Domingo, 08 de outubro de 2017, 00:00 h - Atualizado em 08/10, 09:44 h

Receita de Tapenade de azeitona pretas

Por cheff Gilly Mazanek

Autor: Redação
Foto: Divulgação.

No pé, a azeitona surge bem verde, depois, a casca adquire tons acinzentados e logo vira dourada. Em seguida, torna-se castanha e o próximo passo da metamorfose é ir ficando arroxeada, escurecendo até ficar preta. Quanto mais escura, constata-se que mais tempo ela ficou no pé. Cerca de 25% de sua composição é azeite de oliva que é rico em ácidos graxos insaturados sendo benéfico para aumentar os níveis do "bom colesterol" (HDL). Apesar de ser muito benéfica, a azeitona tem essa quantidade de gordura, o que a torna muito calórica. Nutricionistas recomendam beliscá-la moderadamente como aperitivo e experimentar acrescentá-la aos pratos de carnes, massas e saladas.

Os frutos da oliveira só podem ser consumidos depois de processados, na forma de conserva ou de azeite. A produção da conserva depende da variedade, sendo mais comum a utilização de azeitonas maiores para conserva.

Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la de molho em água durante vários dias, mas no Algarve existe esta forma de prepará-la em que se acrescenta sal de cozinha à água da curtimenta. Para a azeitona não ficar salgada, ela é depois passada por água a ferver, novamente posta de molho e finalmente temperada com ervas aromática. Outra forma de consumir o fruto pode ser através de seu processamento em azeite de oliva, no qual o fruto passa por uma prensa, dando origem ao sumo, originalmente mediterrâneo.

No mercado encontramos azeitonas com e sem caroço, assim como as saborizadas em azeite e ervas e também as recheadas com anchovas, pimentão, alho, etc.

A azeitona é uma boa fonte de vitamina E, que tem propriedade antioxidante e age contra o envelhecimento precoce, tem ação anti-inflamatória, protege contra doenças cardíacas e aumenta o nível de colesterol bom do sangue. Também é rica em minerais, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, manganésio e sódio.

Existem mais de 400 tipos de oliveiras e a produção se destaca na União Europeia e na Argentina. Portugal, famosa pela produção de azeite, abriga dezenas desses tipos, sendo que a mais comum é a Galega, no Brasil conhecida como azeitona portuguesa. Tinned, Kalamon, Halkidikis, Segurelha, Kalamatta, Alfonsos, Siciliano, Grega, Gaeta, Nicoise são outras variedades muito consumidas pelo mundo.

A Tapenade é um modo de se apreciar todo o sabor que a azeitona pode proporcionar.  Essencial para uma boa refeição entre amigos ou em família, na Provence e em toda a parte do mundo. Saiba como prepará-la de forma simples e saborosa.

 

Foto: Divulgação.

Tapenade de azeitona pretas

·         200g de azeitonas pretas sem caroço

·         1 filete de aliche (peixe salgado em conserva de óleo)

·         2 colheres chá de tomilho fresco

·         1 dente de alho

·         20 a 40 ml azeite de oliva extravirgem

Preparo:

Comece tirando o liquido das azeitonas. Coloque-as no liquificador junto ao alho, tomilho e aliche. Ligue o aparelho e coloque 20ml de azeite. A quantidade de azeite varia conforme a qualidade da azeitona, algumas possuem mais caldo que outras. A tapenade precisa ficar espessa e não liquida. Se o liquidificador não estiver deixando a mistura homogênea, aos poucos, coloque o restante do azeite.

Pronto. A tepenade pode ser servida com torradas em um tira gosto, sobre saladas de folhas e sobre carnes ou massas.

 

* Por cheff  Gilly Mazanek 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva


Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo




Mais lidas
Sequestro relâmpago – Nova modalidade

Sequestro relâmpago – Nova modalidade

Segurança em primeiro lugar


1º Festival da Ostra de Curitiba

1º Festival da Ostra de Curitiba

O evento do Business Club traz preparos frescos desenvolvidos pelo badalado chef Rafael Terrassi


Festival da Cultura reunirá música, dança e teatro de bonecos em uma única noite

Festival da Cultura reunirá música, dança e teatro de bonecos em uma única noite

O evento tem o objetivo de demonstrar para a comunidade os trabalhos realizados na Escola da Cultura, Usina da Música e Oficina de Bonecos


Juliana Saraiva entra para o time de colunistas do Portal VRNews

Juliana Saraiva entra para o time de colunistas do Portal VRNews

Conheça mais da designer e consultora de moda que integra a equipe do VRNews


Eco Guaricana completa cinco anos com participação de 3 mil pessoas

Eco Guaricana completa cinco anos com participação de 3 mil pessoas

Marca de Eco Turismo e vivências na Natureza começou em 2013 com ciclo turismo e a Cachoeira dos Ciganos


Torneio Mundial de pesos pesados do GLORY Kickboxing

Torneio Mundial de pesos pesados do GLORY Kickboxing

Destaque da semana




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)