132 anos da Família Zanchetta em SJP

132 anos
Crédito: Divulgação

Tudo começou com a chegada de Beniamino Zanchetta, vindo da Itália com 25 anos, aos 09 dias do mês de janeiro de 1878. Sua vinda se deu pelo projeto de imigração no Brasil e pela dificuldade inclusive de produzir alimentos naquele período. Mas algo, além disso, era sua grande motivação: Maria Pallu. Ambos namoravam escondido e quando toda família dela decidiu vir pro Brasil, não teve dúvida, deixou todos da família e veio como único imigrante de família Zanchetta para São José dos Pinhais. Aqui constituíram família e tiveram 12 filhos.

Lá na Itália já tinham como tradição a produção de uva e vinho, e uma das primeiras ações aqui foi levantar seu parreiral, que ficava onde hoje é o Banco Bradesco da BR-376, na entrada para o bairro Costeira.

Desde então esta tradição vem sendo carregada por seus herdeiros, ou seja, a produção de uva e vinho da família, no Brasil tem em torno de 132 anos. Hoje, com muito orgulho, seu descendente mantém viva a arte de elaborar vinhos em homenagem as cinco gerações.

O tataraneto de Beniamino Zanchetta, José Augusto é quem está à frente da administração da vinícola atualmente que fica na Campina do Taquaral. E ele nos conta um pouco mais dessa história.

“Neste ano pra comemorar os 132 anos de imigração, reunimos a família no início do ano para a colheita e elaboração de um vinho a moda antiga, pisando na uva. Isso resultou num vinho muito especial o qual degustamos no último dia 01 de novembro, onde homenageamos meu saudoso nonno, José Zanchetta Filho, neto do Beniamino.”

Eu assumi a produção herdada pelo meu pai Augusto Zanchetta há 08 anos e passamos por uma transição para atender a legislação, neste período estou solidificando a marca, criamos rótulos, ampliando os parreirais, construindo a nova vinícola que terá uma capacidade bem maior. Hoje a produção é realizada pela família e é semi artesanal, em torno de 7.000 litros de vinhos de mesa e a venda é apenas local. Mas o projeto para 2018 de chegar a 100.000 litros.

Sou muito ligado a família, a nossa história, e tinha uma ligação muito forte com meu nonno José Zanchetta Filho. Na vida sempre lutei para realizar alguns sonhos, alguns já consegui que são: fortalecer o nome da família através do vinho; promover o encontro da família todos os anos; montar um museu pra preservar esta história. Ainda falta escrever o livro e viajar para a Itália conhecer a cidade de Breda di Piave, de onde o Beniamino veio, e lutar e torcer para que meus filhos mantenham viva esta memória.  Finaliza José Augusto.

132 anos
José Augusto Zanchetta de dedica a manter viva a tradição da família em fazer vinhos. – Crédito: Divulgação.
132 anos
Parte da família Zanchetta reunida. – Crédito: Divulgação.
132
Crédito: Divulgção
132 anos
O pequeno Enzo, filho de José Augusto já está se ambientando com o universo de fazer vinhos. – Crédito: Divulgação.

Colheita deste ano

132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação
132 anos
Crédito: Divulgação

 

132 anos
Crédito: Divulgação

**

Redação VRNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui