Quarta, 13 de março de 2019, 00:00 h - Atualizado em 13/03, 00:00 h

Sesi Cultura investe em programação de Cineclubes

Em março, três ações diferenciadas recebem produções que valorizam obras contemporâneas, a autoria feminina e o público infantilL

Lívia Zeferino - Smartcom:Cineclubes
Autor: Lívia Zeferino - Smartcom
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação.

Cineclubes do mundo inteiro, há mais de cem anos, promovem a difusão de importantes obras cinematográficas. Eles permitem o aprendizado e a reflexão da arte, sobretudo, para quem não tem acesso às grandes salas de cinema, seja pelo preço, localização ou outros fatores. Desse conceito surge o “cineclubismo”, um movimento pelo direito à cultura e uma ação comunitária de democratização. Uma iniciativa que o Sesi Cultura Paraná já tem adotado em suas unidades e que vai colocar em prática neste mês com uma intensa programação.

O projeto Cineclube Sesi, desde 2014, vem fomentando a exibição de produções cinematográficas nacionais e internacionais em seus equipamentos. Em Curitiba e Região, o Sesi Cultura aposta em vastas programações em suas unidades de São José dos Pinhais e Portão (pela curadoria de Luiz Gustavo Vilela) e no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, onde acontece o Cineclube Solax pela curadoria de Debora Zanatta.

O projeto da Casa Heitor tem um diferencial potente que tem chamado a atenção do público. Ele é voltado à exibição de filmes dirigidos por mulheres. Este mês, a cinesta escolhida foi a italiana Alice Rohrwacher, diretora livre e queridinha do Festival de Cannes que costuma dar destaque a uma Itália de campo em busca do milagre.  

Já no Sesi Portão, espaço que tem se tornado conhecido pela proximidade com o público infantil, a programação será tomada por obras do diretor Paul King e do cineasta David Lowery, com destaque para Meu Amigo O Dragão e As Aventuras de Paddington. 

Em São José dos Pinhais, este ano o Sesi investe em uma mudança de estilo na curadoria. São escolhas focadas na produção contemporânea que encontra pouca vazão nas grandes salas. “Ainda que alguns desses filmes cheguem ao circuito comercial ou de cineclubes impulsionados pelas premiações ou pelos festivais internacionais, raramente fica claro para o público que se trata de parte de uma obra coesa, de cineastas com propostas artísticas sólidas, já que os outros títulos desses profissionais não receberam a mesma atenção”, comenta Vilela.

                Por isso, a proposta para o Cineclube Sesi 2019 de uma forma geral é a de privilegiar filmografias contemporâneas autorais de todo o mundo tendo em vista que esses diretores, homens e mulheres de diferentes etnias, origens e visões de mundo, têm ajudado a iluminar o caminho para compreender o mundo. Gratuitos e abertos ao público, os encontros possuem uma dinâmica semanal que, além da exibição do longa-metragem, proporciona um debate sobre as obras em conversa com as cineclubistas.

 

 

Confira a Programação de Março:

 

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França

 

Cineasta do mês de março: Alice Rohrwacher (Itália)

13 de março / 18h30 às 21h30
20 de março / 18h30 às 21h30
27 de março / 18h30 às 21h30


Duração: 2h
Valor: gratuito
Classificação: 16 anos
Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro
Observação: espaço sujeito a lotação (ingressos disponíveis 1 hora antes da ação)

 

 

Cineclube SESI São José dos Pinhais

 

Beto Brant e a masculinidade em crise

Em sua carreira, através da prolífica parceria com Marçal Aquino e Renato Ciasca, Beto Brant se dedicou a estudar – e a colocar em perspectiva – a masculinidade brasileira através de seus personagens.

 

• Crime Delicado (2005, 87 min)
12 de março | às 19h | 18 anos

Um crítico de teatro se apaixona perdidamente por uma mulher sem perna. Tudo, porém, pode fazer parte de uma elaborada performance artística. Pode o crítico ser parte da obra que critica?

 

• Cão Sem Dono (2007, 82 min)
19 de março | às 19h | 18 anos

A vida de um tradutor, sem muitas perspectivas, muda quando uma jovem aspirante a modelo e um cão de rua passam algum tempo em seu apartamento.

 

 Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios (2011, 60 min)
26 de março | às 19h | 18 anos

Um fotógrafo se muda para o interior do Pará e se envolve com a bela e misteriosa esposa de um pastor da região.


Valor: gratuito

Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro

Observação: espaço sujeito a lotação

 

Cineclube Sesi Portão

 

Com curadoria de Luiz Gustavo Vilela, a programação do Cineclube Sesi no Teatro Sesi Portão traz, durante o mês de março, sessões com filmes do diretor Paul King e do cineasta David Lowery.  Todos os três filmes exibidos são obras voltadas ao público infantil.

 

• As Aventuras de Paddington (2014, 95 min)
13 de março | às 19h | livre

Paddington foi criado na floresta do Peru pelos tios, mas um terremoto acaba separando o trio. Então o pequeno urso é enviado a Londres e, quando ele chega na estação de trem, onde passa a procurar um explorador que visitou o Peru décadas atrás, conhece a família Brown que o ajuda nessa busca. Só que a vida em meio à civilização não é tão simples quanto parece.

 

• Meu Amigo o Dragão (2016, 102 min)
20 de março | às 19h | livre
As aventuras do jovem Pete e seu melhor amigo, chamado Elliot, que, por acaso, é um dragão. Refilmagem do clássico da animação clássica da Disney.

 

• Paddington 2 (2016, 103 min)
20 de março | às 19h | livre
Agora Paddington está perfeitamente adaptado em sua nova vida em Londres, mas o desejo de comprar um presente adequado para a tia Lucy o faz assumir uma série de trabalhos e causar confusão por onde passa.

 

Valor: gratuito
Local: Teatro Sesi Portão
Endereço: Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão
Observação: retirar ingresso com 1 hora de antecedência (sujeito a lotação)

 

 

Mais informações:

www.sesipr.org.br/cultura

www.facebook.com/sesiculturapr

 

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

Área de anexos



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Com mais de 350 espetáculos e 2.100 artistas, Fringe 2019 se mantém como uma das principais vitrines do teatro no Brasil

Com mais de 350 espetáculos e 2.100 artistas, Fringe 2019 se mantém como uma das principais vitrines do teatro no Brasil

Evento do Festival de Curitiba, aberto e sem curadoria, o Fringe atrai companhias profissionais voluntárias de todas as partes do País, bem como internacionais.


ROUBAR  – ATIVIDADE EM ALTA

ROUBAR – ATIVIDADE EM ALTA

Todos se perguntam o porque a violência e os assaltos aumentam a cada dia.


Abertura do Festival de Curitiba terá estreia nacional do espetáculo francês “Aquele que Cai (Celui qui Tombe)”

Abertura do Festival de Curitiba terá estreia nacional do espetáculo francês “Aquele que Cai (Celui qui Tombe)”

O espetáculo inédito do premiado coreógrafo, bailarino e acrobata francês Yoann Bourgeois fará parte da abertura do maior evento de artes cênicas do país.


Paul McCartney: ingressos esgotados em Curitiba

Paul McCartney: ingressos esgotados em Curitiba

stão esgotados os ingressos o show de Paul McCartney em Curitiba, dia 30 de março, no Estádio Couto Pereira.


5 projetos que são a cara do outono

5 projetos que são a cara do outono

Conheça 5 projetos que agregam conforto aos ambientes


Instituição curitibana oferece curso de iluminação para ambientes

Instituição curitibana oferece curso de iluminação para ambientes

O Light Design do Centro Europeu vai capacitar profissionais para um dos segmentos que mais cresce na arquitetura e decoração




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)