Sexta, 07 de dezembro de 2018, 17:51 h - Atualizado em 07/12, 18:05 h

Várias receitas populares em Portugal : rápidas e fáceis que pode experimentar na sua cozinha

Receitas bastante interessantes foram trazidas ao Brasil

Redação:Gastronomia
Autor: Redação
Foto: Divulgação

Os emigrantes são alguns dos agentes mais criativos a nível gastronómico, e várias receitas bastante interessantes foram trazidas para o Brasil , sendo a mais conhecida receita portuguesa, a Bacalhoada. Além desta receita portuguesa, existem bastantes mais interessantes, que iremos abordar de seguida e que podem ser uma boa adição à gastronomia brasileira.

O típico pastel de Nata, que em Lisboa é conhecido por pasteis de belém , a maior parte das pessoas já o compram feito mas a receita é bastante simples.

O Arroz doce tradicional tem a vantagem de ser feito rapidamente, usualmente preferido entre a consistência do leite de creme e arroz doce, consistência que é atingida colocando menos açúcar e menos arroz.

O Bacalhau com natas, sendo que a Bacalhoada é mais conhecida em Portugal, este prato é muito fácil e versátil de fazer, podendo-se usar postas ou restos de bacalhau. Basta cortar a cebola às luas, meter no estrugido o bacalhau desfiado já cozido e fritar as batatas ao lado. No final junta-se tudo e adiciona-se um ovo cru em cima, indo misturando até o ovo ficar tipo ovos mexidos. A outra variação ainda mais rápida inclui o uso de batata palha-palha, para substituir a batata frita, mas deitando em cima o ovo cru no final, que tem que ser mexido, para amolecer a batata palha. Se não tiver bacalhau também pode utilizar neste prato muito rápido atum, sendo atum à brás.

Outro prato bastante popular é a carne de porco à alentejana, um prato típico alentejano que combina ameijoas com cubos de carne de porco e batata frita a acompanhar.

Mas o mais popular prato Português na zona do porto (tripeiro, nome dado aos pratos e pessoas desta zona) é a francesinha, que qualquer português concorda que tem de ser comida com o seu tradicional molho picante.
Tempere as bifanas com sal e pimenta ao mesmo tempo que grelha as bifanas, salsicha e linguiça. Toste o pãode forma e coloque no prato para ir ao forno, 1 fata de pão, uma bifana e sobre esta a salsicha cortada a meio, uma fatia de fiambre e linguiça, para terminar tape com a outra fatia de pão e coloque sobre as francesinhas o molho.
O molho especial consiste em dissolver a farinha maizenacom o leite e adicionar a cerveja, uma folha de louro, uma colher se sopa de margarina, um cálice de brandy, uma colher de sopa de tomate, uma cerveja e piripiri. Triture a mistura com a varinha e leve ao forno até engrossar. Para terminar pode colocar um ovo frito em cima da francesinha já com o molho.
.
O bolo de bolacha, que apesar de não ser uma receita típica portuguesa é muito popular em Portugal, com o uso das famosas bolachas Maria trituradas, mas que devem ser deixadas em pedaços não muito pequenos para poderem ser mais apreciadas durante a degustação.Bata 4 gemas de ovo com 250gaçúcar e 125gmanteiga. Junte a isto o coco ralado e natas batidas.
E como a receita mais popular entre os estudantes portugueses, deve ser incluída nesta lista a típica massa de atum, feita com estrugido com cebola, ao qual se adiciona atum, e a massa cozida, misturando-se depois bastante molho de tomate e cogumelos.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Aninha Pazinatto

Jorge Marcondes

Jorge Marcondes

Coluna Papo de Piá




Mais lidas
O resgate de uma cerveja genuinamente Paranaense

O resgate de uma cerveja genuinamente Paranaense

Conheça mais sobre a primeira cerveja paranaense


Especialistas de SC participam de  evento dedicado a saúde da população transgênera em NYC

Primeiro Villa Harry Potter acontece neste sábado (16) em Curitiba

Primeiro Villa Harry Potter acontece neste sábado (16) em Curitiba

A magia vai invadir o espaço neste sábado! Vai ter Chapéu Seletor, caça ao pomo de ouro, quiz, aula de feitiços, quadribol de mesa, contação de histórias, sorteios de brindes e concurso de cosplay


Próxima parada: Ópera de Arame

Próxima parada: Ópera de Arame

10 motivos pra você conhecer o projeto Vale da Música


Curitiba recebe festival inédito de rap com Emicida e Rael

Curitiba recebe festival inédito de rap com Emicida e Rael

Evento acontecerá em um novo espaço de eventos da capital paranaense e os ingressos estão à venda a partir de R$56


Prefeitura abre inscrições para o concurso público da saúde 2019

Prefeitura abre inscrições para o concurso público da saúde 2019

Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das secretarias de Saúde e de Administração e Recursos Humanos, abriu a inscrições para concur




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)