Sexta, 14 de julho de 2017, 00:00 h - Atualizado em 14/07, 00:00 h

Uma festa muito esperada!

Por Jorge Marcondes


Coluna Papo de Piá: De Bem com a Vida


Foto: Divulgação.

Bom, depois das últimas dicas sobre belas cervejas importadas e nacionais, esta semana temos que falar de uma das belas opções de festa para os apreciadores de cervejas artesanais. Trata-se do DUM DAY VII que marca o aniversário desta emblemática cervejaria curitibana.

 

Nesta 7ª. Versão serão servidas 22 cervejas, sendo 12 versões da impressionante Petroleum7 cervejas colaborativas, com o primeiro lançamento da série 3 e Meio em garrafa de 600ml, bem como as já tradicionais Jan Kubis e Grand Cru.

 

Só de Petroleum serão 12 versões, sendo elas a tradicional Petroleum, cuja receita foi desenvolvida em 2010. Ela é uma cerveja como o ouro negro (petróleo) e tem adição de cacau e aveia. Ostenta 12% de teor alcoólico bem inserido entre as notas aromáticas e marcantes de café e chocolate meio amargo, provenientes dos maltes tostados e da adição de cacau belga.

 

Foto: Divulgação.

Ainda, você poderá degustar a Petroleum nas versões Amburana, Castanheira e Carvalho Francês, que representam a receita tradicional envelhecida por 9 meses em barris das três madeiras citadas. Estes barris foram utilizados pela Cachaçaria Porto Morretes e conferem a cada uma das 3 variações, toques das madeiras e da bela cachaça.

A Petroleum Baunilha tem o torrado marcante da Petroleum suavizado pela adição de baunilha, lembrando um cappuccino, um achocolatado e um café com leite.

 

A Petroleum Urfa, Chipotle e Pimenta da Jamaica, representam a tradicional Petroleum, mas com a adição de algumas deliciosas pimentas. Em cada uma das combinações você poderá experimentar os toques distintos provenientes de cada pimenta. A Urfa é uma pimenta defumada e fermentada, proveniente da Síria, sendo mais aromática do que propriamente picante. A Chipotle é uma pimenta defumada com sabor forte, muito usada em pratos da culinária mexicana. Já a Pimenta da Jamaica, é proveniente do país que lhe confere o nome, é o fruto de uma árvore, sendo pouco picante mas com um aroma complexo e adocicado.

 

Haverá versões da Petroleum com a adição de Menta, Canela Cássia, Cacau Duplo e Café Catuaí Vermelho. Aqui você poderá saborear algumas especiarias que conferem características únicas a cada combinação. Na Petroleum Menta, o clássico sabor da Petroleum recebe um toque especial de menta e cascas de limão. Com a Canela Cássia, a Petroleum ganha ainda mais complexidade a esta já deliciosa cerveja. Na versão Cacau Duplo, foi usado uma versão de cacau orgânico produzido no Brasil, o qual acentua ainda mais a própria presença. Já na versão com Café Catuaí Vermelho, foi usado o delicioso Café do Franck’s Ultra Coffee maturado em barris de cachaça Porto Morretes.

 

Pensando em novidades a DUM produziu 7 sete cervejas colaborativas, com cervejeiros de todo o país, sendo elas:

A Powstanie Warszawskie, foi produzida em parceria com a Smedgård (MG) e leva centeio, cevada e os lúpulos poloneses Lunga e Vermelho. É uma cerveja leve, refrescante, aromática e vem fazendo referência às antigas cervejas continentais do Leste Europeu. Além de ser servida em chope, terá seu lançamento em garrafas também.

 

A Catharina Sour Macunaíma foi desenvolvida em conjunto com o The Liffey Brew Pub de Palhoça (SC). É uma cerveja acidificada com cepa de Lactobaccilus Plantarum e maturada com a fruta maná-cubiu, é suave, refrescante e com acidez equilibrada.

 

A Kubis SP 330 é uma Red Pale Ale muito lupulada, fruto da parceria com a Cervejaria SP 330 de Ribeirão Preto (SP). A base desta cerveja foi a receita da Jan Kubis, na qual foi substituído o fermento Lager pelo fermento Ale.

 

A Da Vinci, segue uma antiga receita da DUM, lá da época das panelas e foi produzida colaborativamente com a cervejaria experimental da Agrária Malte, em Entre Rios (PR). É uma cerveja de trigo, forte, produzida em rampa especial de Maltase.

 

A Flame Out Session IPA é uma parceria entre a DUM e a Araucária, de Maringá (PR). Ela tem lupulagem única de 10g/L no final da fervura.

 

A Rauch Hot Chili Bacon tem caráter defumado semelhante a bacon que vem misturado com as características maltosas. Foi produzida em parceria com a Cathedral, de Maringá (PR). Ela leva um mix de pimentas que proporciona um distinto equilíbrio entre a picância e o aroma de fumaça.

 

A Diesel é uma Imperial Rye Lager com 7,8% de teor alcoólico, bastante centeio e características de maltes escuros. Foi produzida em parceria com a Armada, de São José (SC). Como é uma cerveja escura mas com um pouco menos de álcool que a Petroleum, nasceu a brincadeira com o nome Diesel.

 

 

A 3 e Meio Polak 2.20 é a primeira de uma série de cervejas para se beber a qualquer momento. Nessa versão os cervejeiros da DUM usaram os lúpulos poloneses Lunga e 2.20 e ela será lançada na festa. Também, será a cerveja distribuída como cortesia na primeira dose do evento.

 

Mas, nesta festa não poderiam faltar as outras duas cervejas “da linha” da cervejaria DUM, as já reconhecidas Jan Kubis e Grand Cru. A Jan Kubis é uma cerveja aromática, com final seco e amargo, perfeita para os dias de calor. Possui um teor alcoólico de 5,3% e 53 IBUs de amargor, além de um alto drinkability. Já a Grand Cru é uma “Double Witbier” que leva trigo, aveia, cascas de laranja frescas, sementes de coentro e fermento belga, apresentando 8,8% teor alcoólico e 35 IBUs.

 

Para acompanhar todas estas cervejas, não poderia faltar a parte gastronômica, que é tão importante q ando se ingere bebidas alcoólicas. Então, a festa contará com os deliciosos hambúrgueres do Whatafuck e suculentas batatas do Roots. Além disso, o evento contará com outras opções de comida, como os pratos elaborados por chefs paranaenses. Dentre os doces, estão os Kurtos Kalacs e os sorvetes da Gelataio, que são imperdíveis.

 

Sobre o evento?

Data: 22 de julho de 2017;

Local: Museu Oscar Niemeyer – Salão de Eventos – Rua Mal. Hermes, 999, Curitiba – PR;

Horário: das 12h às 22h;

 

Espero encontra-los por lá, pois já comprei o meu ingresso!

 

Cheers!!!

Foto: Divulgação.

Sobre o evento?

Data: 22 de julho de 2017;

Local: Museu Oscar Niemeyer – Salão de Eventos – Rua Mal. Hermes, 999, Curitiba – PR;

Horário: das 12h às 22h;

 

Espero encontra-los por lá, pois já comprei o meu ingresso!

 

Cheers!!!


Autor:

5967e7bf3d116701ec830430 profile original

Jorge Marcondes

Administrador, consultor, professor e produtor de cervejas artesanais de panela!!!


Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:


Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Guilherme Danelhuk

Guilherme Danelhuk

Guilherme Danelhuk


Vera Rosa

Vera Rosa

Gastronomia com Vera Rosa




Mais lidas
 Paulinho Mixaria anuncia gravação de DVD em Curitiba

Paulinho Mixaria anuncia gravação de DVD em Curitiba

Os causos do divertido gaúcho, serão registrados durante a tradicional apresentação de fim de ano, no Teatro Positivo.


Mal do século: a diabetes e seus malefícios

Mal do século: a diabetes e seus malefícios

Não existe apenas uma causa para a diabetes, muito pelo contrário, existem diversos fatores que colaboram com as possibilidades de contrair


5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais em SJP tem Inscrições Gratuitas para Servidores Públicos

5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais em SJP tem Inscrições Gratuitas para Servidores Públicos

A principal característica do evento é a troca de informações e experiências de sucesso


Ética e regras claras como padrão

Natal: Presenteie com livros que trazem belas mensagens para a criançada

Natal: Presenteie com livros que trazem belas mensagens para a criançada

Salamandra selecionou obras com ricas ilustrações e recém-lançadas pela editora


Quedas na terceira idade podem ser mais do que acasos

Quedas na terceira idade podem ser mais do que acasos

Muito comum em idosos, a doença se torna clinicamente perceptível e suas consequências começam a incomodar no dia a dia




Mais notícias desta categoria


As irmãs Camila Victoria e Luana Thais

As irmãs Camila Victoria e Luana Thais

Destaque da semana

Sábado, 18 de novembro de 2017, 00:00 h

O suporte técnico de TI e os desafios do dia a dia

O suporte técnico de TI e os desafios do dia a dia

*Por Evandro Luiz Yurk Vizinoni

Sábado, 18 de novembro de 2017, 00:00 h

Reinauguração da Clinica Magrass

Reinauguração da Clinica Magrass

Confira os tratamentos e como funcionam!

Sexta, 17 de novembro de 2017, 11:50 h


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.