Vamos com tranquilidade

Tranquilidade
Foto: Divulgação

O Ano Novo está chegando e muitas pessoas já estão planejando uma viagem para comemorar a passagem do Ano Novo no litoral, na casa de parentes ou para um local diferente.

Mas em todas as opções, o que não muda é que vão deixar o imóvel sem ninguém. Quem mora em condomínios verticais ou horizontais tem uma sensação de que estão mais seguros do que quem mora em casa de rua.

Essa constatação não é 100% verdadeira, pois os marginais não ligam para isso. O que eles procuram sempre é a facilidade para cometerem seus crimes com mais tranquilidade.

Por isso é fundamental de onde quer que você more, sempre tome algumas precauções e a primeira providência que recomendo, não é investir em segurança, mas investir em relacionamento. Fale com seus vizinhos e fale que estará fora e que se perceber algo anormal que ligue para a polícia, pois da mesma forma quando ele for viajar você também irá zelar pelo seu patrimônio.

Pois de nada adianta investir em segurança se quando o alarme for acionado, mesmo que você tenha uma empresa de monitoramento cuidando de seu patrimônio, o tempo de chegada no local sempre demora e esse tempo é o suficiente para os ladrões fazerem a “limpa” na casa, e se você não tiver um bom relacionamento com seu vizinho o seu risco aumenta, pois já está comprovado que mesmo com o alarme tocando, ninguém se importa, pois atualmente apesar de morarmos em grandes centros urbanos, estamos isolados e abandonados.

E é comum relatos de que após chegar de viagem a vítima do roubo ao conversar com os vizinhos e perguntar se não perceberam nada anormal, ou se viram alguém saindo com objetos da casa, a resposta em muitos casos foi que viram, mas como não sabiam quem era e como não conheciam os vizinhos, que apenas via de vez em quando, não fizeram nada, pois para eles poderia ser alguém da casa que não conheciam.

Então se você tiver um bom relacionamento com os vizinhos você terá muito mais segurança, pois estará sem perceber criando uma vizinhança solidária onde todos juntos e unidos irão aumentar a segurança coletiva, além de transformar simples vizinhos em bons amigos.

Nunca esqueça, PREVENIR é sempre o melhor remédio.

Se tiver algum assunto que queira informação, envie um e-mail para coronelcosta181@gmail.com

 

**

Cel Costa Filho

Especialista em Segurança, colaborador do Portal VRNews. Assina coluna toda terça-feira. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui