Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou uma palestra sobre autismo em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro aconteceu em dois períodos (manhã e tarde) no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais de Educação).
O evento, que contou com a presença da Prefeita Rosa Maria, foi realizado para profissionais da saúde e da educação, e foi aberto para a população em geral. Também estiveram presentes a gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional de Pinhais, Louize Mari da Rocha, e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Souza, Jane Carteira e Renan Ceschin.
As palestras, que foram ministradas por Willian Chimura, um dos principais ativistas do movimento dos direitos dos autistas do Brasil, tiveram como tema “uma perspectiva funcional sobre o autismo”. O palestrante recebeu o diagnóstico de Síndrome de Asperger aos 23 anos.
O dia 2 de abril marca o dia da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA, trazendo informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Em Pinhais, existe a Lei Municipal nº 1801/2017 que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Para 2023 foram programadas ações alusivas durante todo mês de abril e para diferentes atores. Estas ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Associação de Famílias Autistas de Pinhais (AFAPI).