e do educador, na manifestação dos impulsos inconscientes que os levem à busca do conhecimento, na afirmação da própria identidade e à superação de conflitos normais do desenvolvimento, o que proporciona a liberação do desejo de aprender.

 

O Professor José Leopoldo Vieira é Graduado em Educação Física e Pedagogia, Doutor Honoris Causa em Psicomotricidade Relacional e Análise Corporal da Relação pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – Brasília /DF, Doutorado em Educação pela Universidade de La Laguna, na Espanha; mestre em Educação Especial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); pós-graduado em Movimento Humano pela Boston University – USA; Especialista em Psicomotricidade Relacional formado por André Lapierre/França)..

 



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