Terça, 09 de outubro de 2018, 00:00 h - Atualizado em 09/10, 00:00 h

São José dos Pinhais é 1º lugar no ranking Brasil de caminhantes

O ranking de participantes com a marca de 13.220 caminhantes, somente em 2018

Autor: Redação
Foto: Edison Renato

O município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC) realiza anualmente as Caminhadas na Natureza, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) da Prefeitura de São José dos Pinhais, e em cada evento arrebata mais e mais participantes, os chamados caminhantes.

Com cinco edições anuais, em diversas áreas da região rural do município, as Caminhadas na Natureza reúnem milhares de caminhantes. O que coloca São José dos Pinhais em 1º lugar no ranking Brasil de número de participantes, segundo dados da EcoBooking.

O Ecobooking é um Sistema de Gestão do Turismo, que cria um modelo de gestão baseado na constituição de uma rede de cooperação voltada à exploração sustentável dos recursos turísticos de um município, envolvendo o Poder Público e o Trade Turístico, esse Sistema foca em práticas esportivas populares e não competitivas, como é o caso das Caminhadas.

Atualmente, São José dos Pinhais está liderando o ranking de participantes com a marca de 13.220 caminhantes, somente em 2018, sem contar é claro com a próxima Caminhada na Natureza, que acontecerá no dia 11 de novembro na região do Avencal. Em segundo lugar está à cidade de Mandirituba (PR) com 4.334 caminhantes e em terceiro colocado, a cidade de Alta Floresta (MT) com 2.784.

A Sictur informa que a realização dessas ações é promover a qualidade de vida e fomentar o turismo em São José dos Pinhais, principalmente o turismo rural, o qual a cada Caminhada angaria novos clientes, uma vez que os empreendimentos das áreas rurais do município participam ativamente das ações junto aos turistas-caminhantes. É uma oportunidade dos visitantes conhecerem os locais, hospedagens, estrutura, gastronomia, cultura, artesanato e muito mais.

As Caminhadas na Natureza da Sictur com parceria da Ecobooking certificam os caminhantes conforme as normativas internacionais da Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV), com sede na Alemanha.

 

Serviço

Segundo informações da Ecobooking, em 2006 foi fundada no Brasil a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social (ANDA BRASIL), essa entidade não-governamental cadastra os circuitos nacionais, onde atualmente existem mais de 500 circuitos cadastrados em todo o país. Os esportes populares são praticados em 54 países.

 

Mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais, por meio dos telefones (41) 3381-5802 / 3381-5810 / 3381-5812, ou por meio do Portal da Prefeitura do município www.sjp.pr.gov.br



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Aninha Pazinatto

Jorge Marcondes

Jorge Marcondes

Coluna Papo de Piá




Mais lidas
Enfim, as escolas nascentes?

Enfim, as escolas nascentes?

Mais um texto da série especial


Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Peça aborda problemas rotineiros do casamento em duas apresentações no Teatro Regina Vogue


II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

É a segunda vez consecutiva que o município de São José dos Pinhais realiza um evento dessa proporção.


Roger Waters: O gênio criativo do Pink Floyd em Curitiba

Roger Waters: O gênio criativo do Pink Floyd em Curitiba

Combinando clássicos do Pink Floyd, algumas canções novas e trabalho solo, o astro britânico desembarca na cidade no próximo dia 27 de outu


Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Por isso apenas 15 a 20% dos pacientes são candidatos à cirurgia com potencial de cura.


Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical  “Um Cisco” estreia no Guairão

Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical “Um Cisco” estreia no Guairão

A trama se desenvolve numa estação de trem, onde a vida do médium é narrada desde os seus 4 anos de idade até a sua morte, aos 92 anos.




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)