Sexta, 21 de junho de 2019, 09:40 h - Atualizado em 21/06, 09:42 h

Receita de “croquetas de jamón”, à moda de Espanha

Aprenda a fazer estas pequenas maravilhas

Redação:Gastronomia
Autor: Redação
Foto:

 

Em uma visita recente à Espanha, provei uma peque iguaria local, as “croquetas de jamón”. Nossa, que delícia! São uns pequenos bolinhos, de aspeto semelhante aos croquetes de carne, mas mais douradinhos, de recheio bem cremoso e saboroso. Podem ser usados como aperitivos ou como parte do prato principal. Aprenda, como eu, a fazer estas pequenas maravilhas

Do que vai precisar? Para uma dose de trinta unidades, mais ou menos, precisará do seguinte (pode sempre escalar para fazer mais ou menos):

1 litro de leite

1 cebola

150 gramas de farinha de trigo

150 gramas de manteiga

150 gramas de presunto (outra carne fumada, como bacon, também é indicado)

Um toque de noz moscada

Sal e pimenta a gosto

Ovos e pão ralado para empanar

 

Comece por picar a cebola e numa panela, com capacidade para dois ou mais litros, e de preferência largo, deite a cola e a manteiga. Ao lume, deixe a cebola cozer um pouco e depois adicione a carne picada aos cubinhos. Deixe cozer em fervura média por uns minutos.

Em frações, vá adicionado a farinha, mexendo sempre bem Não tire do fogão enquanto o faz, mas pode precisar de reduzir a intensidade do mesmo. No final vai ficar uma massa amarela bem grossa, mas não se preocupe, esta indo bem.

Depois, comece adicionando o leite, pouco a pouco, e mexendo sempre. É importante mexer sempre bem para evitar a formação de grumos. Se estes se formarem, esmague eles contra as paredes da panela. Quando adicionar a totalidade do leite, deverá ficar com uma massa bem líquida, assim com a consistência de papa para bebé, ou mais líquida um pouco.

Nesse ponto há que a cozinhar em lume brando, com tempo, mexendo sempre. É aqui que dá imenso jeito ter uma panela larga e maior do que o conteúdo para poder mexer sem preocupar de entornar a massa pelo fugão.

Continue mexendo até que a massa ganhe consistência mais firme. Uma boa forma de saber que está no ponto é quando a massa se despega do fundo da panela quando a mexe.

Quando estiver pronta, coloque a massa numa travessa e deixe esfriar durante algum tempo (travessa de metal é melhor pois ajuda a esfriar mais rápido).

Quando a massa estiver fria deverá ter uma consistência mais solida, mas não totalmente solida. Peguem nela e homogeneíze a sua altura e corte tiras de 2 cm por 5 cm, mais ou menos. Com a sua mão arredonde numa forma de croquete. Depois só tem de panar, passando por ovo batido e por pão ralado. Guarde o resultado final congelando até ser usado.

Para o preparar para comer, terá de ser frito por imersão. Se o fritar em uma cama mais fina de gordura, não terá uma fritura tão homogênea, mas ficará bom igualmente. Infelizmente tenti fritar eles numa fritadeira de ar (aquelas para as batatas fritas sem óleo) e o resultado não é tão bom. Nem é quando experimentei cozer no forno direto.

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Marcio Karpinski é empossado presidente do Rotary Afonso Pena

Brasileiros embarcam para Mundial de Muaythai

Brasileiros embarcam para Mundial de Muaythai

Nessa semana embarcam para Bangkok,Tailândia os atletas classificados para o maior campeonato mundial de Muaythai pela IFMA.


Peita lança campanha “Rime como uma garota”

Peita lança campanha “Rime como uma garota”

O intuito da marca-protesto Peita é oferecer ferramentas de enfrentamento para mulheres lutarem contra as opressões diárias


Teatro SESI SJP promove  Mostra de Inverno nesta quarta-feira (17)

Teatro SESI SJP promove Mostra de Inverno nesta quarta-feira (17)

Trazendo dança, teatro e canto em um grande encontro artístico em São José dos Pinhais


Duofel, Carlos Malta e Robertinho Silva pela primeira vez em Curitiba

Duofel, Carlos Malta e Robertinho Silva pela primeira vez em Curitiba

Projeto Duo+Dois é atração do projeto Brasis no Paiol 2019 no dia 15 de agosto


Férias dão fôlego para reta final dos estudos

Férias dão fôlego para reta final dos estudos

Estudar ou descansar: saiba o que dizem os especialistas sobre o assunto




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)