Sábado, 13 de dezembro de 2014, 00:00 h - Atualizado em 14/12, 00:25 h

Valdecir Ribeiro

Um dos mais prestigiados empresários de SJP conta um pouco de sua trajetória

História&Talento:São José dos Pinhais
Autor: Redação
Foto: Arquivo pessoal

Por Tânia Jeferson

Numa auto avaliação, o empresário Valdecir Neves Ribeiro se enxerga como uma pessoa persistente, humildade, ético, que respeita o próximo, honesto e transparente. A opinião com certeza não é só dele, já que é um dos mais prestigiados empresários de São José dos Pinhais. Atuando no mercado imobiliário há quase duas décadas, Ribeiro é casado há 29 anos com Shirley Navarro Ribeiro e pai  Victor Hugo, Nathália e Pedro Henrique. Acompanhe um pouco mais sobre a vida desta personalidade de São José dos Pinhais. 


Victor, Pedro, Nathalia, Shirlei e o patriarca Valdecir
Victor, Pedro, Nathalia, Shirlei e o patriarca Valdecir - Foto: Arquivo pessoal

Valdecir Ribeiro nasceu em Jussara, interior do Paraná, e chegou a São José dos Pinhais em julho de 1997. "Conheci a cidade através de uma reportagem na televisão, através da qual tive a chance de conhecer São José dos Pinhais e saber das grandes oportunidades de emprego que estavam surgindo com o crescimento e desenvolvimento da cidade, devido a instalação  das montadoras Audi VW e Renault do Brasil", lembra Ribeiro.

Junto com a esposa e filhos ele tomou a decisão de ir para São José dos Pinhais e na cidade iniciar uma nova carreira e, quem sabe, trilhar um novo destino. "Viemos de Umuarama, interior do Paraná, e a nossa primeira dificuldade ao chegar aqui foi encontrar um imóvel para locação. Diante disso, foi que despertou em mim o desejo de conhecer, aprender e empreender neste ramo. Nesta época, o município passava por uma fase de grande desenvolvimento e juntamente com as montadoras automobilísticas, também chegaram muitas pessoas das mais diversas cidades na mesma situação que nós", conta.







Valdecir e o pai Rosalvo Ribeiro
Valdecir e o pai Rosalvo Ribeiro - Foto: Arquivo pessoal

Ribeiro sempre foi dedicado na escola. Iniciou seus estudos na cidade de Jussara e finalizou em Cianorte. "Sempre estudei em escolas públicas", destaca o empresário. O trabalho também chegou cedo na sua vida. Aos 10 anos ele começou vendendo jornais em Cianorte. "Depois vendi verduras e trabalhei no comércio, até chegar a bancário no Banco Bradesco em 1978", lembra orgulhoso de sua trajetória.

"Sempre fui muito dedicado aos estudos, trabalho, envolvido a trabalhos sociais, asilos, grupo de jovens, sempre gostei de trabalhar e ajudar pessoas carentes. No colégio sempre procurei fazer o melhor, apesar de sempre trabalhar e estudar conseguia boas notas, facilidade para fazer amigos, jogar futebol, enfim foi um tempo muito feliz da minha vida", fala sobre sua juventude. 

Em 1980 Valdecir serviu o exército, e foi quando teve a oportunidade de aprender a liderar pessoas e administrar as adversidades da vida.
Logo após, cursou a Faculdade de Administração de empresas em Paranavaí/PR.



Valdecir na infância
Valdecir na infância - Foto: Divulgação.

Família 
Valdecir e Shirley se conheceram na igreja, em um grupo de jovens. "Éramos adolescentes, nos tornamos amigos, começamos  a namorar", lembra.  Eles se casaram no dia 13 de outubro de 1984, em Cianorte/PR. Em seguida foram morar em Umuarama, "local onde constituímos uma família maravilhosa, abençoada por Deus, que nos deu três maravilhosos filhos, todos nascidos em Umuarama, onde construímos grandes amizades, e deixamos grandes e verdadeiros amigos", declara.
Hoje os filhos Victor Hugo, Nathália, e Pedro Henrique ajudam na administração das empresas criadas pelos pais.



Com a esposa Shirley nas comemorações de 15 anos da empresa: parceira de vida e de negócios
Com a esposa Shirley nas comemorações de 15 anos da empresa: parceira de vida e de negócios - Foto: Arquivo pessoal

Valdecir Ribeiro se considera realizado profissionalmente. "Adoro minha profissão, gosto muito de trabalhar e conhecer novas pessoas, realizar sonhos, ajudar as pessoas a terem sua casa própria,  tenho o ideal de sempre servir", diz o empresário, que declara ainda que a família, a vida profissional, a equipe de trabalho, amigos, pessoas que conhece na vida se tornam mais que irmãos. 

Em sua carreira, ele acredita que um dois maiores desafios foi a minha mudança para São José dos Pinhais em julho de 1997. "Quando aqui cheguei com minha esposa e três filhos pequenos, em busca de uma oportunidade de trabalho, de um lugar para viver com a minha família,  com um desejo muito forte de construir um futuro para todos. Este foi um grande desafio", comenta.


Com a família em viagem aos EUA em 2011
Com a família em viagem aos EUA em 2011 - Foto: Arquivo pessoal

"Quando cheguei em São José dos Pinhais, senti que aqui seria a minha cidade e a cidade que  meus filhos iriam crescer, vi aqui uma cidade tranquila, de oportunidades, próxima de Curitiba, e que iria se desenvolver e se tornar uma das melhores cidades do nosso país. Hoje uma grande metrópole, terceiro pólo automotivo do Brasil, uma das melhores cidades do Sul do Brasil, rica em oportunidades de trabalho, riquezas naturais, turismo, e em franco desenvolvimento em vários setores. Como todo progresso e desenvolvimento tem o seu preço, devido ao grande crescimento, aumento da população, surgem alguns problemas sociais como a segurança, educação, habitação e a saúde, mas acredito que nosso município com todo este progresso eminente e crescente através de nossa grande arrecadação, possui  a maior possibilidade de melhora e solução para estes problemas de ordem social a curto e médio prazo", opina Ribeiro.


Cerimônia de posse de Valdecir Ribeiro no Rotary Club
Cerimônia de posse de Valdecir Ribeiro no Rotary Club - Foto: Arquivo pessoal

Se você pudesse mudar alguma coisa em você, o que seria?
Quero continuar sendo sempre uma pessoa justa e humana, e nunca perder a minha essência de vida, sendo sempre um exemplo de pai, amigo, um homem humilde, e verdadeiro com meus princípios. 



Durante certificação de cursos no Sevovi/PR em 2013
Durante certificação de cursos no Sevovi/PR em 2013 - Foto: Arquivo pessoal

Deixe uma mensagem aos leitores do Portal.
Desejo que o ser humano tenha mais amor e respeito pelo próximo, que ame mais as crianças, a natureza, o meio ambiente e que todos nós sejamos mensageiros e portadores da Paz para todos os povos.

Fachada Ribeiro ImóveisVisita governador do RotaryVisita internacional RotaryVisita com intercambistas coreanosNa Itália, em 2012Em romântica viagem à Europa em 2013Equipe Ribeiro Imóveis Copa 2014Equipe Ribeiro Imóveis 2012Cozinha Comunitária Borda do Campo 2010Entrevista Vera Rosa 2012Confraternização final de ano Ribeiro Imóveis em Foz do IguaçuCampanha Rodobens no Chile em 2007Amigos Karla e Jair BarbosaAmigos João e MarciaEntrega veículo escolar à Apae SJPAmigos Jane e Alberto CatalliniAmigos Geraldo e Marli BortolotiAmigos Ana Maria e Osvaldo Valski


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo




Mais lidas
Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Por isso apenas 15 a 20% dos pacientes são candidatos à cirurgia com potencial de cura.


Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical  “Um Cisco” estreia no Guairão

Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical “Um Cisco” estreia no Guairão

A trama se desenvolve numa estação de trem, onde a vida do médium é narrada desde os seus 4 anos de idade até a sua morte, aos 92 anos.


Banda Nenhum de Nós traz rock a Curitiba em pocket show gratuito

Banda Nenhum de Nós traz rock a Curitiba em pocket show gratuito

Apresentação do grupo, que tem mais de 30 anos de carreira, acontece no dia 17 de outubro, no Shopping Curitiba


3 livros que você precisa ler

3 livros que você precisa ler

Destaque da Semana


Pinhais recebe projeto de cinema gratuito  ‘Cinemóvel Carrefour’

Pinhais recebe projeto de cinema gratuito ‘Cinemóvel Carrefour’

O ‘Cinemóvel Carrefour’ exibirá, gratuitamente, filmes com a temática da alimentação para alunos de escolas municipais


Uma nova onda, muito seca!

Uma nova onda, muito seca!

Por Jorge Marcondes




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)