Segunda, 01 de janeiro de 2018, 00:00 h - Atualizado em 01/01, 00:00 h

Vai viajar de avião nas férias? Cuidado com a trombose

A pouca ou nenhuma movimentação das pernas durantes voos mais longos pode contribuir para uma trombose venosa

Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Quem está preparando as malas para viajar de férias, precisa também se programar para esticar as pernas durantes voos mais longos. A medida ajuda a evitar uma possível trombose nos membros inferiores devido à pouca ou nenhuma movimentação durante o tempo de voo.

 

Permanecer muito tempo sentada, para algumas pessoas, é um fator de risco para a formação de coágulos de sangue. É o que explica a diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, Myrna Campagnoli. “Os períodos longos sem movimentar as pernas, como em voos internacionais, reduzem o fluxo sanguíneo nos membros inferiores, e isso, com a contribuição da gravidade e da pressão interna da cabine do avião, contribui para a formação de coágulos, primariamente nas pernas, mas que podem seguir para a corrente sanguínea e atingir os pulmões, cérebro e coração”, explica.

 

Uma vez formado um coágulo ele pode obstruir a veia e dificultar o retorno do sangue ao coração, provocando dor e inchaço. Algumas pessoas podem sentir desconforto, sensação de peso, ardência, queimação, calor local, vermelhidão e alteração da temperatura. Em longo prazo, a trombose pode perpetuar os sintomas e trazer lesões na pele, feridas, varizes secundárias e predisposição à recorrência da trombose.

 

Para evitar o problema, é importante tomar alguns cuidados, como se movimentar a cada hora, com um simples caminhar pelo corredor da aeronave, viajar com roupas confortáveis, manter-se hidratado e evitar o consumo de medicamentos sem orientação médica. “Pessoas que já apresentam problemas de insuficiência venosa, como varizes, precisam viajar usando as meias de compressão elástica, conforme indicação do seu médico”, destaca a médica.

 

Crianças também precisam de cuidados

 

O conforto das crianças nessas viagens também deve ser planejado. Desde a consulta a um pediatra, que pode indicar medicamentos que ajudem a evitar enjoos, uma das orientações básicas é ficar atento à alimentação e a hidratação dos pequenos. “Viajando com os filhos os pais precisam se preparar para tudo, desde os possíveis medicamentos que devem ser levados na bagagem de mão, até mesmo, as roupas e calçados. É importante que a criança fique confortável, por isso, é bom optar por roupas simples e fáceis de vestir, sem muitos acessórios. O mesmo vale para os calçados, que possam ser retirados com facilidade, proporcionando mais conforto para as crianças durante os voos e paradas nos aeroportos. Procure também caminhar um pouco com elas, uma caminhada pelo corredor ajuda a evitar dores e cansaços das pernas e ajudam para uma melhor circulação sanguínea. Não esquecer que as crianças precisam estar sempre bem hidratadas e a alimentação deve ser leve, para que o voo transcorra sem grandes transtornos”, orienta a médica.

            Outro fator importante é manter a carteira de vacinação em dia. “Antes de iniciar uma viagem é preciso conferir as vacinas obrigatórias em cada país e que precisam ser tomadas, para aqueles que ainda não foram vacinados, pelo menos com dez dias de antecedência ao início da viagem, já que é esse o período que a vacina precisa para fazer o efeito necessário”, diz.

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Coluna Kids

Coluna Kids

Coluna Kids


Direito & Cidadania

Direito & Cidadania

Direito & Cidadania




Mais lidas
Antropofocus comemora 18 anos com Temporada de aniversário

Antropofocus comemora 18 anos com Temporada de aniversário

Antropofocus 18 anos acontece no Teatro Zé Maria, de 18 a 27 de outubro.


Shopping São José promove ações em prol do Outubro Rosa

Shopping São José promove ações em prol do Outubro Rosa

Ações serão realizadas em parceria com o Clube da Alice com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama


Grupo de ballet realizará apresentação no Teatro SESI SJP

Grupo de ballet realizará apresentação no Teatro SESI SJP

Cultura no Teatro SESI apresenta o espetáculo na quarta-feira (24)


Enfim, as escolas nascentes?

Enfim, as escolas nascentes?

Mais um texto da série especial


Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Peça aborda problemas rotineiros do casamento em duas apresentações no Teatro Regina Vogue


II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

É a segunda vez consecutiva que o município de São José dos Pinhais realiza um evento dessa proporção.




Mais notícias desta categoria



3 livros que você precisa ler

3 livros que você precisa ler

Destaque da Semana

Sábado, 13 de outubro de 2018, 13:14 h

Uma nova onda, muito seca!

Uma nova onda, muito seca!

Por Jorge Marcondes

Sexta, 12 de outubro de 2018, 00:00 h

Atelier Anita promove desfile que movimentou São José dos Pinhais

Atelier Anita promove desfile que movimentou...

Destaque da Semana

Quinta, 11 de outubro de 2018, 19:15 h

Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)