Coluna Lenice Guedz: A pandemia e seus impactos

Foto: FreePik

Por: Lenice Guedz 

Com dados mais amplos sobre a realidade de todo o setor produtivo brasileiro, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, faz avaliação semelhante e afirma que, no atual momento, o que as empresas mais necessitam é crédito. “Mais de 90% delas são micro e pequenas e, por isso, não têm musculatura para aguentar crises como esta.

Diante desta situação deixo algumas dicas para manter o controle ou minimizar os riscos, talvez faça sentido para sua empresa.

Dicas para evitar transtornos com fluxo de caixa e capital de giro.

1. Identifique oportunidade de corte gastos

Identifique os custos que podem ser diminuídos e faça uma ação para diminuir ou cartar estes gastos, vai auxiliar para manter as finanças em dia, é preciso ficar atento ao fluxo de caixa as empresas muitas vezes fecham as portas pela má administração do capital de giro e fluxo de caixa.

2. Disciplina

O Capital de giro não deve servir para cobrir alguma despesa e deixe de repor a mesma quantia quando entra dinheiro em caixa, isso pode ser o começo da sua ruína. Seja “chato” com o seu controle financeiro, reduzindo possíveis riscos no futuro.

3. Fornecedores e clientes

Fornecedores, negocie condições de pagamento mais confortáveis, com um aumento de prazo ou, se à vista o preço precisa ficar mais barato, verifique se esse desconto cabe no seu planejamento.

Clientes, sempre que possível reduzir os prazos. Muitas vezes é difícil, já que os concorrentes podem oferecer condições de pagamento melhores que a sua. Não custa tentar.

4. Antecipe pagamentos a receber

Para ter mais dinheiro em caixa, você pode procurar instituições financeiras e receber delas os valores que teria somente no futuro. Mas, tome cuidado! Fique atento às taxas de juros cobrados por esse serviço e veja se realmente vale a pena para o seu negócio.

5. Faça um empréstimo

Se a sua empresa precisa pagar dívidas e não tem dinheiro em caixa, o empréstimo é uma alternativa. Contudo, aqui entra novamente o planejamento. Não procure esse serviço se sua empresa não possui garantias futuras para quitá-lo.

EMAIL : leniceguedz1@gmail.com

FACEBOOK: Guedz Vida Organiza

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/guedz_vida_organizada/

WHATSAPP:41991660806

SITE: www.guedzvidaorganizada.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui