Sexta, 12 de outubro de 2018, 00:00 h - Atualizado em 12/10, 00:00 h

Uma nova onda, muito seca!

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:De Bem com a Vida
Autor: Redação
Sturdavant
Sturdavant - Foto: Divulgação.

Hoje vamos falar de uma nova tendência em termos de cervejas. A Brut IPA se tornou a cerveja de San Francisco, e está invadindo o mundo inteiro. Já começamos a ver lançamentos deste “novo estilo” aqui no Brasil também, mostrando que muita gente está antenada ao que acontece no mundo.

 

Bom esta cerveja possui como características, ser muito aromática e extremamente seca. Se você colocar o nariz no copo de uma cerveja destas, ao inspirar poderá notar muitas notas cítricas. Quanto à cor, ela é pálida como uma palha, muito seca e efervescente. Mas, não se engane, pois este é um Brut diferente do que aquele que os amantes do champanhe buscam.

 

O nome “Brut” aqui, foi retirado da terminologia usada para a classificação do dulçor em bebidas do tipo Champagne e outros vinhos espumantes. Brut é a categoria mais seca do ranking, sendo que por vezes esta categoria é subdividida em Brut e Brut Extra.

 

Foto: Divulgação

Bom, tudo começou quando Kim Sturdavant, proprietário da Social Kitchen And Brewery pensou em uma bebida lupulada, espumante e sem dulçor residual e teve a ideia de utilizar uma enzima amilase que freqüentemente é utilizada para baixar o corpo de cervejas mais pesadas, como a sua Triple IPA ou ainda cervejas fortes e escuras (Imperial Stout e Porter).

 

A ideia de utilizar esta enzima é diminuir os açucares que normalmente ficam no final da fermentação, sem diminuir a quantidade de álcool (ABV) da cerveja. Ele pensou ainda, em utilizar uma cerveja produzida com uma base mais leve e, que ocasionalmente pudesse utilizar arroz em flocos ou milho na sua composição.

 

Assim, Sturdavant preparou uma receita com 20% de arroz, 20% de milho e o restante com malte Pilsner, pois do arroz em flocos é possível obter sabor de coco e do milho se obtém mais cremosidade. Segundo ele, não estão fazendo isso para ser mais barato, mas para conseguir uma cor mais clara e uma cerveja mais leve.

 

Foi assim que em 2017 ele conseguiu a primeira amostra desta novidade, apelidada de Brut IPA. A IPA Sturdavant ficou incrivelmente seca, ultrapálida e muito espumante, batizada de Hop Champagne Extra Brut IPA. Mas, depois de consultar um amigo obcecado por vinho, ele optou por chama-la simplesmente de Extra Brut IPA.

 

Então vamos às características desta cerveja, pois uma Brut IPA precisa ser bem seca e leve, muito refrescante, apresentando pouco ou nenhum amargor, pois a maior parte da lupulagem deverá ser feita no Dry Hopping, ou seja, adição de lúpulo na etapa de maturação da cerveja, apenas para proporcionar aroma adicional. Este é um estilo único, que até aceita uma pequena turbidez devido ao Dry Hopping, muito diferente das West Coast IPA e IPAs cheias de turbidez.

 

Quando você começar a beber uma Extra Brut IPA, irá olhar para baixo e ver que o seu copo já está meio vazio, pois os elementos de vinho espumante em forma de cerveja são muito refrescantes e fazem você beber com muito gosto.

 

Tim Sciascia, cervejeiro chefe da Cellarmaker Brewing em SoMa (South Market), conversou com Sturdavant sobre a idéia de uma Brut IPA, depois disso acabou fabricando duas IPAs, uma com a Berryessa Brewing em Winter e outra com a Social Brewing e a Temescal Brewing de Oakland.

 

Ele já usava a enzima na sua famosa Coconut Imperial Stout (Blammo!), que apresenta 14,5% ABV. Ele acredita que esta é uma releitura divertida de algo já bem conhecido e, que em sua cervejaria, estão sempre em busca de maneiras diferentes de mudar um pouco as coisas, sempre experimentando.

 

Sturdavant fez o mesmo que Sciascia, só que utilizando principalmente lúpulos com características de fruta e vinhos brancos. Também, no início ele estava adicionando a enzima no final do processo de fermentação, mas recentemente começou a adicioná-la durante o cozimento do malte (Mash).

 

Este estilo é como um quebra-cabeça, um verdadeiro desafio, pois fazer uma cerveja sem corpo, sem açúcar residual e um monte de lúpulo, e ao mesmo tempo conseguir que tenha um sabor realmente bom e pouco amargo, não é tão simples assim.

 

Normalmente o dulçor do malte equilibra o amargor do lúpulo, então se for feita uma cerveja sem ou com pouquíssimo malte, provavelmente ela teria gosto de água muito amarga. Para Sturdavant, o equilíbrio é necessário para conseguir tanto aroma como sabor de lúpulo, sem tornar a Brut IPA muito amarga. Os IBUs (Unidades Internacionais de Amargor) devem ficar entre 22 e 25 numa Brut IPA, bem como o ABV não superior a 7,5 %.

 

Foto: Divulgação

Felizmente o criador do estilo não é excessivamente protetor de sua criação, falando abertamente sobre sua criação e incentivando outros cervejeiros e cervejarias a usarem o que ele criou. "Estou curioso para ver o que outras pessoas imaginam e criam daqui para frente", diz ele.

 

Diversos cervejeiros estão dizendo que estão experimentando em que momento utilizar a enzima, novos tipos de lúpulo a serem usados e uma lista com diversos tipos de grãos. Seth Wile, cervejeiro da Magnolia Brewing de San Francisco, por exemplo, evitou os lúpulos frutados e utilizou os lúpulos mais florais e mais picantes. A Drake's já inovou adicionando suco de laranja a um lote, buscando um efeito de mimosa.

 

Por enquanto a unanimidade entre os cervejeiros é que os lúpulos mais tropicais do Novo Mundo harmonizam melhor com o estilo, pois os aromas e sabores ajudam a complementar a natureza seca da Brut IPA.

 

Este é um estilo de cerveja que vem sendo lançado por várias cervejarias artesanais, principalmente da Califórnia (Costa Oeste). Aqui no Brasil, por exemplo, a Locomotive Brew (de Rio Negrinho) é provavelmente a primeira a entrar nessa nova onda.

 

Gean Carlo Vila Lobus, um dos responsáveis pela Cervejaria Locomotive diz em entrevista à Homebrewers (http://homebrewer.com.br/tag/brut-ipa/) que “A inspiração veio das matérias publicadas nos sites gringos. Eu tenho o contato do pessoal da Cellarmaker de San Francisco, o Tim Sciascia é um dos sócios e Head Brewer. Ele me escreveu um e-mail com vários detalhes, como eles fazem a versão deles por lá. Então eu cheguei numa receita muito próxima a deles, porém com ajustes pra dar uma pegada, na nossa vibe”.

 

Bom, agora que você já está entendendo um pouco mais sobre esta novidade, basta procurar nas melhores lojas e bares, para degustar esta deliciosa cerveja.

 

Cheers!!!

 

Pesquisado em: <http://homebrewer.com.br/2018/05/07/extra-brut-ipa-san-francisco/ Acesso em 28/09/18.

Pesquisado em: <http://homebrewer.com.br/tag/brut-ipa/> Acesso em 28/09/18.

Pesquisado em: <https://thetakeout.com/brut-ipas-are-the-bone-dry-champagne-like-beer-hophead-1826929332>Acesso em 03/0/18.

Pesquisado em: <https://beerandbrewing.com/the-birth-of-the-brut-ipa/> Acesso em 20/09/18.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva


Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo




Mais lidas
Sequestro relâmpago – Nova modalidade

Sequestro relâmpago – Nova modalidade

Segurança em primeiro lugar


1º Festival da Ostra de Curitiba

1º Festival da Ostra de Curitiba

O evento do Business Club traz preparos frescos desenvolvidos pelo badalado chef Rafael Terrassi


Festival da Cultura reunirá música, dança e teatro de bonecos em uma única noite

Festival da Cultura reunirá música, dança e teatro de bonecos em uma única noite

O evento tem o objetivo de demonstrar para a comunidade os trabalhos realizados na Escola da Cultura, Usina da Música e Oficina de Bonecos


Juliana Saraiva entra para o time de colunistas do Portal VRNews

Juliana Saraiva entra para o time de colunistas do Portal VRNews

Conheça mais da designer e consultora de moda que integra a equipe do VRNews


Eco Guaricana completa cinco anos com participação de 3 mil pessoas

Eco Guaricana completa cinco anos com participação de 3 mil pessoas

Marca de Eco Turismo e vivências na Natureza começou em 2013 com ciclo turismo e a Cachoeira dos Ciganos


Torneio Mundial de pesos pesados do GLORY Kickboxing

Torneio Mundial de pesos pesados do GLORY Kickboxing

Destaque da semana




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)