A Interpretação dos sonhos – realidade oculta, desejo oculto ou desejo programado?

Foto: Divulgação

Por: Sabrina Matos

Através de Freud a sociedade teve um entendimento mais profundo sobre a “priori” “sonho”, o que é um sonho, para que sonhamos, porque sonhamos, de onde vem os sonhos?

Segundo Freud, o sonho é a manifestação do desejo escondido no subconsciente e que se manifesta em nossos sonhos.

As manifestações que ocorrem nos sonhos podem falar muito da vida e dos projetos almejados ou já executados pelo individuo, uma pessoa que busca incessantemente um objetivo tem como foco chegar em algum lugar, e seus sonhos podem reproduzir em sua mente o desejo que ela tanto almeja, nesse caso o sonho está vinculado ao futuro, claro que esse desejo pode ou não estar ligado a situações vividas em sua infância, porém também pode apenas estar ligado as metas estabelecidas pelo indivíduo.

Quando Freud coloca que o sonho mostra a ligação do inconsciente com a criança que existe dentro do ser, ele coloca em pauta o que já foi vivido, e faz uma ligação do ser atual com o ser do pretérito, no percurso da vida somos colocados a exposição de muitas situações boas e ruins, as quais nos fazem rever vários fatores, uma questão que não poderia ser analisada por Freud é a da evolução tecnológica e como que esse movimento interferiu em nossos sonhos.

Hoje a vida é completamente diferente de 1890, vivemos a era dos desejos programados, o ser já não foca mais a realidade e sim a nova realidade a virtual, as pessoas imaginam e desejam coisas que para muitos é algo imaginário, hoje pessoas se apaixonam por seres virtuais, sonham com o futuro, um tempo que não está longe, o qual não é possível saber como será realmente.

Muitos imaginam um mundo futurístico, e criam maquetes em seus pensamentos, e com o decorrer do tempo passam a sonhar com um mundo que nunca existiu, porém, que pode vir a existir, o que para muitos é um sonho (Imaginação), para outros é o seu sonho (sono), o qual está enraizado em seus subconscientes, tornando-se o filme que passa em seus sonhos, dia após dia.

Esse filme é o desejo programado que é vivido, enquanto o ser está acordado e enquanto está dormindo, a meta estabelecida é tão forte que passa a estar presente nos sonhos. Uma pessoa pode desfrutar a melhor infância, a mais doce e feliz, porém no decorrer de sua caminhada adulta se deparou com ideias as quais mudaram seu modo de pensar.

Os sonhos podem também ser manifestações sugeridas pelo desejo oculto, como poderia ter sido a vida de uma pessoa se ela tivesse escolhido outro caminho? Muitas pessoas se prendem a realidades paralelas, vivem e imaginam acontecimentos jamais ocorridos, e chegam a transformá-los em sonhos, na maioria das vezes essas  manifestações podem estar ligadas a desejos sexuais, vontades reprimidas, situações que deixaram de ser vividas e se tornaram sentimentos de desejo. Sonhar sexualmente com alguém que você nunca teve contato sexual, mas que já teve contato físico é um desejo oculto, muitas pessoas lembram até do cheiro de outra pessoa. O desejo pode ser tão intenso que os sonhos parecem reais, o corpo responde às mensagens que são enviadas pela mente, esse desejo pode tornar-se maior à medida que os sonhos vão se tornando frequentes.

A realidade oculta pode ser entendida como sendo as situações vividas na infância que ficaram gravadas na memória, mas que com o passar do tempo foram esquecidas. As memórias podem ser boas ou ruins, e foram esquecidas porque se desejou o esquecimento delas e foram bloqueadas. Situações que envolvem moral, certo e errado, são as que mais o ser tenta apagar da mente, porém com o passar dos anos as memórias tendem a voltar, e é nesse momento que os sonhos começam a ser um correio das memórias até então esquecidas.

A conclusão que podemos chegar é a que, não importa o motivo do sonho, se é a realidade oculta, desejo oculto ou desejo programado, sonhar faz bem para que possamos viver com maior entendimento do nosso verdadeiro ser.

A palavra sonho significa “Ação ou efeito de sonhar, de reunir no pensamento, na mente, imagens, ideias, pensamentos, etc., que aparecem no decorrer do sono” (Dicio – Dicionário Online de Português), podemos viver sem planejamento, porém jamais vamos conseguir viver sem reunir os nossos pensamentos, e o momento que isso mais acontece são nos sonhos.

Manifestamos e nos libertamos das amarras sociais quando fechamos os olhos e sonhamos, deixamos a moral, o certo e o errado fora dos nossos sonhos, sonhar é libertador, poder ter um mundo de ilusões, possibilidades, desejos, e projetos futuros, é um privilégio.

Então sonhe, busque em seus sonhos, as possibilidades, planeje, julgue, critique, seja o juiz e o réu, seja a ovelha negra e o urso carinhoso, seja o que você desejar ser, mas sonhe. Libertem-se da culpa, do medo, da procrastinação, seja o criador, se precisar destrua e volte a construir, comece do início, do meio ou do fim, você decide.

O sonho pode falar muito do seu passado, do que já foi vivido, mas também pode ser o recomeço, então sonhe hoje, amanhã e sempre, mas sonhe, não tenha medo de sonhar, mesmo que os sonhos pareçam pesadelos.

41 9 9185-1452

@sabrina_matos_oficial

Facebook: sabrinamatosoficiall

Fanpage: @oficialsabrinamatos

oficialsabrinamatos@gmail.com

 

Sabrina Matos é Sexóloga, Pedagoga, CEO em Sexualidade, Faixa Preta em Karatê Shubu-Dô, Coordenadora da CPAM (Curso para professores de Arte Marcial) e uma das idealizadoras desse grande projeto, diretora de Relações Públicas do Karatê Shubu-Dô, Colunista do Portal VR News e Revista Expresso Livre, atualmente está cursando Psicanálise, também é formada em Analista Ambiental, Economia, com extensão tanto em perícia econômica como ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui