Araucária: Projeto SOS Rua ganha 0800 para população ligar e encaminhar pessoas em situação de rua

Foto: Carlos Poly/SMCS

O SOS Rua de Araucária (Serviço de Orientação Social pelas Ruas) ganhou um 0800 para que a população ligue e possa informar sobre alguém em situação de rua que precise de auxílio. O telefone é o 0800 642 5250. Em horário comercial, o sistema cai no canal da Assistência Social que está sendo desenvolvido, e a opção de ramal 1 – DENÚNCIA deve ser escolhida. Em outros horários, a chamada já é redirecionada diretamente para o SOS RUA, com atendimento na Casa de Passagem.

A operação SOS RUA é uma articulação intersetorial de profissionais das áreas de assistência social, segurança pública e de saúde. O objetivo é a identificação, o mapeamento e a garantia de acesso/atendimento da população em situação de rua às políticas públicas, com intuito de incluir, cuidar, proteger o grupo e garantir autonomia a esse público.

Além do encaminhamento para serviços de saúde, essa ação para resgate social pode auxiliar no processo de saída das ruas por meio de estratégias de sobrevivência; promoção de ações para a reinserção familiar e comunitária; e incentivo ao planejamento de projetos de vida. Em casos necessários, é claro, se for identificada alguma conduta ilegal dos abordados, as providências cabíveis serão tomadas com o auxílio da Guarda Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui