Sábado, 12 de janeiro de 2019, 00:00 h - Atualizado em 12/01, 09:23 h

Você sabe o que é Cozinha Molecular? Instituição curitibana oferece especialização na área

Inscrições abertas para o curso intensivo, voltado a uma das principais vertentes da gastronomia mundial

Redação:Gastronomia
Autor: Redação
Foto:

Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil, está com as inscrições abertas para a sua pioneira especialização em Cozinha Molecular. Comandado pelo chef Fabio Mattos, um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, o curso terá início no próximo dia 28 de janeiro e vai tratar da tendência que abriga “arte e ciência”, despertando nas pessoas o interesse em obter novas experiências gastronômicas, envolvendo aspectos sensoriais explorados por essa cozinha moderna e inovadora. 

 

O curso intensivo de Cozinha Molecular, que terá duração de uma semana tem por objetivo ampliar, compreender e melhorar os conhecimentos no estudo dos processos físico-químicos dos alimentos. A especialização capacita os profissionais para aplicar técnicas inovadoras na cozinha clássica por meio de metodologia prática, baseada na utilização dos insumos e técnicas inovadoras da cozinha molecular. A atividade é voltada para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais profissionais ligados ao segmento que pretendem adquirir conhecimentos teóricos e práticos nessa importante tendência da culinária mundial. 

 

A grade curricular do curso intensivo de especialização em Cozinha Molecular  aborda temas como: Introdução à Cozinha Molecular; Estudo dos Ingredientes da Cozinha Molecular (Aplicações Práticas e Preparos); As Técnicas aplicadas à Cozinha Molecular (Esferificação, Gelificação, Emulsificação, Liofilização, Espumas e Aeração); Desconstrução de Alimentos; Defumação a Frio; Técnicas com Nitrogênio; Sous Vide; e Mixologia (preparo de bebidas e coquetelaria molecular).

 

 Sobre o chef Fabio Mattos

 

Fabio Mattos teve o primeiro contato com a cozinha aos 16 anos em uma pizzaria gourmet em Huntington Beach, na Califórnia. Com 20 anos, em paralelo com seu trabalho em restaurantes da região, buscou a formação na Orange Coast College, em Costa Mesa. Na sequência, foi para Fall River, no estado de Massachusetts, estudar cozinhas internacionais no Internacional Institute of Arts - ICCA, onde aperfeiçoou suas habilidades e trabalhou ao lado do Máster Chef grego George Karausos.

 

Posteriormente, seguiu para Fort Lauderdale, na Flórida, onde aplicou sua experiência, de pequenas trattorias aos grandes hotéis. Em 2009, em Nova York, Fábio foi chefe executivo de uma corporação e encarregado de cinco restaurantes da rede. De volta ao Brasil, em 2010, ele realizou o sonho de comandar o seu próprio restaurante no Brasil: o Poco Tapas, que atualmente é considerado o principal endereço da gastronomia molecular na cidade de Curitiba.

 

O curso de Cozinha Molecular terá início no dia 28 de janeiro e será realizado na Sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Izabel, 1.300 - Curitiba). Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3324-6669.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Atentado na Escola

Atentado na Escola

Terror na escola


Para inspirar: 7 salas de TV que são de tirar o fôlego

Para inspirar: 7 salas de TV que são de tirar o fôlego

Conforto e beleza são as palavras de ordem para quem deseja uma sessão digna de cinema em um dos cômodos mais queridinhos de casa


Aniversário de São José dos Pinhais: Bolo Solidário foi servido em frente a catedral

Aniversário de São José dos Pinhais: Bolo Solidário foi servido em frente a catedral

Comemoração do aniversario de São José dos Pinhais


12º CWBurguer Fest terá 28 participantes

12º CWBurguer Fest terá 28 participantes

O principal evento de hambúrgueres do Brasil contará com diversas opções do preparo e receitas inéditas para todos os gostos


Ônibus da Cultura terá apresentação especial para o Março Lilás

Ônibus da Cultura terá apresentação especial para o Março Lilás

A campanha do Março Lilás, de prevenção do câncer de útero, inspirou um espetáculo teatral que fará estreia no Ônibus da Cultura.


Companhia Os Satyros celebra 30 anos no Festival de Curitiba

Companhia Os Satyros celebra 30 anos no Festival de Curitiba

Trupe paulista retorna ao evento com “Cabaret TransPeripatético”, além das estreias nacionais de “Mississipi”, “Todos os Sonhos do Mundo” e “O Rei de Sodoma”




Mais notícias desta categoria


O Concurso Brasileiro de Cerveja 2019 e as cervejas diferentes!

O Concurso Brasileiro de Cerveja 2019 e as...

VII Concurso Brasileiro de Cerveja (CBC)

Sexta, 15 de março de 2019, 00:00 h

Arroz cremoso de frango

Arroz cremoso de frango

Receita caseira

Sexta, 15 de março de 2019, 00:00 h

Catchup de melancia

Catchup de melancia

Chef Iracema Bertoco – Centro Europeu

Quinta, 14 de março de 2019, 00:00 h


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)